Ratazana idosa com tumor

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
luamonnerat
Registado: segunda jun 10, 2013 4:09 am

segunda jun 10, 2013 4:32 am

Boa noite,
Peguei minha ratazana com um professor de anatomia na faculdade em março de 2011, ela já tinha uns 4 meses.
Hoje ela está velhinha, com seus 2 anos e meio, e na última terça-feira reparei um nódulo na sua região posterior do lado esquerdo, levei ao veterinário e recebi a pior notícia, é um tumor, e é maligno. :(
Segundo o veterinário o fato de ser uma massa dura, de contorno irregular e não ser móvel (parece estar aderida a músculo, segundo ele) leva a crer que é maligno. Disse que não há o que fazer, uma vez que a biópsia é difícil, e o tratamento envolveria cirurgia (com possível amputação de membro) e quimioterapia, pois não sabemos se há metástase.
Ela parece estar bem, pois não notei emagrecimento, continua a comer e beber água, escalar a grade e andar por ai, e quando tocamos a região com o tumor, ela não reclamou de dor. O vet falou que a única alternativa é esperar, que quando ela apresentar piora, levá-la para eutanásia.
Levei-a ao vet na quinta-feira, e até hoje (domingo) não percebi diferença, nem melhora, nem piora. Estou tão angustiada, não consigo suportar a ideia de que vou vê-la mal. :(
Alguém já passou por essa situação?
Não consigo parar de pensar nisso.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda jun 10, 2013 2:23 pm

Olá luamonnerat...
Lamento imenso pela tua ratazana...

Sim, por aqui há quem já tenha passado pelo mesmo :(
O meu Floyd foi operado a um tumor com sucesso enquanto jovem, mas quando voltou a ter, bem mais velho, o melhor a fazer foi acabar-lhe com o sofrimento...

Uma das minhas meninas mais velhas também se encontra agora com um tumor inoperável, demasiado metido dentro do corpo. Foi diagnosticado ha quase seis meses e concordámos em deixá-la viver enquanto se sentisse confortável. Por enquanto faz a sua vida muito normalmente ^^

A melhora, se é realmente um tumor, não irás ver, acho... por isso alegra-te que esteja estável! Pode ser que ainda tenham alguns meses para passar juntos, se bem que uma menina de dois anos já é uma anciã...

Se quiseres espreitar a nossa comunidade, ali todos partilhão a tua dor...
http://ratz.livreforum.com/
luamonnerat
Registado: segunda jun 10, 2013 4:09 am

segunda jun 10, 2013 4:14 pm

Olá, marianamar.
Lamento pelo seu Floyd.
Minha Leila está bem velhinha mesmo, o que me leva a crer que não vai durr muito tempo. :cry: Estou fazendo o que posso por ela no momento.
Não parece estar com dor, mas tive receio de que pudesse ter alguma dor no futuro, então o veterinário receitou um analgésico pra ela.
Agora é só observar, continuar com o analgésico e torcer pra que ela não sofra muito.
Obrigada pelo consolo! :)
Responder

Voltar para “Exóticos”