Como cuidar de uma Chinchilla pequenina

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
backie
Membro
Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm

sábado set 08, 2012 9:01 am

Bom dia gente linda :D
Então, ontem comprei uma Chinchila pequena, é a coisa mais fofinha do mundo.

Já comprei basicamente o que ela precisa para viver feliz e contente: Uma gaiola espaçosa, forradinha, uma banheira para ela se lavar naquela areia própria, feno, ração (Versele-Laga - Chinchilla Nature) e biberão.

Escolhi essa ração e essa gama, porque desde há muito tempo que comecei a alimentar os meus PDI com a ração dessa gama, mas para porquinhos, e eles adoram e também porque não gosto nada da composição daquelas comidas de supermercado. Às vezes as pessoas ficam a olhar para mim como se fosse maluca só porque compro uma ração mais cara para os meus gatos (Purina Proplan Sterilised), e nem é das mais caras. Mas a verdade é que tenho uma amiga com gatos que se alimentam da dita "comida do supermercado" e são gatos com 7kg para cima, ou seja, estão acima do peso ideal para o seu tamanho.

Enfim, o que eu quero perguntar na verdade é: Vocês que têm Chinchillas (nada melhor do que ouvir a opinião de quem cuida delas), que cuidados extra especiais têm com elas? Com isto quero perguntar: que guloseimas dão (fruta/legumes), se acrescentaram mais alguma coisinha à gaiola (além dos andares originais) para elas treparem/brincarem?
Quero que a minha Chinchilla viva o mais feliz possível e para isso gostaria de ouvir a opinião de outros tratadores destas fofuras :D

Peço desculpa pelo testamento, mas enfim :P
Um ótimo fim de semana para todos!
<p><strong>''A indiferen&ccedil;a de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
backie
Membro

domingo set 09, 2012 1:13 pm

Eu observei ontem que a pequenina comeu um bocadinho de feses :o é normal?
<p><strong>''A indiferen&ccedil;a de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

domingo set 09, 2012 3:00 pm

backie Escreveu:Enfim, o que eu quero perguntar na verdade é: Vocês que têm Chinchillas (nada melhor do que ouvir a opinião de quem cuida delas), que cuidados extra especiais têm com elas? Com isto quero perguntar: que guloseimas dão (fruta/legumes), se acrescentaram mais alguma coisinha à gaiola (além dos andares originais) para elas treparem/brincarem?
Quero que a minha Chinchilla viva o mais feliz possível e para isso gostaria de ouvir a opinião de outros tratadores destas fofuras :D

Olá, o testamento não tem problema nenhum, estamos aqui para tirar dúvidas uns aos outros (:

A alimentação que eu dou às minhas chinchilas já foi a que estás a dar, mas elas começaram por comer tudo e depois só comiam o que elas queriam, ou seja, o que gostavam mais e acabava por desperdiçar imenso alimento! A que dou agora e recomendo vivamente é da mesma marca mas é a Chinchilla Complete; tem o granulado todo igual, o que não permite escolhas e não desperdiças tanto!

Além da alimentação base tens de ter sempre à disposição feno, água fresca e uma pedra de cálcio para ela desgastar os dentes!

Em relação ao banho deves ter a areia (com a respectiva banheira) à disposição da chinchila 15 minutos por dia ou dia sim dia não - existem diferentes opiniões sobre o banho.

Deve-se dar alfafa em cubos ou "natural", para ajudar no desgaste dos dentinhos...

Guloseimas podes dar, mas com moderação, usa passa, maça desidratada e banana seca.

Não se se tens ou não, mas deves ter uma casinha onde ela possa dormir e descansar durante o dia :)

No meu caso ainda lhes dou (tudo da Versele-laga):
- Nature Herbs Immunity da
- Crock Hers
- Snack Nature Veggies
- Blocos Mineirais

Espero ter ajudado e se me tiver esquecido de alguma coisa peço desculpa :)
backie
Membro

domingo set 09, 2012 8:29 pm

JessiicaF Escreveu:
backie Escreveu:Enfim, o que eu quero perguntar na verdade é: Vocês que têm Chinchillas (nada melhor do que ouvir a opinião de quem cuida delas), que cuidados extra especiais têm com elas? Com isto quero perguntar: que guloseimas dão (fruta/legumes), se acrescentaram mais alguma coisinha à gaiola (além dos andares originais) para elas treparem/brincarem?

Olá, o testamento não tem problema nenhum, estamos aqui para tirar dúvidas uns aos outros (:

A alimentação que eu dou às minhas chinchilas já foi a que estás a dar, mas elas começaram por comer tudo e depois só comiam o que elas queriam, ou seja, o que gostavam mais e acabava por desperdiçar imenso alimento! A que dou agora e recomendo vivamente é da mesma marca mas é a Chinchilla Complete; tem o granulado todo igual, o que não permite escolhas e não desperdiças tanto!

Além da alimentação base tens de ter sempre à disposição feno, água fresca e uma pedra de cálcio para ela desgastar os dentes!

Em relação ao banho deves ter a areia (com a respectiva banheira) à disposição da chinchila 15 minutos por dia ou dia sim dia não - existem diferentes opiniões sobre o banho.

Deve-se dar alfafa em cubos ou "natural", para ajudar no desgaste dos dentinhos...

Guloseimas podes dar, mas com moderação, usa passa, maça desidratada e banana seca.

Não se se tens ou não, mas deves ter uma casinha onde ela possa dormir e descansar durante o dia :)

No meu caso ainda lhes dou (tudo da Versele-laga):
- Nature Herbs Immunity da
- Crock Hers
- Snack Nature Veggies
- Blocos Mineirais

Espero ter ajudado e se me tiver esquecido de alguma coisa peço desculpa :)

Muito obrigada pela resposta! Hoje o senhor que me vendeu a Chinchila telefonou-me e pediu-me por tudo para ficar com duas Chinchilas adultas que ele tinha, ele perdeu a casa e não consegue mais cuidar delas e fiquei com elas porque vi que ele tinha muito amor aos animais. Fiquei com um macho e a fêmea vou dar a uma amiga minha (não fico com a fêmea porque ela não pode estar ao pé de outras Chinchilas, porque ela matou o companheiro dela) e tenho medo de juntar aos outros dois. Mas ela é super meiguinha!

Agora é deixa-los sossegadinhos no canto deles para eles se habituarem ao novo "habitat" e a nós. Quanto ao esconderijo, eu já fiz uns planos, vou acrescentar mais dois andares à gaiola, vou mandar fazer duas estantes de madeira à medida, e além disso ainda vou construir em madeira uma casinha para eles dormirem :D Depois ponho fotos do resultado final.
Enfim, agora tenho mais uma prenda ahah e são muito fofos!
Deixo aqui as fotos dos meus fofinhos:

Imagem

Imagem

E aqui a fêmea que vai ficar com a minha amiga:

Imagem
JessiicaF
Membro

domingo set 09, 2012 10:31 pm

Felicidades e boa sorte com as chinchilas :)
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quarta set 12, 2012 10:33 am

Olá
Tenho-te a dizer que a minha chinchila (macho) é da cor da femea que vais dar a tua amiga, e ainda me contemplo a olhar para a bolinha :D

Apenas para ajudar, para além do tempo de banho (aconselho-te a "ouvires" uma opinião de alguem que saiba mais), é importante tirares a "banheira", depois do banho.
Eu dou o banho dia sim dia não, e nem 10 passaram ja ele saiu de lá, e eu tiro a banheira.

Relativamente á comida, eu dou Chinchila Nature da VL, misturado com uma ração de gama "média", da LoLo Pets.

Deves trocar a água diariamente.

As goloseimas deves dar com muita moderação, principalmente se nunca deste.
Convém verificares os cocós depois...

Só me resta desejar boa sorte!

P.S:A que vais dar á tua amiga tem queda para re-decorar casas :D
JessiicaF
Membro

quarta set 12, 2012 1:48 pm

Adim Escreveu:Eu dou o banho dia sim dia não, e nem 10 passaram ja ele saiu de lá, e eu tiro a banheira.
Sim, isso acontece-me precisamente o mesmo, deixo em média uns 10 minutos e as duas tomam banho em 5 minutos mais ou menos :)
Responder

Voltar para “Exóticos”