Serena - Encontrada em contentor do lixo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta nov 29, 2012 2:30 am

Boa noite,

Há já algum tempo que não vinha cá a esta categoria, resumia-se basicamente à falta de motivação após ter terminado a criação.
Pois bem, parece que desta vez calhou mim, há três dias atrás fui deitar umas coisas no contentor do lixo público quando vejo uma caixa de arrumação pequena mexer-se, basicamente deslizar de cima de uns sacos com lixo que estavam de baixo da mesma, ela caiu, ficando com a parte transparente para cima, foi aí que vi que a caixa tinha um buraco e vi duas sombras mexerem-se lá dentro (a caixa não é propriamente transparente...) e adivinhem, abri a caixa, pensei que estavam lá alguns ratos por exemplo, mas qual é a minha surpresa quando me deparo com dois Hamsters da espécie Sírio lá dentro!!! A caixa estava um total nojo, fiquei até com o corredor da minha casa a cheirar mal, estava cheia de sementes de girassol também, o que não é adequado para os Hamsters comerem, os Hamsters estavam totalmente desnutridos, fazia uma impressão imensa de se ver...o macho estava com umas duas feridas, provavelmente de lutas entre eles, estava em muito pior estado que a fêmea, visto serem ambos de pêlo longo, ajuda a não se notar tanto a desnutrição, mas para quem entende do assunto, dá para ver como estes dois Hamsters estavam...
Entretanto, já fui à veterinária, que meteu uma pomada nas feridas do macho e disse-me que a fêmea estava bem (claro que ainda estão ambos de quarentena, não estão no mesmo quarto que os meus outros), apenas desnutrida, entretanto no dia seguinte, tive de lá voltar pois o macho desenvolvera um abcesso e cauda-molhada (esta segunda acredita-se que tenha sido criada pela mudança brusca na alimentação e o stress todo), o macho está portanto em muito mau estado de momento e como tal não lhe irei tirar fotografias, quanto mais relaxado estiver, melhor, é possível que não aguente... :cry:
Entretanto criei este tópico para a fêmea, que está a recuperar muito bem, irei actualizar todos os dias, pelo menos vou tentar, pois acho interessante ver o desenvolvimento rápido destes pequenos roedores!
A Serena (nome que lhe dei) é uma Cinnamon de pêlo longo, é muito pequena, veio a pesar apenas 94gr, mas aparenta vir a tornar-se de tamanho comum ou mesmo um pouco a cima do comum, pois tem uma cabeça grandinha...só está desnutrida.
Entretanto, já está na sua nova casa desde que os encontrei, ainda sem roda pois ela ainda não anda direita e iria-se desequilibrar totalmente na mesma, mas com a evolução que está a ter, acredito que dentro de dois dias já o consiga fazer! Entretanto estou com medo de uma possível gravidez, pois ela está a engordar rápido de mais... :(

Enfim...vamos às fotos...

As fotos da noite em que os encontrei, tal e qual como encontrei, não mudei nada para verem o estado horrível deles...

Imagem

Imagem

Entretanto, no segundo dia (literalmente no primeiro, pois eu encontrei-os de noite do dia anterior):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No 3º dia (Fotos de hoje!):

Imagem

Imagem

Imagem

Agora vou esperar e desejar que não esteja grávida, pois além de a fêmea ser agressiva, está totalmente assustada (nota-se nas fotos do 2º dia...) e como é óbvio, não está em situação física para ter a ninhada, sem falar de que eles provavelmente tratam-se de irmãos de ninhada, as morfologias são bastante parecidas e o tamanho também...e como sabem, sou totalmente contra ninhadas desnecessárias e indesejadas. :?
Mas tenho a certeza que se der à luz, sobrará para mim, ou ela comerá um por um... :?
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta nov 29, 2012 2:21 pm

Só a mim é que não acontecem coisas destas... :)

Tenho a certeza que consigo eles irão melhorar rapidamente, boa sorte!!
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta nov 29, 2012 2:29 pm

Parabéns pelo gesto.

Espero que corra tudo bem! :)
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quinta nov 29, 2012 4:52 pm

Que diferença na pelagem, boa sorte com eles.
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

quinta nov 29, 2012 8:14 pm

Oh meu Deus! COmo é possível jogarem os animais no lixo? A serio, não consigo perceber este mundo!
Ainda bem que apareceu no caminho deles, tinha mesmo que ser assim! Vai tudo correr bem! :)
Va dando noticias! E entretanto o macho está melhor? Também ja tem nome?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta nov 30, 2012 12:12 am

Parabéns por ter salvo 2 vidas e não ter virado costas a esses 2 pequenotes.

Espero que corra tudo bem com eles e que recuperem.

Força e irei acompanhando o evoluir da situação. :wink:
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta nov 30, 2012 1:00 am

Tão fofos :) as pessoas são mesmo umas bestas :evil: :evil:
Boa sorte com eles ;)
Guns
Membro Júnior
Registado: quinta jun 21, 2012 10:57 pm

sexta nov 30, 2012 1:26 am

Sinceramente não percebo certas atitudes de algumas pessoas para com os animais.
Certo que não temos que morrer de amores por eles, mas no mínimo respeita-los e dar-lhes alguma dignidade enquanto seres vivos e atirar com dois bonitões desses para o lixo é no mínimo falta de carácter porque certamente com um anuncio on-line se encontrava novos donos para eles.

Tristezas a parte desejo que tudo corra bem com os pequenos e que caso não tenha possibilidades para os manter, encontre alguém disposto a aceita-los e a tratar deles.

Cumps
CristinaFrr
Membro Veterano

sexta nov 30, 2012 4:33 am

Obrigada a todos pelos comentários e pelo apoio, é verdade, não sei como alguém pode faltar ao respeito a um ser vivo, seja ele racional ou não, uma falta enorme de respeito pela vida, uma vergonha, pena que não faço ideia de quem o possa ter feito, os vizinhos são poucos e nenhum deles tem Hamsters...

O macho era o Steven, mas entretanto um amigo meu sugeriu-me outro nome que gostei mais e mudei então para esse nome, que é Scott, o macho embora tenha mostrado melhoras ontem, não apresentou melhoras desde aí, hoje passou o dia todo na mesma, não sei até quando ele conseguirá sobreviver. :cry:
Estou a ter um trabalhão com ele e espero que não seja em vão, porque custa muito saber que foi tudo em vão, porque afinal sempre metemos amor de mais no que fazemos.

A Serena continua a engordar mais, a barriga está a crescer para os lados aos poucos, o que é deveras um mau sinal para mim. :?
Hoje ela teve uma atitude suspeita também, retirou todo o material de ninho para fora da casota onde dormiu as 2 noites anteriores e fez o ninho fora do mesmo, como tenho cerca de 10cm de aparas, ela fez um ninho grande e fundo, quando lá fui há pouco para tirar as fotos do 4º dia, ou seja, de hoje, vi isto e fiquei logo a pensar o pior, que ela tinha dado à luz, porque o ninho estava uma obra de arte, típico de uma Hamster que sabe que vai dar à luz, não estava lá nada, felizmente, mas não sei não... :(

As fotos...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Entretanto as minhas suspeitas eram reais, ela estava apenas encolhida devido à desnutrição, está a mostrar ser grandita. :wink:
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta nov 30, 2012 12:53 pm

é linda ela!
parabéns pelo que esta a fazer
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

sexta nov 30, 2012 4:22 pm

CristinaFrr, desculpe mas discordo completamente de si quando refere que " porque custa muito saber que foi tudo em vão" - mesmo que o Scott não venha a sobreviver, tudo o fez por ele, nada foi em vão. ;)
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sexta nov 30, 2012 4:47 pm

É de lamentar ainda se colocarem seres vivos no lixo.

Não sendo eu fã de hamsters não podia deixar de dar os meus parabéns à CristinaFrr por ter recolhido e tratados destes meninos.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta nov 30, 2012 7:10 pm

O facto de os acolher foi uma atitude muito bonita :D .

Espero que corra tudo bem e pelo melhor e desejo a maior sorte a esses dois pequeninos.

Vou ficar a seguir o tópico e aguardo boas notícias :wink: .
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

sexta nov 30, 2012 7:57 pm

Em Agosto recebi um telefonema da vet de Exóticos onde costumo ir com os meus animais a perguntar se queria adoptar uma ratazana doméstica macho que também tinha sido encontrado dentro dum contentor do lixo. Uma senhora encontrou-o dentro duma gaiola minúscula e imunda, dentro do contentor, e levou-o ao veterinário. Disponibilizou-se a pagar alguns dos tratamentos necessários mas não podia ficar com ele. Ficou 3 semanas no veterinário, foi castrado, e desde princípios de Setembro que está cá em casa. É um amor de rato, não sei como o conseguiram abandonar daquela maneira!

Entretanto há coisa de um mês também encontrei uma chinchila abandonada na rua, por pouco não foi atropelada!

Pelos vistos agora já não basta termos imensos cães e gatos abandonados, também vamos começar a ver animais de gaiola a sofrer o mesmo destino. =(

Boa sorte para esses pimpolhos e ainda bem que os viu para os salvar!
CristinaFrr
Membro Veterano

sexta nov 30, 2012 9:53 pm

Ena, nunca tinha ouvido falar de uma Chinchila abandonada, mas enfim, não me surpreendo, porque sinceramente, é bem provável que até furões abandonem por aí, até aos dias de hoje já tive conhecimentos de Hamsters, ratazanas e coelhos abandonados em contentores, mas realmente uma Chinchila é a primeira vez e o pior é que já é tão normal esta crueldade da parte da nossa espécie que já nada nos acaba por surpreender.
Ainda bem que correu tudo bem, por vezes sinto que é o destino, porque já pararam para pensar em como foi uma sorte terem-se cruzado com esses animais a precisar da nossa ajuda antes de estes fugirem ou morrerem? Eu não sou crente, mas por vezes parece...

Mais uma vez quero agradecer todo o apoio, entretanto agora no fim da tarde o Scott começou a querer sair do seu ninho! Está um pouco arrebitadito, acho que houve uma certa melhora, ligeira, mas acredito que sim, o pêlo dele estava antes todo molhado, já não era só a cauda, era o pêlo todo, entretanto o pêlo parece já estar mais seco, mas a cauda continua molhada, mais uma vez hoje ele próprio lambeu de própria vontade a seringa e embora ande quase de lado a cair, já dá uns passos pela caixa, ele está numa caixa pequena para ter acesso à água sempre que necessitar, mas se sobreviver terá uma caixa de quase 1 metro só para ele como a pequena Serena. :D
Tenho-lhe feito eu o ninho porque ele não tem forças para tal, anda bem quentinho, felizmente, parece que estou a moldar barro às vezes. :lol: :lol:
Mudo o ninho diariamente porque sempre está sujo e para não deixar tantos rastos do vírus e claro, é essencial uma boa higiene neste caso.

Entretanto, hoje a Serena deixou de andar meio "coxa" e está com uma locomoção normal, portanto tentei lá meter uma roda de 20cm, mas ela andou lá dentro a cheirar e a explorar, mas não a usou, é provável que nunca a tenha usado na vida e por esse motivo não a saiba usar, irei dar-lhe tempo para isso, logo vou pesá-la e tentar tirar uma foto dela na balança, é trabalho árduo, mas tentarei, ela é muito stressada, acho que nunca a habituaram ao toque, curiosamente o Scott é super meigo e calmo, vou ter um belo trabalho para a acalmar. :lol:
Mas devo dizer, acho que vai sair daqui uma bela amizade e relação entre mim e ela e claro, com ele se sobreviver.

Chiii, visto por esse ponto acho que tem razão, haverá por aí muita gente que não faria nem metade e não hesitaria em ver o seu Hamster sofrer só para não ter de gastar um belo dinheiro com um "rato", se é que me entende, é como literalmente eles são vistos, mas precisam de veterinário tanto quanto qualquer animal, além de que o veterinário deles é ligeiramente mais caro que os normais, definitivamente adquirir um Hamster por pensarem que não necessita de visitas ao veterinário é um grande erro.
Responder

Voltar para “Exóticos”