Preciso de ajuda - Urgente (Acalmar chinchila)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Caatarinna
Registado: segunda jul 30, 2012 7:49 pm

segunda jul 30, 2012 8:15 pm

Boa noite, o meu nome é Catarina e eu tenho uma chinchila chamada Kika que tem 11 anos ..

Apesar de ser bastante meiguinha e de adorar festinhas e massagens, saltar para o colo, apesar de ter bastante intimidade, nao gosta nada que lhe peguem ao colo.

Tento lhe dar as melhores condições possiveis, a nivel de gaiola, passeios, alimentação e felizmente nestes 11 anos nunca teve nenhuma doença, a não ser um pequeno acidente, que aconteceu à 7 anos, por ter ficado presa debaixo do cortador de relva, mas tem sido muito saudavel.

Infelizmente, a cerca de 5 dias comecei a notar uma diferença no olho direito que estava a ficar mais fechadinho e a sair secreções.
Desloquei-me ao veterinario (especializado em doenças oculares) e apos ter observado e ter realizado um exame por corante e fiquei a saber que ela aleijou-se em algum sitio e que fez feridas na cornea e em resultado, desenvolveu uma grande infecção na conjuntiva bem como nos tecidos em redor, que lhe provoca dor.
Receitou um antibiotico, antiflamatorio e lagrima artificial que devo colocar de 8h em 8h dentro do olho..

Porem tem sido uma tortura, a kika nao consegue estar quieta, sempre que vêm que vou aplicar os medicamentos e lavar o olho entra em stress, começa a guinchar, a tentar saltar dos meus braços, a refilar ..

Gostaria de saber se ha alguma maneira de tentar acalma-la antes de colocar os medicamentos, visto que ela terá de ser medicada durante 15 dias, e será uma tortura muito grande para ela se continua assim ..

Depois voltará ao veterinario, onde será vista pela mesma e depois visto por um veterinario de exoticos.

Agradeço resposta urgente
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jul 30, 2012 8:25 pm

Assim de repente, pode tentar dar-lhe a medicação durante o dia, quando estão mais dorminhocos.

Aguarde mais sugestões.
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

terça jul 31, 2012 8:18 am

chinchilavis Escreveu:Assim de repente, pode tentar dar-lhe a medicação durante o dia, quando estão mais dorminhocos.

Aguarde mais sugestões.
Tal como já foi dito, ou um calmante que o seu veterinário lhe poderá passar, ou apanhar a chincila num momento mais de repouso. Aconselho o segundo pois pelo menos para mim tento sempre evitar a utilização de químicos quando existem outras alternativas.
Para as lágrimas artificiais, tente distrai-la com comida que ela goste, ou com algo que lhe prende a atenção, de forma a que ela tente desviar o olhar da gota (Julgo que seja em gota correto?) e deixe cair no olho.

Se não funcionar terá de fazer uma viagem ao seu veterinário para ver como poderá fazer.
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

terça jul 31, 2012 8:50 am

Tadinha....:(

Em conjunto com os conselhos dos outros users, não consegue arranjar alguém que a ajude - um a segurar a chin e outro a administrar a medicação?

Também já tive de dar medicação a uma chin e se não fosse um de nós a segurá-lo, não conseguiamos mesmo. Para além do stress que a situação toda causa.

Boa sorte com isso Caatarinna.
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Caatarinna

terça jul 31, 2012 8:38 pm

Sim, o antibiotico e a lagrima sao os dois em gota, mas o antiflamatorio é em creme

Já estamos a conseguir melhor: uma pessoa pega nela e outra administra-lhe os medicamentos e assim e realmente mais facil ..
No inicio, especialmente porque tem de haver um espaçamento entre a aplicação dos medicamentos, ela começa a contorcer-se toda, mas depois de se ajeitar no meu colo la fica mais calminha e la conseguimos aplicar a medicação.

Depois mal entre na gaiola tento-lhe dar qualquer coisa que ela goste à boca: um bocadinho de alfafa ou um bocadinho de maça (nao sei o nome, mas e daquela que vem junto à alfafa e que ja seca) de forma a tentar tornar a experiencia menos traumatica para ela (:
chinchilavis
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 10:05 pm

Poderá também dar-lhe uma uva-passa (ou meia) depois de cada tratamento diário. Mas no máximo só convém dar 3 por semana, por isso eu não ter referido isso ontem.

Mas com tanta medicação para colocar no olho é mesmo complicado. Se dar um medicamento por via oral é difícil e elas resmungam, aplicar directamente no olho é ainda mais difícil.

Continua a dar notícias da pequenota. :wink: E continue a dar-lhe esses mimos que tem dado.
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

quarta ago 01, 2012 12:39 am

Tadinha... As melhoras da pequenina...
BgReflex
Membro Veterano
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

quarta ago 01, 2012 8:33 am

Caatarinna Escreveu:Sim, o antibiotico e a lagrima sao os dois em gota, mas o antiflamatorio é em creme

Já estamos a conseguir melhor: uma pessoa pega nela e outra administra-lhe os medicamentos e assim e realmente mais facil ..
No inicio, especialmente porque tem de haver um espaçamento entre a aplicação dos medicamentos, ela começa a contorcer-se toda, mas depois de se ajeitar no meu colo la fica mais calminha e la conseguimos aplicar a medicação.

Depois mal entre na gaiola tento-lhe dar qualquer coisa que ela goste à boca: um bocadinho de alfafa ou um bocadinho de maça (nao sei o nome, mas e daquela que vem junto à alfafa e que ja seca) de forma a tentar tornar a experiencia menos traumatica para ela (:
As melhoras da menina, vá dando noticias :)
Caatarinna

quarta ago 01, 2012 2:36 pm

Por causa dos medicamentos que tenho que aplicar no olho da Kikinha, ela depois quer-se esfregar toda na areia e nas aparas de madeira que ponho na gaiola, e entao decidi retirar tudo de forma a deixar a gaiola toda limpinha e depois todos os dias de manha limpo a gaiola de forma a limpar todos os xixis, nao vá ela querer rebolar-se neles tambem (:

Gostaria de saber se ha alguma coisa que eu posso colocar no fundo da gaiola que nao de para ela se rebolar e entrar qualquer coisinha para o seu olho e que seja fresquinho para esta altura do verão ?

Muito Obrigado
BgReflex
Membro Veterano
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

quarta ago 01, 2012 2:41 pm

Caatarinna Escreveu:Por causa dos medicamentos que tenho que aplicar no olho da Kikinha, ela depois quer-se esfregar toda na areia e nas aparas de madeira que ponho na gaiola, e entao decidi retirar tudo de forma a deixar a gaiola toda limpinha e depois todos os dias de manha limpo a gaiola de forma a limpar todos os xixis, nao vá ela querer rebolar-se neles tambem (:

Gostaria de saber se ha alguma coisa que eu posso colocar no fundo da gaiola que nao de para ela se rebolar e entrar qualquer coisinha para o seu olho e que seja fresquinho para esta altura do verão ?

Muito Obrigado
Que tal papel de cozinha? Como é temporário julgo que serve
chinchilavis
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 3:57 pm

Papel de cozinha não, pois elas comem-no.

Tem usado aparas de madeira? Há o Cat's best (rolinhos de madeira prensada) que se calhar é melhor nessa situação. Durante a duração do tratamento é melhor não a deixar tomar banhos de areia. O problema é que o olhito deve morder e ela esfrega-se para tirar a comichão. :roll:

Aguardamos notícias. :wink:
Caatarinna

quarta ago 01, 2012 4:53 pm

nao é bem aparas de madeira, é serragem que costumo comprar numa loja de animais exoticos e que nao possui cheiro ..

Mesmo sendo para catos posso utilizar na gaiola da kika ?
chinchilavis
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 7:12 pm

Serragem? Tem pó? Pode ser esse o problema.

Tente ver uma embalagem de aparas e veja se tem menos pó do que as que tem agora.

O Cat's Best Universal, apesar de ter nome de gato, são rolinhos de madeira.

Se googlar por Cat's Best Universal e procurar imagens, é uma embalagem azul. è muito bom para as chins. Coloco destes rolinhos e por cima uma camada fina de aparas para não magoarem as patinhas. :wink:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta ago 01, 2012 10:52 pm

Pela minha experiência, o Cat's Best deixa imenso pó. No espaço de uma semana deixa muito mesmo, tanto que empapa.

Os melhores rolinhos prensados, para mim, são os de palha da Versele-Laga. Atenção que a Versele tem dois tipos de rolinhos: uns à base de madeira e uns à base de palha/fenos. Esses são para mim os melhores, pois em vez de largar pó desfazem-se em lasquinhas.

Mas a minha experiência é com ratz, que não sei se urinam mais e fazem mais sujeira que as chins.

Um tapete ou uma toalha não pode ser, com as chins?
chinchilavis
Membro Veterano

quinta ago 02, 2012 12:01 am

Toalha ou tapete não podem ser usados. São de tecido e a tendência delas é roerem o que pode provocar obstipações gravíssimas.

marianamar, será que fala do Cubetto Straw? :wink: Já usei mas deixei de usar porque tem tendência a provocar mais fungos do que o Cat's Best.

Não sei quais urinam mais. As chins fazem-no em 3 ou 4 sítios no fundo da gaiola. Ainda hoje estive numa loja onde não comprei feno pois as embalagens, devido a obras, estavam cheias de pó e como têm buracos, não trouxe.

Como é para mudar a gaiola dia sim dia não (não sei se é mas é uma questão de experimentar) penso que poderá comprar uns ou outros. O problema do Cubetto é que as chins os trincam. O Cat's best que uso não traz pó, mas pode depender do lote.

Caatarinna ela rebola-se mesmo tendo só aparas? Eu não usaria o que está a usar agora pois do que conheço tem imenso pó. Experimente usar aparas da VL (não a deixe tomar banho de areia, muito menos na gaiola) e veja se têm muito pó. Uso dessas e não noto praticamente pó nenhum. Uso das normais (sem aroma a maçã ou limão). Se ela se rebolar nas aparas então pode comprar o Cat's Best ou o Cubetto Straw. (eu iria mais para o 1º pois não tive razões de queixa e absorve bem). Como é para mudar o fundo se calhar é uma boa opção. Tente primeiro as aparas da VL.

Aguarde outras opiniões. :wink:

Quem souber responder: quem urina com maior frequência: chins ou ratz? Se a marianamar diz que ao fim de uma semana empapa, parece-me que serão as ratz. :)
Responder

Voltar para “Exóticos”