Duvida sobre escorpião e sobre fonte de calor no inverno

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
zord
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 2:01 pm

quinta nov 01, 2012 10:35 pm

Luz negra, já li de tudo.. Já li que fazem mal ao animal, já li que são inofensivas, a verdade é que continuo na duvida.. Pelo que me informei a luz negra não emite raios UVB (que são considerados prejudiciais para a saúde)..
Um escorpião supostamente deve estar preparado para estar exposto ao sol intenso e consequente raios UVA (raios estes que são emitidos pela luz negra).. Ou seja, posso concluir que não lhe fará mal..

Isto preocupa-me pois em fórum existe quem diga que eles "cozem de dentro para fora".. e eu queria fazer um terrario com uma luz negra (apenas ligada ocasionalmente)

Outra questão é.. com a diferença de temperatura duas das minhas tarântulas não comem e queria saber qual é a melhor fonte de calor que eu posso usar. Será que um tapete de aquecimento de fraca potência podia ajudar ?

Agradeço.
Última edição por zord em quarta dez 12, 2012 3:15 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Nuno Caires</strong>
zord
Membro Veterano

sábado nov 10, 2012 10:41 am

ninguem ?
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado nov 10, 2012 11:32 am

eu n percebo nada desses bichinhos infelizmente.
o máximo que posso fazer é segunda feira perguntar pois de momento estou a tirar um curso de cuidados veterinários e na escola têm la uma tarântula que esta bastante bem e activa.
Se ninguém mais vier cá dar-lhe uma resposta eu venho cá dizer que fonte de calor eles usam.
a lâmpada usam como nos repteis (uma branca) que também é usada nos bichos pau agora não sei se há mais alguma fonte de calor.

Vou-me informar
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

sábado nov 10, 2012 1:18 pm

Qual a espécie?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado nov 10, 2012 2:10 pm

Todo o pessoal que tem tarantulas e escorpiões, usam tapete de aquecimento...mas acho que funciona melhor na lateral ou nas traseiras do terrario, uma vez que estes animais se enterram para se proteger do calor e arrefecer, e tendo o aquecimento debaixo do terrario, ao escavarem aproximam-se da fonte de calor, o que as aquece mais em vez de arrefecer, isso confunde-as e stressa-as., e stress leva a deixar de comer, e debilita os animais.
zord
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 11:21 am

Bondage2010 Escreveu:Todo o pessoal que tem tarantulas e escorpiões, usam tapete de aquecimento...mas acho que funciona melhor na lateral ou nas traseiras do terrario, uma vez que estes animais se enterram para se proteger do calor e arrefecer, e tendo o aquecimento debaixo do terrario, ao escavarem aproximam-se da fonte de calor, o que as aquece mais em vez de arrefecer, isso confunde-as e stressa-as., e stress leva a deixar de comer, e debilita os animais.
Pois eu pensei no tapete mas não o comprei logo por causa desse pormenor de elas escavarem.. mas sim vou optar por isso.. é muito estranho mesmo eu ter as minhas tarântulas todas a se alimentar muito bem e de repente dum momento para outro 4 delas em 6 não comem..

Pensei que pudesse ser da descida de temperatura não sei se será mesmo mas vou colocar o tapete.

Já agora eu não tenho alimento vivo com o tamanho adequado para dar as minhas slings o que faço é cortar zophobas em bocados e até agora resultou mas experimentei colocar um tenebrio vivo no terrario com mais ou menos 80% do tamanho da sling e ela não lhe ligou muito.. será que terei problemas no futuro em alimenta-la com alimento vivo?
Guns
Membro Júnior
Registado: quinta jun 21, 2012 10:57 pm

quinta nov 22, 2012 6:32 pm

Boas.

Eu a pouco tempo também me deparei com essa mesma questão sobre a fonte de calor. Mas no meu caso os animais são Tarântulas.
O tapete penso que seja o equipamento mais usado, depois há a tal luz negra, há os tubos, há as lâmpadas tipo cerâmica, etc, etc.

Eu pessoalmente optei por uma pedra aquecida ( muito usada para répteis ).
Tem muitas vantagens no sentido em que apenas atinge uma temperatura branda, logo não prejudica o animal ( queimaduras ).
Ajuda a enfeitar o espaço, e também ajuda a manter a temperatura ambiente do terrareo na ordem dos 22ºC que no meu caso, apesar de não ser ainda o ideal, está lá perto.

A Tarântula vai várias vezes para cima da pedra e até agora não mostrou qualquer sinal de ferimentos, antes pelo contrario está mais activa e penso que a nível de alimentação irá voltar ao normal.
Penso que no caso dos escorpiões se possa praticar o mesmo sistema mas aconselho recorrer a alguém com experiência, para um feedback mais fidedigno.

Assim que possa meto fotos da configuração do terrareo com a pedra.

Cumprimento.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta nov 22, 2012 7:45 pm

desde que a pedra esteja ligada a um termostato, tudo bem !!! se nao, existe sempre o perigo de a pedra sobreaquecer e assim provocar queimaduras na tarantula.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Guns
Membro Júnior

quinta nov 22, 2012 8:04 pm

psylizart Escreveu:desde que a pedra esteja ligada a um termostato, tudo bem !!! se nao, existe sempre o perigo de a pedra sobreaquecer e assim provocar queimaduras na tarantula.
Sobreaquecer ???????
Tenho a minha ligada a vários dias seguidos e nunca aconteceu isso. Há um pico máximo de calor sim, mas dali não passa até porque a resistência interna deve ser pequena.
não é nada que a Tarantula não aguente, aliás até gosta porque desde que meti a pedra que ela passa lá a vida.
Mas para todos os efeitos convém ter cuidados claro, pois nem todos os acessórios são iguais
Última edição por Guns em quinta nov 22, 2012 11:56 pm, editado 1 vez no total.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta nov 22, 2012 9:00 pm

Guns Escreveu:
psylizart Escreveu:desde que a pedra esteja ligada a um termostato, tudo bem !!! se nao, existe sempre o perigo de a pedra sobreaquecer e assim provocar queimaduras na tarantula.
Sobreaquecer ???????
Tenho a minha ligada a vários dias seguidos e nunca aconteceu isso. Há um pico máximo de calor sim, mas dali não passa até porque a resistência interna deve ser pequena.
não é nada que a Tarantula não aguente, aliás até gosta porque desde que meti a pedra que ela passa a vida.
Mas para todos os efeitos convém ter cuidados claro, pois nem todos os acessórios são iguais
sim, nao é preciso colocar imagens de queimaduras provocadas por pedras de aquecimento em repteis , pois nao ?? cada vez mais existem outras opçoes mais seguras para aquecimento do que essas pedras !!
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Guns
Membro Júnior

quinta nov 22, 2012 11:55 pm

psylizart Escreveu:
sim, nao é preciso colocar imagens de queimaduras provocadas por pedras de aquecimento em repteis , pois nao ?? cada vez mais existem outras opçoes mais seguras para aquecimento do que essas pedras !!
Falo por mim, pois desde que comecei a usar a pedra só tenho tido benefícios no que diz respeito ao comportamento da minha T, e não, não tenho problemas de sobreaquecimento nem tenho a tarântula queimada porque a Pedra é feita de uma espécie de barro e tem um pico de temperatura maxima na ordem dos 25/26ºC o que é ideal.
O acessório foi-me oferecido por um amigo que em tempos teve uma iguana e que comprou a dita pedra por se cansar de ver o animal queimado das lâmpadas de cerâmica e dos tubos.

Por compreender e ter consciência de que nem todos os acessórios têm um funcionamento idêntico, aconselhei antes a terem sempre um cuidado especial na escolha e na compra dos artigos.

Cumps
hperika
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta nov 29, 2012 4:42 pm

Nós temos a sala climatizada.
Com o nº de terrários e de tarântulas (e não só) que temos não era prático os tapetes, nem cabos.
Penso que os tapetes na lateral serão suficientes desde que monitorizem a temperatura interna do(s) terrário(s) :wink:
zord
Membro Veterano

sábado dez 01, 2012 10:12 pm

Eu achei estranho que ao por o tapete de aquecimento na lateral do terrario a minha Rosea colou-se logo a essa mesma lateral.. Eu neste momento estou com 9 invertebrados.. 7 lings e 2 juvenis e os tapetes também são um bocado chatos para mim.. estou a analisar outro solução.. como por exemplo um aquecedor a gás ou um aquecedor electrico ECONOMICO, com termostado.

De todas as minhas tarantulas, a rosea e a versicolor, que são as unicas new world que tenho, são as unicas que não comem.. as outras tão mesmo perfeitas para, num caso extremo claro, passar o inverno todo sem comer.
hperika
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado dez 01, 2012 10:27 pm

A temperatura não influencia só a alimentação. Uma Rosea ainda "tolera" variações de temperaturas mas as avics são bem mais sensíveis. :wink:
zord
Membro Veterano

quinta dez 20, 2012 9:36 pm

Com muita pena venho vos dizer que a minha avic morreu :( sem razão aparente...
Responder

Voltar para “Exóticos”