Desparasitação de exóticos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta set 19, 2012 1:54 pm

Será que alguem podia fazer um video ou tem conhecimento de algum video de como desparasitar um exótico?

PS: Tenho o desparasitante certo passado pelo veterinário, sei as quantidades certas, não sei a maneira mais eficaz de administrar

Obrigado

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quarta set 19, 2012 2:03 pm

Na primeira vez vais ao veterinário, e ele explica-te!
Tens sempre que ir ao veterinário para ele te administrar o desparasitante.
E conforme o método de aplicação, assim, ele te ensina
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quarta set 19, 2012 2:06 pm

depende se te dá um desparasitamte liquido ou solido! se for liquido administra com ums seringa de insulina sem agulha na boca, se for comprimido tens de esmagar até ficar em pó e por numa passa. Esta ultima é a minha via preferida visto que nao tenho de andar a pegar em 30 chinchilas por dia que esperneiam, tentam fugir ou morder e depois de 10 dias nem me poderem mais ver á frente sem ter um ataque de panico.... assim com a passa elas sabem que chega aquela hora e já estão á porta a fazer filinha á espera =) é confortavel para elas e pratico para mim, que fico sem arranhadelas e pelos por todo o lado e para mais ganho a confiança delas =)
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta set 19, 2012 2:10 pm

pois, eu só encomendei, vou buscar hoje ou amanhã.. logo vejo

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinsdalinha
Membro Veterano
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quarta set 19, 2012 2:11 pm

um a parte...
antes de desparasitarem por favor peçam sempre analises parasitologicas ás fezes! se for positivo terá de ser efectuada a desparasitação se nao tiver é para estar quieto, as desparasitaçoes preventivas nao sao boas para a saude das chinchilas, recentemente uma das minhas que estava a ser desparasitada apareceu com crostas de sangue no nariz e quando falei com a vet esta pesquisou e na america chegou-se á conclusao que panacur pode matar chinchilas... algumas tem reações adversas graves com o desparasitante...como por exemplo sangramento de mucosas até abortos e hemorragias graves... nesses casos é interromper imediatamente e procurar com o vet uma alternativa.
Por isso cuidado com desparasitantes nao sao para serem usados desnecessariamente, até porque se uma chinchila tiver parasitas a dose de prevenção apenas os tornará mais resistentes
Adim
Membro

quarta set 19, 2012 2:50 pm

chinsdalinha Escreveu:peçam sempre analises parasitologicas ás fezes!
No veterinário?
Ou existem sítios próprios que podem fazer isso?
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

quarta set 19, 2012 5:13 pm

Boa tarde.
chinsdalinha, gostaria de fazer uma pergunta, essa análise que faz ás feses das suas chinchilas é através de alguma clínica veterinária? É que gostaria de fazer uma análise as feses do meu porquinho da india porque ele tem sempre as feses muito moles e não é normal neles, só que no vet onde vou é carissimo.... Poderia mandar-me por PM, mais ou menos o valor e onde se faz.
Obrigada
Adim
Membro

quarta set 19, 2012 6:28 pm

Eu também gostaria de saber essas indicações, por favor :)
edro
Membro Júnior
Registado: terça jul 03, 2012 8:42 am

quarta set 19, 2012 10:36 pm

Se for possível fornecer-me também as indicações, ficaria agradecido. :)
chinsdalinha
Membro Veterano

quinta set 20, 2012 8:00 pm

Boas,
acho que nao haverá mal em responder por aqui. sim as analises podem ser feitas tanto numa clinica veterinaria (de exoticos) como numa faculdade de veterinaria=)
basta informarem se se efectuam exame de parasitologia do animal em questao, no caso das chinchilas será para ver sobretudo giardias, ténias e coccideos.
até agora o valor nunca ultrapassou os 10€
Adim
Membro

terça set 25, 2012 3:15 pm

Falei com um H.V, e disse-me:

"(...) terá que ir para laboratório as fezes da sua chinchila e vai depender do tipo de análises que o médico recomendar. Estas rondam os 30 euros ou até menos, mas melhor que nada será agendarmos uma consulta para que possa combinar tudo com o médico veterinário.

O Dr. vem a 2ª, 3ª e 6ª só por marcação, o valor da mesma é de 30euros."

Só a analise passa bem os 10€ :o
SuEllY
Membro Veterano

terça set 25, 2012 7:10 pm

Pois era o que eu estava a dizer, so a análise é carota... Daí a minha questão! Porque se pudessemos enviar para um laboratorio, por esse preço era bem mais acessível!
CarlaMenezes
Membro
Registado: domingo set 30, 2012 2:48 pm

domingo set 30, 2012 3:49 pm

Olá...

eu há pouco tempo fiz esse exame ao meu coelho. Fui a uma clinica veterinaria para exoticos perto da minha casa. Pelo que percebi, a veterinaria disse-me que faziam o exame na propria clinica e nao tinha que ir para laboratorios, pois nesta clinica que fui eles são mesmo especializados em exoticos e por isso sabem fazer esse exame e nao precisam de mandar para laboratorioos.

Não se se posso falar em valores, mas eu paguei 3,5 euros pelo exame porque foi feito durante a consulta (que foi 22). Mas a veterinaria disse-me que devia fazer este exame 1 vez por ano porque estes animais facilmente têm parasitas e se numa proxima vez quizesse ir só fazer o exame custava-me 6 euros (porque era fora da consulta).

Não sei como é nas outras clinicas mas se calhar se forem a uma clinica de exoticos perto da vossa casa funciona igual. Eu adorei este atendimento... aocnselho-o a toda a gente!

Carla
SuEllY
Membro Veterano

segunda out 01, 2012 10:01 am

Bom dia :)
Acho que voce é mais ao menos da minha zona ( Setúbal), pode-me dizer onde fica a clinica?
CarlaMenezes
Membro
Registado: domingo set 30, 2012 2:48 pm

segunda out 01, 2012 2:28 pm

Eu não sei se posso dizer o nome da clínica aqui no forum... Mas é no Feijó (Almada) e é só dedicada a exóticos.
Responder

Voltar para “Exóticos”