Higiene Hamster

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Oney
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2013 10:00 pm

domingo jan 06, 2013 1:29 am

O meu hamster sírio faz as suas necessidades no ninho onde dorme, isto é normal? Para além de fazer as necessidades também lá guarda comida e penso que comer comida que esteve em contacto com as suas fezes não deve ser muito bom, que devo fazer em relação a isso?
Por fim, em relação à limpeza da gaiola o que devo usar? Tenho usado limão e água por não ser tóxico nem ter um cheiro muito forte, devo continuar?

Obrigada!

Já agora apresento vos o meu hamster, Baloo :)
http://prntscr.com/o9mgz
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo jan 06, 2013 5:39 am

ponha um wc com areia própria para roedores para ver se ele começa a ir fazer la.
pode usar vinagre que é mais higiénico que o limão e o cheiro sai facilmente
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

domingo jan 06, 2013 2:33 pm

É chato, muito chato, sei como é, por isso deixei de usar casotas, há certos Hamsters que não mudam mesmo que tentemos, mas também nunca fui fã de casotas, pelo menos não daquelas que têm janela pequena que o Hamster confunde com a porta ou aquelas que não têm ventilação e ficam mais que húmidas, além disso tenho Hamsters um pouco grandes, a menina que foi para a Daniela da Casa Do Hamster ficou entalada numa janela, deu dó, tirámos a casota logo.

Pode tentar o dito a cima, mas não sei se irá resultar, vai depender muito do Hamster, já agora, para acrescentar ao que disseram a cima, tente não comprar areia com perfume para o WC, porque já perdi um Hamster numa dita própria com perfume.

A gaiola tem algum canto? Gaiolas redondas são muito chatas para eles, por isso convém ter cantos, se não tiver, pode ser um dos motivos.

Quanto à lavagem, uso desinfectante próprio (compro na farmácia) e vinagre, mas aproveito e respondo aqui ao outro seu tópico também sobre isso, pois acabei de o ler também, de facto tem de tirar o Hamster enquanto desinfecta e também as aparas etc, porque qualquer resíduo de produto pode matar.
Atenção com o limão, deve ser bem lavado depois, é um dos alimentos proibidos para o Hamster.
Oney
Membro Júnior

domingo jan 06, 2013 3:20 pm

A gaiola tem cantos, mas acho que ele só os usa para fazer xixi. A casinha dele é de plástico mas não me parece que fique húmida, pelo menos não no inverno, no verão se eu vir que é o caso arranjo outra alternativa.
Já agora poderia dizer me o nome do desinfectante que compra? É que eu ando super paranóica com a desinfecção da gaiola e quero ter a certeza que fica limpinha e que ele não corre nenhum risco.

Obrigada!
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

domingo jan 06, 2013 7:07 pm

Olá de novo,

É desinfectante para nosso uso também, foi uma enorme ajuda para quando tive cauda-molhada cá por casa que veio com uma Hamster que comprei e também já me tem safado bem em outros casos de vírus, chama-se Cloro-Hexidina, é relativamente barato se só tiver de limpar uma gaiola, eu deixo um pouco a actuar, uns minutos e depois passo várias vezes por água a bandeja, isto não pode de forma alguma entrar em contacto com o Hamster, ou seja, nenhum resíduo deve ser deixado após a lavagem, assim como qualquer outro tipo de desinfectante natural, pode também ser usada para borrifar as mãos se tiver mais que um Hamster, de forma a desinfectar as mesmas sem ser necessário andar sempre a ir à casa de banho.

É a seguinte: http://www.segredodaplanta.com/dnn/Defa ... ductID=676

Até agora estou extremamente satisfeita com a mesma, além disso, não tem cheiros.
Oney
Membro Júnior

domingo jan 06, 2013 7:54 pm

Hoje ainda vou desinfecta la com vinagre, mas amanhã vou tratar de comprar esse desinfectante!
Muitíssimo obrigada!!
Responder

Voltar para “Exóticos”