Ratazanas primeiras ninhadas.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
VinniAtyla
Registado: sábado mar 31, 2012 3:35 pm

sábado nov 17, 2012 10:55 pm

ola boa noite, peço ajuda, pelas minhas ratazanas,
se forem ver os meus pets, vem a marta e a ticia, ambas estao gravidas, devem dar a luz durante os proximos dias e por isso gostava de saber só se as devo manter juntas ou nao. Agradeço resposta
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado nov 17, 2012 11:31 pm

Sim na boa...possivelmente vao parir em ninhos separados, depois começam a roubar cuidadosamente os filhotes uma á outra e acabar por cuidar ambas das duas ninhadas num só ninho...tem só atenção se os mais gorduxos naõ começam a dominar as tetas e os outros a ficar com menos alimento ;), mas em principio vai correr tudo bem...são animais gregários e mamãs eximias ;) boa sorte com a carrada de filotes que vais ter e manuseia desde cedo para ficares com crias confiantes em humanos e bons futuros pets ;) e espero que estejas consciente que cada uma pode ter vinte e tal crias ;)
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

domingo nov 18, 2012 3:51 am

VinniAtyla Escreveu:ola boa noite, peço ajuda, pelas minhas ratazanas,
se forem ver os meus pets, vem a marta e a ticia, ambas estao gravidas, devem dar a luz durante os proximos dias e por isso gostava de saber só se as devo manter juntas ou nao. Agradeço resposta

Espero pelas fotos. Boa sorte.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo nov 18, 2012 5:35 am

acho que as devia separar para terem mais sossego e alem disso saber quem é filho de quem para que no futuro nao haja consanguinidade pq é por causa disso que as ratazanas em portugal sao mais peguenas que nos nossos vizinhos espanhois.
eles la têm muito mais cuidado com a genetica do que a maior parte das pessoas de ca infelizmente :roll:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo nov 18, 2012 1:25 pm

Sasha99 Escreveu:acho que as devia separar para terem mais sossego e alem disso saber quem é filho de quem para que no futuro nao haja consanguinidade pq é por causa disso que as ratazanas em portugal sao mais peguenas que nos nossos vizinhos espanhois.
eles la têm muito mais cuidado com a genetica do que a maior parte das pessoas de ca infelizmente :roll:
discordo... consanguinidade nas ratazanas acontece mesmo no estado selvagem em quase todos os animais gregarios...eu tive ratazanas que veiram de Espanha e não era maiores nem mais pequenas que as minhas, e tive macho de 600gr e muitas vezes deixei as femeas tomarem conta das ninhadas, até porque tinha uma gaiola ´so de femeas, até as femeas que já passaram a idade de criar, continuam a fazer babbysiter cuidadosamente ás ninhadas das mais jovens como acontece em muitos animais que vivem em colonia ou gregarios, só tinha atenção na selecção do macho e da femea que cria cruzar para atingir os padões que eu pretendia. Seria preciso um circulo muito fechado de consaguinidade e um grande abuso desses cruzamentos durante muitas, muitas ninhadas...o que não acontece neste caso que são as primeiras ninhadas desta usuaria, o que fiz algumas vezes foi intruduzir um macho de outra linhagem(outro criador)...mas apenas porque ele trazia o gene de algum padrão que eu ainda não tinha. E não estou a falar de cor, estou a falar de experiencia propria e criei durante muitos anos. Além mais só havendo consaguinidade, se conseguiu apurar os padrões e cores que existem hoje. Acho que a Sasha está a transcrever para Ratz o que tem lido sobre chinchilas ;) batstantes ratz que existem hoje no nosso país, são descendentes das de meia duzia de criadores e como tal da mesma linha de sangue, porque por cá ainda não era muito comum estes animais como animal de estimação. E neste caso não sabemos, mas possivelmente as duas ratz da usuaria são irmãs e foram ambas cobertas pelo mesmo macho...por isso todas as crias têm a mesma linha.
VinniAtyla

sábado nov 24, 2012 11:12 pm

cada uma deu 8. em ninhos separados, em gaiolas separadas. Acasalei uma champanhe pink eye com um hooted champanhe ruby eye e uma hooted back com um hooted fawn este tb tem olhos ruby. nasceram no dia 20 e no dia 21. vao ficar giros. quando descobrir o cabo da camara ponho as fotos :D obrigado
VinniAtyla

domingo nov 25, 2012 12:34 am

Bondage2010 Escreveu:
Sasha99 Escreveu:acho que as devia separar para terem mais sossego e alem disso saber quem é filho de quem para que no futuro nao haja consanguinidade pq é por causa disso que as ratazanas em portugal sao mais peguenas que nos nossos vizinhos espanhois.
discordo... consanguinidade nas ratazanas acontece mesmo no estado selvagem em quase todos os animais gregarios...eu tive ratazanas que veiram de Espanha e não era maiores nem mais pequenas que as minhas, e tive macho de 600gr e muitas vezes deixei as femeas tomarem conta das ninhadas, até porque tinha uma gaiola ´so de femeas, até as femeas que já passaram a idade de criar, continuam a fazer babbysiter cuidadosamente ás ninhadas das mais jovens como acontece em muitos animais que vivem em colonia ou gregarios, só tinha atenção na selecção do macho e da femea que cria cruzar para atingir os padões que eu pretendia. Seria preciso um circulo muito fechado de consaguinidade e um grande abuso desses cruzamentos durante muitas, muitas ninhadas...o que não acontece neste caso que são as primeiras ninhadas desta usuaria, o que fiz algumas vezes foi intruduzir um macho de outra linhagem(outro criador)...mas apenas porque ele trazia o gene de algum padrão que eu ainda não tinha. E não estou a falar de cor, estou a falar de experiencia propria e criei durante muitos anos. Além mais só havendo consaguinidade, se conseguiu apurar os padrões e cores que existem hoje. Acho que a Sasha está a transcrever para Ratz o que tem lido sobre chinchilas ;) batstantes ratz que existem hoje no nosso país, são descendentes das de meia duzia de criadores e como tal da mesma linha de sangue, porque por cá ainda não era muito comum estes animais como animal de estimação. E neste caso não sabemos, mas possivelmente as duas ratz da usuaria são irmãs e foram ambas cobertas pelo mesmo macho...por isso todas as crias têm a mesma linha.
sou um usuário -.- mas ok... jogo alguns jogos online, e la tb me tratam por rapariga ( LOL ), como escrevi na outra mensagem elas sao irmas mas nao foram cruzadas pelo mesmo macho. ah e os machos sao ambos dumbo, o hooted champanhe é de pelo rex. Espero que tenha nascido uma de pelo rex com pink eye. E por fim, os machos foram comprados a niarctaa, obg pelos coment's :D
Responder

Voltar para “Exóticos”