Berni o Hamster Sirio (com fotos)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
syphonfx
Membro Júnior
Registado: sábado jul 02, 2011 4:07 am

sexta ago 03, 2012 1:30 am

Boa noite, hoje a tarde eu e a minha namorada decidimos comprar um Hamster Sirio.

A nossa ideia era mesmo obter 2 exemplares mas como lemos que sao muito territoriais optamos por não o fazer.

O berni não sei que Fase é ( nao sei se diz assim, pelo menos nas cobras é) mas tem aproximadamente 6 meses como me disseram lá na loja :)

Quando o trouxemos para casa e tentamos manuseá-lo um pouco, notei que estava um pouco irrequieto e stressado por isso voltamos a colocá-lo na Gaiola. Quando chegamos a casa a noite, voltamos a manusear e ai já estava mais calminho, nao tentava fugir das nossas mãos nem nada.

Algo que me meteu um pouco de confusão foi o facto de ele morder a gaiola, penso eu de que seja, para desgaste dos dentes. O que posso dar ao Berni para ele desgastar sem ter que "roer" a gaiola?

Retiramos tambem a Rampinha amarela porque estava sempre a soltar-se e a casota Laranja que vão ver nas fotos porque ele pouco utilizava, deve ser por ser bastante pequena, ele fez a cama dele por baixo da plataforma dele e fica bastante aconchegado penso eu.

Aqui estão as primeiras fotos dele, digam opiniões sobre a gaiola pf, se está bem assim ou acham que deve ser retirada/acrescentada alguma coisa.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem[/list]
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

sexta ago 03, 2012 9:48 am

Tem uma pelagem engraçada. Muito giro :D
annis
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 1:55 pm

sexta ago 03, 2012 2:06 pm

quanto ele morder a gaiola é normal enquanto sao novos, sim isso é devido ao desgastar os dentes... eu tenho uma hamster mas é anao russo... e ele tb era assim, mas desde que lhe pus uma pedra pa roedores na gaiola , nc mais, quando ta aflito, roe ali com uma vontade ate se deita a roe-la.
Para fazeres cama nada melhor que feno e tiras de rolo de papel higienico. e mais pa arranja um rolo de papel higienico vazio e ele vai delirar .
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

sexta ago 03, 2012 2:25 pm

Muitos parabéns pelo lindo menino!

Já comprou uma gaiola mais decente do que muitos vendedores pretendem vender! Ele é lindo.

Roer as grades é um vício... Pode ser stress ou apenas pelo vício de roer. Há umas pedras de cálcio custam pouco mais de 1euro, com sabor, sem sabor, com pedaços, sem pedaços :D... Mas há hamsters que ligam muito e outros nem tanto!

De facto a casa pode ser pequena para ele ou ele pode estar com calor. O nosso tem sempre a casinha disponível, e ele ou vai para lá, ou vai para o fundo da gaiola, conforme lhe der na cabeça XD
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
ShiroeAmigos
Membro Veterano

sexta ago 03, 2012 2:31 pm

Bem, quanto a gaiola...

Não sei perceber bem as medidas, mas para sírio, está mais para o pequena do que para o razoável...

Mas essa é a minha opinião...

Eles como são animais de grandes planícies, gostam de correr, escavar, precisando de uma grande àrea!

Mas acredite, essa é melhor do que estas que muitos tentam vender, com mais do que um hamster:

Imagem
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
syphonfx
Membro Júnior

sexta ago 03, 2012 2:34 pm

Obrigado desde já pelas respostas e pelos elogios :) ele hoje ainda esta mais docil do que ontem a noite. Pegamos nele e já quase não tenta fugir da mão.

Outra coisa que reparei foi o facto de ele não utilizar a roda. A roda até é grande, sei que se for demasiado pequena, ele danifica a coluna ou bate com as costas no centro da roda e assim prejudica-o ... Há alguma coisa que posso fazer para ele utilizar a roda ou ele se sentir necessidade usa?
syphonfx
Membro Júnior

sexta ago 03, 2012 2:41 pm

ShiroeAmigos Escreveu:Bem, quanto a gaiola...

Não sei perceber bem as medidas, mas para sírio, está mais para o pequena do que para o razoável...

Eles como são animais de grandes planícies, gostam de correr, escavar, precisando de uma grande àrea!

Mas acredite, essa é melhor do que estas que muitos tentam vender, com mais do que um hamster:

Imagem

Pois eu também pensei que fosse um pouquinho pequena, mas também não havia nada muito maior lá. O que pensamos foi que no futuro podemos usar aqueles Tubos em Plásticos para fazer ligação para outra gaiola ou até uma caixa de arrumação daquelas grandes para fazer de "play house" .. Que dizes?
ShiroeAmigos
Membro Veterano

sexta ago 03, 2012 3:41 pm

Digo que é uma boa ideia :D

Dá sempre é mais trabalho a limpar, como óbvio!

Ah! Mas cuidado se utilizares uma caixa... Os sírios são roedores natos e "potentes", podem dar cabo da caixa, apanhando uma falha na "ligações" entre tubos ou entre tubos e caixas e depois lá-se vai tudo!

Assim, dependendo do que pretendes fazer dá sempre muita atenção às ligações, sempre tudo muito bem protegido... Até mesmo das gaiolas de tubos eles conseguem desfazer!
syphonfx
Membro Júnior

domingo ago 05, 2012 4:07 am

há algum modo de motivar o meu Hamster a utilizar a roda?
ShiroeAmigos
Membro Veterano

domingo ago 05, 2012 2:14 pm

Bem, geralmente aprendem sozinhos.

A não ser que lhe tenha calhado um hamster preguiçoso xD. Sim, há hamsters que não ligam nenhum à roda e de modo a que façam exercício, são soltos em pequenos parques...

Pode atraí-lo pela barriga...

Colocar a semente ou fruta preferida dentro da roda e ver a reação dele...

Não convém mexer na roda, ou seja, faze-lo andar, porque pode-se assustar...
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta ago 15, 2012 9:36 pm

ShiroeAmigos Escreveu:Bem, quanto a gaiola...

Imagem
Shiro, o mau nunca deve servir de exemplo para o insuficiente :wink:
Não é por o individuo X matar o animal Y, que a pessoa A pode espancar o animal B só porque não o está a matar como faz o individuo X! Nós gostamos dos animais, daí temos de aconselhar sempre o mínimo necessário para eles, não interessa se outros nem o mínimo dão! Esses nem sequer são comparáveis.

A gaiola de facto é demasiado pequena, assim como a roda e a casinha. eu usaria no mínimo uma gaiola de 1 metro de comprimento. A ideia de unir a outro espaço também é boa, desde que o outro espaço tenha um bom tamanho.

Relativamente as caixas. há alguns aspectos a ter em atenção:

- Não podem ter rodas nem relevos internos. Qualquer relevo é um convite para roer.

- Altas suficiente para não escaparem, ou então utilizar tampa com um bom sistema de arejamento.

- A abertura para a colocação dos tubos tem de ser muito bem pensada, numa pequena falha de meio milímetro cabe um dentinho!

O interesse pela roda pode ou não surgir, varia de hamster para hamster, mas na condição actual é impossível saber.

Não concordo com a necessidade de um bloco de cálcio (que raramente os atrai) quando a alimentação é adequada e desempenha essa função. Salvo raras excepções, em que ocorra algum desequilíbrio hormonal por razões de saúde e os dentes cresçam a um ritmo exagerado, e esses casos não vão lá com blocos, os dentes têm de ser cortados regularmente.

Ele roi a gaiola porque quer explorar o exterior. Se não deixar sair para gastar as energias durante tempo suficiente, ele não vai deixar esse comportamento. Arranje um parque seguro e suficientemente grande para esse efeito.

Ele é muito bonito, só por curiosidade é um Black-Eyed Cream (cor), espero que o faça muito feliz, ele merece isso, como qualquer animal. Boa sorte
Responder

Voltar para “Exóticos”