Briga entre Hamster russos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
anamarques29
Registado: domingo jan 27, 2008 1:02 pm

quarta dez 26, 2012 10:46 pm

Ola Boa noite a todos,

Este ano pelo aniversário da minha filha ofereci-lhe um casal de hamsters russos.
Até aí tudo bem :) a criança ficou feliz e os papás também.
O casal vive feliz numa mansão de 3 andares com todas as comodidades e carinhos.
No entretanto viemos passar o natal á terrinha e tivemos de trazer os bichinhos. Numa T1 mas com muito espaço para o casal.
Então não é que no 3 dia começaram a brigar, a femea está muito agressiva e até chegou a ferir o macho.
Alguem me pode ajudar e explicar o que se passa?
O macho está completamente submisso e a femea agressiva até pra nós :(
Não sei mesmo o que se passa eles sempre se deram bem e eles até dormiam juntos na mesma casita e tudo. :(

alguem me pode dar uma dica ou tentar explicar o que se passará?

Eu já os separei, mas cada vez que os tento aproximar dá sempre briga e agressividade por parte da femea.

Agradeço se alguem poder ajudar.

Cumprimentos.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quarta dez 26, 2012 11:11 pm

Os hamsters são animais solitários, não podem viver em conjunto.
Provavelmente a femea está grávida, e tem um problema se for verdade.
Os hamsters teem ninhadas grandes e se juntar macho com fêmea tem ninhadas todos os meses.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quinta dez 27, 2012 12:31 am

Na natureza os hamsters têm os seus territórios individuais bem definidos e só se encontram para acasalar. O problema do seu casal está aí.

Deram-se bem ao início talvez por ainda serem jovens ou a fêmea estar no cio. Juntos vão continuar a brigar até um ou os dois morrerem à custa disso e terá ninhadas todos os meses.

Se ela já estiver grávida terá de arranjar uma gaiola para cada uma das crias assim que elas estiverem desmamadas.
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta dez 27, 2012 12:50 am

Bom, é basicamente tudo o que aqui já foi dito, é a razão pela qual isso ocorreu com os seus Hamsters, como já disseram é importante a separação urgente de ambos, a partir do 45º dia as lutas começam a ser mortais, uns começam logo, outros mais tarde, mas todos eles vivem tristes, contra a sua natureza se forem obrigados a viver na mesma gaiola, estarão em pleno stress a vida toda, se ela não estiver grávida no final de tudo, então a agressividade dela deriva de todo o stress acumulado, não é de facto bom, além de que muitas doenças têm mais facilidade em atacar e se desenvolver num Hamster stressado, há doenças contagiosas que podem facilmente apanhar um e o segundo apanhar de seguida também por viverem juntos, é outro motivo pelo qual é tão importante a separação de Hamsters.

Ter uma ninhada não é nada fácil e exige alguns cuidados e mais tempo a preparar uma dieta para a Hamster enquanto estiver a amamentar e pelo menos duas semanas depois do desmame dos bebés para se recuperar de todo o desgaste de uma ninhada.
Vou esperar que não esteja, mas certamente está, é mais provável que improvável, não se esqueça que um casal de animais férteis irá procriar se forem mantido juntos e é de nossa responsabilidade não deixar que isso aconteça.

Se se confirmar a gravidez, não use uma gaiola de andares durante a amamentação da fêmea, retire roda e brinquedos, deixe só substrato, material para o ninho, água e comida e o desmame dá-se entre os 25 e os 30 dias de vida, nessa altura poderá colocar de novo tudo para ela e nas gaiolas dos futuros bebés, aconselho a abrir um tópico por aqui ou um anúncio em sites de classificados assim que confirmar que ela esteja grávida, para dessa forma arranjar o máximo possível de reservadores para os bebés, dessa forma evita ter de comprar tantos alojamentos e claro, seria digno se informasse também o adoptante/comprador do que aqui lhe dissemos, ou seja, não venda em dupla se é para eles ficarem juntos no novo dono, faça um questionário para ter a certeza de que serão bons donos.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta dez 27, 2012 12:23 pm

Como já todos disseram, os hamsters são solitários. Separe imediatamente.
anamarques29

sábado dez 29, 2012 11:08 am

Bom dia,

Confirma-se que os nossos hamsters vão ser papás :)
Já estão separados desde o inicio das brigas.
Ela já está numa casinha sem brinquedos e sem roda, só com comida e água.
Quanto á alimentação deles já estava a dar-lhes versele-Laga, pareceu-me a mais adequada. De qualquer maneira sei que ela precisa de mais calorias agora neste estado. O que é que me aconselham a dar-lhe? Alguns cuidados mais que devo manter?
Quanto á ninhada, como posso anuncia-la para doar ou vender?

Se alguem puder ajudar agradeço.

Cumprimentos a todos,
CristinaFrr
Membro Veterano

sábado dez 29, 2012 12:05 pm

Ovo cozido só em água é uma óptima opção nestas alturas, assim como cenoura, maçã, enfim, deve dar-lhe fruta, proteína animal (encontrava no ovo ou frango cozido só em água, sem nada mais), cálcio e vegetais.
O cálcio é dado através de queijo fresco ou iogurte natural sem açucares adicionados, não pode ser queijo amarelo ou parecidos, nem iogurte de aroma ou com açúcar.
Aconselho a criar um esquema, por exemplo:

Segunda-Feira - Dia do ovo
Terça-Feira - Dia da cenoura

E por aí a diante, desta forma cria uma dieta fixa, não aconselho a misturar várias frutas, uma de cada vez é o ideal e nada de pedaços exagerados, o ovo deve ser dado um terço de um ovo de tamanho normal até os bebés começaram a alimentar-se (Eles começam ao 8º dia aproximadamente, mas só começam a sair do ninho para se alimentar melhor a partir do 12º dia mais ou menos, então aumente a dose do ovo nessa altura, para os bebés também comerem), por favor, lembre-se de que a comida cozinhada como o ovo e o frango deve ser oferecida morna ou fria, não ofereça quente pois pode queimar os pequenos ou a mãe, continuando, e a carne de frango (eu fazia bifes de frango cozidos, achava melhor que partes de frango, é mais prático e não tem já a pele!) deve ser dada uma dose do tamanho de uma unha normal por cada bebé após o 12ºdia e também para a mãe durante toda a amamentação, nesse período como já disse, só um pedaço pois só a mãe comerá e ficará a estragar, sendo prejudicial.
O resto é simples, uma rodela de cenoura por cada, uma de pepino por cada, etc etc, o maior cuidado é mesmo a proteína animal.

Quanto ao cálcio, uma colher de café por cada Hamster é suficiente, pessoalmente eu dou uma vez por semana, quanto ao ovo e à carne, duas quando estão a amamentar e os restantes dias que sobram dou vegetais e frutas.
Devo dizer que dá um belo resultado e a diferença entre bebés com uma alimentação reforçada dada desde logo à fêmea e depois aos bebés e entre bebés que continuaram só com a ração normal é grande.

Já agora, se não estão acostumados a comer nada disto (Deviam estar pois é essencial, mas claro, em menos quantidade que na amamentação), comece por dar menos e aumente até à dose normal, para não haver nenhum problema.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado dez 29, 2012 2:25 pm

Não use nem algodão nem pedaços de tecido ou algo com fibras nos ninhos, pois pode enrolar-se nalgum membro e amputar...use tiras de papel higienico ou de papel absorvente de cozinha.
anamarques29

domingo dez 30, 2012 11:47 pm

Boa Noite,

Bem para ser sincera nem sei .... será que ela está mesmo grávida?
Dá-me sensação que ela anda stressada na nova casita :(
Eu sei que é pequena e não tem roda nem brinquedos e dá-me a sensação que ela stressa. Só quer sair dali.... durante o dia anda bem e não está agitada á noite é o horror, até dá pena da pikena :(
O que hei-de fazer?

Terá sido boa ideia tirar a rodinha?

Se alguem me souber ajudar....
Agradeço :)
LaisaDegiane
Membro
Registado: sexta out 26, 2012 10:58 am

segunda dez 31, 2012 1:42 pm

Qual tamanho da gaiola? Isso inluencia mto.
Ja agora a quanto tempo acha que ela ta prenha, o periodo de gestação dos russos são a cerca de 20 dias.
"Fica o aviso aqui: quem zela pelo outro, preserva seu maior bem."
BLOG: http://www.lovelyhamster.com/
FACE: https://www.facebook.com/bloglovelyhamster
Instagram: @bloglovelyhamster
anamarques29

segunda dez 31, 2012 1:48 pm

Olá

O tamanho é tipo t1 mas sem andar, porque assim foi recomendado.
Portanto eu acredito que ela estará grávida +/- desde o dia 22/12.

Não sei qual será o problema dela :(

Vou esperar para ver o que acontece. Ela efectivamente está mais redondinha e nota-se os mamilos. Logo tenho mesmo que esperar para ver e continuar a dar-lhe uma alimentação mais completa.

Certo???

Cumprimentos,
anamarques29

quinta jan 03, 2013 12:40 am

Olá Pessoal,

A minha Hamster continua deveras stressada, já a coloquei numa casita melhor, mas continua sem rodinha e sem brinquedos, e agora anda a roer as grades da gaiola.

O que é que eu faço? Dá-me pena ver a pikena naquele estado :(

Alguém tem ideias do que posso fazer?

Até me parece que ela nem está a ligar muito á comida nem nada?

O que voçês me aconselham?

Cumprimentos,
LaisaDegiane
Membro
Registado: sexta out 26, 2012 10:58 am

quinta jan 03, 2013 12:57 pm

Te recomendaram coisa errada entao.
Pra russo é de no minimo 2 andares. A ajitação dela pode ser isso.
Ela ja esta separada do macho né?

Se da pra ver as maminhas entao capaz que esta mesmo.
Tenta dar ovo cozido pra ela, sem sal, frutas, legumes, pra ela ficar bem nutrida.

E qdu nascer, e vc for doar, nao doe mais de um pra mesma pessoa, que é pra nao acontecer de virem a ter crias.
"Fica o aviso aqui: quem zela pelo outro, preserva seu maior bem."
BLOG: http://www.lovelyhamster.com/
FACE: https://www.facebook.com/bloglovelyhamster
Instagram: @bloglovelyhamster
CristinaFrr
Membro Veterano

sexta jan 04, 2013 12:05 am

Acredito que ela se esteja a referir ao recomendado para o ambiente ideal para ter a ninhada, estou errada? Como li que viviam numa gaiola de 3 andares no primeiro posto acredito que era a isso que se referiu, se for, nesse caso está correcto, uma vez que não devem estar presentes andares durante a amamentação dos bebés, infelizmente nesta idade eles podem-se magoar com qualquer coisa, assim como a fêmea, por isso é aconselhável não existir andares nem brinquedos na gaiola até pelo menos o 20º dia de vida dos bebés.
No entanto é bom que a gaiola tenha pelo menos 50cm, não aconselho uma muito grande também porque alguns bebés acabam por ficar perdidos pelo alojamento, morrendo ao frio, 50cm para mim é o que considero ideal para criar a ninhada até ao 20º dia de vida, depois voltam para o alojamento normal e grande, ainda assim, só coloco a roda quando desmamam,nos próprios alojamentos novos deles.

Hamsters grávidas por norma ficam mais nervosas (ou em casos mais raros, mais paradas) e agressivas, se ela realmente estiver diria que é normal tal comportamento, tirando o facto de ela não comer como antes, isso sim é estranho e deveras preocupante.
O stress pode também vir da mudança feita na gaiola dela, geralmente Hamsters stressam com essas coisas.
É de extrema importância que nunca deixe faltar nada à fêmea nesta altura, pois qualquer falta de alimentação pode levá-la a matar um ou mais filhotes, assim como falta de água, quando e se ela realmente der à luz, esteja atenta ao bebedouro para ver se ela não faz o ninho de baixo dele, pois é chato porque esvazia tudo nas aparas e nos bebés, outra coisa importante também é desde já avisar que os bebés começam a beber água lá pelos 12 dias de vida, então é importante saber que o bebedouro precisará de estar ao alcance deles, para evitar futuros desgostos, pois já vi acontecer, a pessoa não saber que eles bebiam tão cedo e ter o bebedouro alto de mais.
Outra coisa, mantenha a gaiola num local sem movimentação exagerada e sem sons exagerados, para ela não se sentir ameaçada por nada, só mexa na gaiola quando for restritamente necessário.
Responder

Voltar para “Exóticos”