sábado dez 29, 2012 12:05 pm
Ovo cozido só em água é uma óptima opção nestas alturas, assim como cenoura, maçã, enfim, deve dar-lhe fruta, proteína animal (encontrava no ovo ou frango cozido só em água, sem nada mais), cálcio e vegetais.
O cálcio é dado através de queijo fresco ou iogurte natural sem açucares adicionados, não pode ser queijo amarelo ou parecidos, nem iogurte de aroma ou com açúcar.
Aconselho a criar um esquema, por exemplo:
Segunda-Feira - Dia do ovo
Terça-Feira - Dia da cenoura
E por aí a diante, desta forma cria uma dieta fixa, não aconselho a misturar várias frutas, uma de cada vez é o ideal e nada de pedaços exagerados, o ovo deve ser dado um terço de um ovo de tamanho normal até os bebés começaram a alimentar-se (Eles começam ao 8º dia aproximadamente, mas só começam a sair do ninho para se alimentar melhor a partir do 12º dia mais ou menos, então aumente a dose do ovo nessa altura, para os bebés também comerem), por favor, lembre-se de que a comida cozinhada como o ovo e o frango deve ser oferecida morna ou fria, não ofereça quente pois pode queimar os pequenos ou a mãe, continuando, e a carne de frango (eu fazia bifes de frango cozidos, achava melhor que partes de frango, é mais prático e não tem já a pele!) deve ser dada uma dose do tamanho de uma unha normal por cada bebé após o 12ºdia e também para a mãe durante toda a amamentação, nesse período como já disse, só um pedaço pois só a mãe comerá e ficará a estragar, sendo prejudicial.
O resto é simples, uma rodela de cenoura por cada, uma de pepino por cada, etc etc, o maior cuidado é mesmo a proteína animal.
Quanto ao cálcio, uma colher de café por cada Hamster é suficiente, pessoalmente eu dou uma vez por semana, quanto ao ovo e à carne, duas quando estão a amamentar e os restantes dias que sobram dou vegetais e frutas.
Devo dizer que dá um belo resultado e a diferença entre bebés com uma alimentação reforçada dada desde logo à fêmea e depois aos bebés e entre bebés que continuaram só com a ração normal é grande.
Já agora, se não estão acostumados a comer nada disto (Deviam estar pois é essencial, mas claro, em menos quantidade que na amamentação), comece por dar menos e aumente até à dose normal, para não haver nenhum problema.