Engano no veterinário? - Chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
steve2012
Membro Júnior
Registado: terça dez 18, 2012 3:40 pm

sábado mar 16, 2013 7:04 pm

Boa tarde a todos,

Hoje fui a um veterinário com a minha chinchila. Na clínica, o vet de exóticos não estava lá e fui atendida por um outro veterinário de clínica geral. Este administrou metade de uma pipeta de uma embalagem semelhante a esta (penso que foi esta mesmo):
Imagem
Eu achei estranho e perguntei-lhe como é que aquela substância actuava e ele disse-me que era absorvido pela pele do bicho, ou seja era desparasitante interno e externo. Referiu ainda que as chinchilas não devem tomar desparasitantes orais uma vez que o seu organismo é muito sensível. E para lhe administrar a pipeta molhou o pelo do bicho... é sabido que o pelo das chinchilas não deve ter qualquer humidade! O que é certo é que voltei para casa e fui investigar o produto... É apenas para gatos com menos de 4kg... Alguma vez a vossa chinchila foi desparasitada assim? Pela minha pesquisa devia ter sido com um desparasitante oral..

Peço a vossa ajuda uma vez que na net não encontro informação adequada. Terei que agir rapidamente caso esta substância lhe faça mal.

Obrigada desde já!
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado mar 16, 2013 7:23 pm

Esse veterinário é um charlatão de primeira! Só fez porcaria e só disse porcaria!

NUNCA se deve usar tal desparasitante em chinchilas! Utiliza-se sim um desparasitante ORAL, ou injectável. NUNCA essas pipetas!

Fique bem atenta ao seu chinchila, e se notar alguma alteração, por mínima que seja, corra com ele ao veterinário (mas não esse onde foi, que ainda é capaz de matá-lo com a sua ignorância).

Espero que corra tudo bem.
steve2012
Membro Júnior

sábado mar 16, 2013 8:08 pm

Mas que alterações possíveis que é podem ocorrer...? Fará mesmo mal à chinchila?!
steve2012
Membro Júnior

sábado mar 16, 2013 8:11 pm

Fui pesquisar os principios activos (Imidacloprid + Moxidectina) e encontrei um site que diz que este é um antiparasitário misto...
http://www.infochinchillas.com/teraantip.html
Já não sei o que pensar...
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado mar 16, 2013 8:26 pm

É desparasitante externo e interno, mas dada a natureza das chinchilas, talvez não seja o mais apropriado para elas.
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda mar 18, 2013 12:44 am

GSfanatic Escreveu:Esse veterinário é um charlatão de primeira! Só fez porcaria e só disse porcaria!

NUNCA se deve usar tal desparasitante em chinchilas! Utiliza-se sim um desparasitante ORAL, ou injectável. NUNCA essas pipetas!

Fique bem atenta ao seu chinchila, e se notar alguma alteração, por mínima que seja, corra com ele ao veterinário (mas não esse onde foi, que ainda é capaz de matá-lo com a sua ignorância).

Espero que corra tudo bem.
Porquê? E qual a substancia activa indicada no desparasitante para chins?
steve2012
Membro Júnior

quinta mar 21, 2013 2:52 pm

Até agora já passou quase uma semana e não aconteceu nada, penso que é um modo de desparasitar válido...
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

quinta mar 21, 2013 10:55 pm

Não sei qual a necessidade de desparasitar um animal que não se sabe se tem ou não parasitas.

Fazendo isso está-se a afectar o fígado. Ainda para mais aplicar um produto que combate parasitas que as chinchilas não têm. Devido é grande densidade do pêlo da chinchila, está automaticamente protegida contra parasitas externos.

Se a chinchila se apresenta bem de saúde e com bom peso, mais vale pedir exames periódicos às fezes do que lhe estar a dar desparasitantes sem que haja necessidade. Há quem pessa exames de 3 em 3 meses ou até e 6 em 6 meses.
Por 10€ enviam ou entregam em mão uma amostra de 3 ou 4 caganitas na faculdade de medicina veterinária e pedem uma análise. Se realmente o teste der positivo aí sim desparasitam. Preferencialmente via oral com um comprimido desfeito dentro de uma passa ou dentro de outra guloseima da preferencia da vossa chinchila.

Às vezes cuidamos melhor das nossas chinchilas não as medicando do que fazendo-o inutilmente.
Elas certamente agradecem e a longo prazo nós também pois todos queremos tê-los por muitos e bons anos.
CarlaMenezes
Membro
Registado: domingo set 30, 2012 2:48 pm

quarta mar 27, 2013 4:17 pm

sergiofrpe Escreveu:Não sei qual a necessidade de desparasitar um animal que não se sabe se tem ou não parasitas.

Fazendo isso está-se a afectar o fígado. Ainda para mais aplicar um produto que combate parasitas que as chinchilas não têm. Devido é grande densidade do pêlo da chinchila, está automaticamente protegida contra parasitas externos.

Se a chinchila se apresenta bem de saúde e com bom peso, mais vale pedir exames periódicos às fezes do que lhe estar a dar desparasitantes sem que haja necessidade. Há quem pessa exames de 3 em 3 meses ou até e 6 em 6 meses.
Por 10€ enviam ou entregam em mão uma amostra de 3 ou 4 caganitas na faculdade de medicina veterinária e pedem uma análise. Se realmente o teste der positivo aí sim desparasitam. Preferencialmente via oral com um comprimido desfeito dentro de uma passa ou dentro de outra guloseima da preferencia da vossa chinchila.

Às vezes cuidamos melhor das nossas chinchilas não as medicando do que fazendo-o inutilmente.
Elas certamente agradecem e a longo prazo nós também pois todos queremos tê-los por muitos e bons anos.

Sou da mesma opinião....

Só queria acrescentar que faço esses exames às fezes dos meus animais por 6 euros cada, é um pouco mais barato do que na faculdade, pelos vistos. E tenho o resultado no mesmo dia.
sergiofrpe
Membro

quarta mar 27, 2013 5:18 pm

CarlaMenezes Escreveu:
sergiofrpe Escreveu:Não sei qual a necessidade de desparasitar um animal que não se sabe se tem ou não parasitas.

Sou da mesma opinião....

Só queria acrescentar que faço esses exames às fezes dos meus animais por 6 euros cada, é um pouco mais barato do que na faculdade, pelos vistos. E tenho o resultado no mesmo dia.
Onde?
CarlaMenezes
Membro
Registado: domingo set 30, 2012 2:48 pm

quinta mar 28, 2013 10:57 am

sergiofrpe Escreveu:
CarlaMenezes Escreveu:

Sou da mesma opinião....

Onde?
Em Almada, onde vivo. Numa clínica só para animais exóticos, chama-se VetExóticos.
sergiofrpe
Membro

sábado mar 30, 2013 5:49 pm

Embora com algum atraso, Obrigado!
Eles aceitam as amostras das fezes por correio também, ou apenas pessoalmente? Como vivo em loures compensar-me-ia mais fazendo o envio.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

terça abr 02, 2013 6:02 pm

Esse desparasitante não é tóxico para chinchilas, e pode ser aplicado nas mesmas, mas apenas em caso de sarna ou otites a ácaros.
sergiofrpe
Membro

terça abr 02, 2013 7:29 pm

ZezinhoManel Escreveu:Esse desparasitante não é tóxico para chinchilas, e pode ser aplicado nas mesmas, mas apenas em caso de sarna ou otites a ácaros.
Utilizar um desparasitante em Otites? Otites tratam-se com Antibióticos e Anti inflamatórios.

Só mais 2 pontos:

1º qual é a parte que não entendem que as chinchilas APENAS devem ser desparasitade via Oral ou via intravenosa?

2º porque insistem desparasitar um animal que não sabem se está ou não com parasitas? A desparasitação não deve ser preventiva. Julgo vocês só tomam analgésicos quando vos doi a cabeça e não andam a tomar para evitar que a venham a ter. Gastem 6€ de 3 em 3 ou de 6 em 6 meses e peçam um exame às fezes dos vossos animais. Se der positivo então desparasitem. A longo praso isso só beneficiará a saúde e bem estar dos vossos animais.

Gastem dinheiro em gaiolas grandes e alimentação de topo. Deixem os medicamentos quanto estes são dispensáveis.
Responder

Voltar para “Exóticos”