Dúvidas sobre furões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
EddieVeiga
Membro Júnior
Registado: quarta jan 16, 2008 10:21 pm

segunda fev 18, 2013 10:22 pm

Boa noite, ando já há imenso tempo a querer ter um furão e finalmente encontrei um senhor que está a vender, ainda são bebés só daqui a talvez um mês a possa ter. Mas eu tenho a casa cheia de animais, tenho cinco cães e dois gatos e todos eles andam pela casa á vontade todos se dão bem, e eu queria um furão não como animal de gaiola mas sim para andar pela casa, porque nós passamos parte do dia fora de casa e os animais ficam sempre por cá e sempre dava para o furão ir brincando. Tenho várias questões que gostava que me ajudassem:
1º será possível eu domesticar o furão como animal de casa e não de gaiola? se sim como?
2º será que ele poderá vir a atacar um dos meus animais? (este é o meu maior medo, porque aí não me iria mesmo perdoar se algum dos meus animais ficasse magoado)
3º eles obedecem ou são muito ruins com ordens? será que é muito dificil domesticá-los?
4º a minha casa tem vários sítios onde ele se poderá esconder e tenho imenso medo que ele decida esconder-se num deles ou roer fios eléctricos ou outra coisa potencialmente perigosa para este. Que posso fazer relativamente a algumas das coisas inevitáveis tais como fios eléctricos e sítios que não são possíveis de tapar tal como debaixo do frigorifico?
5º Ele poderá usar a caixinha de areia dos gatos? ou a Areia em de ser apropriada? se tiver de ser uma própria qual é?

Ajudem-me a esclarecer estas questões por favor, obrigada :)
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda fev 18, 2013 11:14 pm

1º será possível eu domesticar o furão como animal de casa e não de gaiola? se sim como?

Sim é possivel mas é complicado pois os furões sao muito curiosos e adoram deitar coisas ao chão e esconder o que acham piada

2º será que ele poderá vir a atacar um dos meus animais? (este é o meu maior medo, porque aí não me iria mesmo perdoar se algum dos meus animais ficasse magoado)

sim sao bem capazes disso...a minha furona atacava caes e atacava um gato que acolhi mas se for bem socializado pode dar-se bem mas imprevistos acontecem.

3º eles obedecem ou são muito ruins com ordens? será que é muito dificil domesticá-los?

eles sao super inteligentes o problema é que são ainda mais teimosos portanto n espere conseguir dar ordens a um furão como da a um cao. eles aprendem pequenos truques mas n sao animais la muito obedientes

4º a minha casa tem vários sítios onde ele se poderá esconder e tenho imenso medo que ele decida esconder-se num deles ou roer fios eléctricos ou outra coisa potencialmente perigosa para este. Que posso fazer relativamente a algumas das coisas inevitáveis tais como fios eléctricos e sítios que não são possíveis de tapar tal como debaixo do frigorifico?

pois eles metem-se em qualquer cantinho e pode ter graves problemas com isso! quanto aos fios nem por isso mas buracos e coisas que possam partir é quase certo que va parar ao chao, eles conseguem trepar para sitios que nunca imaginamos!

5º Ele poderá usar a caixinha de areia dos gatos? ou a Areia em de ser apropriada? se tiver de ser uma própria qual é?

sim podem aprender a ir a caixinha dos gatos como podem ganhar sisma com outro canto qualquer e isso influenciar os caes ou os gatos a fazer fora do sitio tambem.
rachel17
Membro Júnior
Registado: terça set 11, 2012 4:34 pm

segunda fev 18, 2013 11:16 pm

Olá!
1 - Sim um furão nem sequer é um animal para estar fechado 24h por dia numa gaiola, têm que ser soltos para soltarem energias, brincarem, correrem etc! Porém os furões passam muito tempo a dormir, mas quando entram em actividade ninguém os pára :lol: Mas penso que um furão não seja animal para estar constantemente solto, pois é preciso muito cuidado porque eles gostam de se meterem em todo o lado e isto poderá ser perigoso, obviamente.
2 - Pelo que tenho visto, e por experiência própria, os furões não são animais para atacarem um outro carnívoro ainda para mais se o vai trazer em bebé maior as possibilidades de se darem bem e brincarem todos juntos. Deve de ter a consciência se os cães e gatos que tem têm sido receptivos de cada vez que introduziu um animal novo cá em casa. A minha pequenita dava-se muito bem com os meus gatos e foi habituada desde pequena.
3 - Como vai trazer o seu em bebé ao inicio ele vai provavelmente morder muito, e pode até aleijar, não é por mal, é brincadeira dele ou pode ser devido a alguma ansiedade de estar num ambiente novo, etc, mas é algo a corrigir. É apenas uma fase e que com a idade desaparece se o corrigir e ensinar ele não pode brincar com ele dessa maneira.
4 - Nunca deve de deixar um furão sozinho num sitio onde possam existir perigos. Os furões metem-se em todo o lado e gostam de se esconder para brincar, além disso eles gostam de desarrumar e espalhar tudo o que encontram :lol: tinha uma que tinha uma para entrar numa gaveta e tirar as coisas lá dentro para depois ir brincar com elas.
5 - Sim ele poderá usar a caixinha dos gatos. Existem umas próprias à venda para furões, parecidas com uns triângulos, mas pode usar uma dos gatos. A areia pode ser de gato também.
Espero ter ajudado e boa sorte com o surtudo :wink:
EddieVeiga
Membro Júnior

segunda fev 18, 2013 11:30 pm

Antes de mais um muito obrigado pelas respostas. :)

Até agora não tive problemas com a vinda de novos animais para cá apenas com uma cadela pincher que adotei já adulta que era utilizada para caça, o que me leva a ter medo da reacção dela, se bem que os furões segundo sei quando se sentem em perigo defendem-se, mas tenho um pouco de receio que se magoem.

Então convém apenas deixa-lo á solta quando estou por perto? E quando não estamos por casa mante-lo na gaiola?

Se acharem importante mais alguma informação sobre os mesmo agradecia pois isso irá ajudar imenso à forma como irei lidar com o meu futuro furão.
Sasha99
Membro Veterano

segunda fev 18, 2013 11:34 pm

sim é melhr alem disso tem de se lembrar que um furão n pode ter tantas horas de luz como um cao ou gato.
EddieVeiga
Membro Júnior

segunda fev 18, 2013 11:45 pm

ou seja convém estar num sitio mais escuro? ou fala em relação a luz artificial?
Sasha99
Membro Veterano

terça fev 19, 2013 12:36 am

EddieVeiga Escreveu:ou seja convém estar num sitio mais escuro? ou fala em relação a luz artificial?
convem NO MAXIMO dar-lhe 8hrs (o recomendado é menos mas pronto) de luz diariamente e ter a gaiola num sitio sem luz natural ou artificial para ele poder estar nas horas restantes.
EddieVeiga
Membro Júnior

terça fev 19, 2013 1:22 am

irei certificar-me de um sitio com menos claridade para a manter.

muito obrigada então, daqui a umas semanitas se tudo correr bem irei ter a tão esperada ''furoa''. :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 19, 2013 6:06 pm

As fêmeas exigem certos cuidados, sugiro que se informe bem sobre o ciclo de estro das mesmas antes de adoptar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

EddieVeiga
Membro Júnior

sexta fev 22, 2013 12:40 am

boa noite, sim, pelo que li, elas têm o 'cio' na altura da primavera, e eu estou a pensar em primeiro deixar acasalar e no ano seguinte depois do registo feito mandar ''castrar'' não sei se será a palavra indicada visto que é uma fêmea, mas estou a par dos riscos que correm durante o cio, e tenho imenso medo que lhe aconteça algo.
rachel17
Membro Júnior
Registado: terça set 11, 2012 4:34 pm

sexta fev 22, 2013 11:46 am

Porque é que a quer acasalar e só depois castrar? Porque não o faz já no primeiro ano? Para primeiro furão não é boa ideia querer ter já uma ninhada deles na minha opinião :roll:
EddieVeiga
Membro Júnior

sexta fev 22, 2013 8:55 pm

por motivos econômicos só no verão terei possibilidades monetárias para tanto registar como estrelizar, e ao mesmo tempo gostava que ela tivesse pelo menos uma ninhada... acha que será má ideia? se sim, porquê?
EddieVeiga
Membro Júnior

segunda fev 25, 2013 2:10 am

Boas noites, no principio de março irei então ter o meu furão (yeeeeyyyy!! mais uma semaninha ou duas e cá estará ele!) e ando a preparar as coisas, a gaiola já tenho, era das minhas chinchilas, e eu queria saber o que devo comprar ou fazer (por exemplo coisas que se possam fazer em casa para por na gaiola ou mesmo brinquedos), que produtos devo usar por exemplo na limpeza da gaiola ou até mesmo para reduzir o cheiro, a areia da casa de banho, o que por no chão da gaiola, os brinquedos essenciais para quando estiver sozinho, a comida indicada ou petiscos, enfim tudo o que os vossos furõezinhos têm que me indiquem e se puderem indicar alguma loja, online ou uma loja local entre a margem sul e lisboa, que vendam coisas boas para furões de preços acessíveis, por favor indiquem-me, vejo muito poucas coisas para furões nas lojas e tenho receio de comprar algo a que eles tenham má reação ou assim, por isso apelo a vossa ajuda de modo a conseguir dar um lar 5* ao meu bebé. Muito obrigada :)
Sasha99
Membro Veterano

terça fev 26, 2013 1:10 pm

quanto pretendes gastar em ração?
n te esqueças da pasta de malte e o furovite que lhes fazem mt bem
guloseimas recomendo as latinhas da purina grumet gold
EddieVeiga
Membro Júnior

sábado mar 02, 2013 12:21 am

Boa noite, só agora vi. Já tenho a pequenina e chama-se Isis, derivado de deusa do amor, ela é um amor mas tem uns dentinhos e umas unhas, em poucas horas as minhas mãos estão cheias de marquitas. Ela é muito pequenina mesmo, só tem um mês e uns dias, e como é tao pequenina desmontei metade da gaiola, tive receio que ela caísse e se magoasse visto ser tão pequena, só quer é dormir, e morder, assim que a meti na caixinha de areia fez logo as necessidades ao qual lhe dei uma guloseima que comprei da marca Cunipic para a compensar e mostrar que fez muito bem. Comprei uma ração própria para bebés da marca Cunipic junior também. Pelo que o senhor da loja me explicou esta é uma ração muito boa, que opinião me dão?

os senhores onde a comprei aconselharam durante uns tempos dar leite próprio para gatos com metade de água, qual a vossa opinião?

e os senhores ainda me falaram que não era necessário pagar cento e tais euros para legalizar, basta ter o boletim de vacinas em dia, com eles não houve nenhum problema até a data com os seus furões será mesmo? já falei com um veterinário que a viu hoje por acaso e ele disse que ele próprio ia falar com a chefe e poderiam tentar mandar vir as vacinas para lhe dar e podem fazer a desparasitação daqui a uma 3 semanitas.

Cá em casa não falta entusiasmo e pelo que me parece todos os meus animaisinhos estão a aceitar bem, e alguns têm medo dela, uma coisita tão pequena que já impõe tanto respeito x)

agora voltando ao assunto, Sasha qual a pasta de malte? e o furovite o que é?
as latinhas da purina irei comprar x)

Muito obrigada pela ajuda a dar uma boa estadia a minha Isis , muito boa noite.
Responder

Voltar para “Exóticos”