Anti-fungico para Chinchilas - Cuidado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

quinta jul 11, 2013 4:11 pm

Creio ser do conhecimento geral os maleficios e a toxicidade do enxofre.
Além de prejudicial às vias respiratórias quando inalado, o enxofre presente em certos antifungicos, quando misturado, na areia do banho vai inevitavelmente ser sujeito ao atrito entre os milhares grãos de areia a pele da chinchila. Sendo o enxofre um elemento inflamável, quando friccionado, este aumenta a sua temperatura chegando mesmo a queimar.

Para melhor terem a percepção experimentem a colocar um pouco de enxofre nas costas de uma das vossas mão com a outra mão esfreguem essa área. Verão que aparecerá em poucos minutos uma vermelhidão nessa área e até mesmo pequenas erupções cutâneas.

O que me levou a escrever esta pequena introdução foi o facto de ter visto na página de uma conceituada criadora de chinchilas a sua receita "caseira" para antifungico. Heis que a receita apresentada é: 50% enxofre + 50% pó talco neutro.
Sinceramente eu não acredito que ela utilize esta receita nas suas chinchilas. E também não sei o motivo que a leva a "prescrever" tal monstuosidade.

Não pretendo denegrir ninguém, por isso não ter mencionado o nome, pretendo apenas alertar no superior interesse do bem estar das nossas chinchilas.
SoniaStar
Membro Júnior
Registado: sábado jul 06, 2013 12:18 am

quinta jul 11, 2013 11:27 pm

Sem dúvida que essa é uma informação bastante importante!

Aproveito também para perguntar, sabe como ou onde arranjar o anti-fúgico?
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quinta jul 11, 2013 11:40 pm

monstrusidade é voce vir aqui falar pelas costas em vez de me abordar directamente sobre o assunto ;)
por acaso já falou com um veterinario sobre isso?
sabia que o enxofre é dos antifungicos mais potentes? é tambem usados nos nossos cremes e pos contra os fungos...
esta receita tenho de criadores que criam há 15 anos, mistura se metade enxofre metade talco, de maneira a nao criar grumos e depois poe se uma pequena colher de chá na banheira de areia e mistura-se.
como friso no meu site, o antifungico é para usar apenas nas alturas de mais humidadee (inverno) ou em momentos pontuais (fungos), sendo que eu apenas forneço o banho de areia 2/3 vezes por semana às minhas chinchilas.
se voce percebe tanto do assunto porque nao cria tambem um site com a sua experiencia do assunto?
secalhar sabe mais do que criadores que criam há 15/20 anos?
acho que um pouco de humildade nao faz mal a ninguem, visto eu também andar a aprender com quem sabe e com quem tem experiencia ;)
da proxima agradeço que me falem directamente, apenas para nao ficarem duvidas no ar nem sentir que de alguma forma me andam a tentar por farpas nas costas. cada um trata dos seus animais como bem entende e se até agora me tem corrido tudo bem é porque deve estar certo, acredito e confio nos meus amigos e professores mais velhos e experientes pois eles já me safaram mais que uma chinchila quando os veterinários já nao sabiam o q fazer ;)
cumprimentos
sergiofrpe
Membro

sexta jul 12, 2013 10:57 am

"falar pelas costas", "farpas"... tal como referi, se fosse essa a minha intenção teria dito a quem me referia e o respectivo site. E além disse não me sinto na obrigação de pedir permissão para alertar os demais criadores ou detentores de chinchilas.

Pretendia, e pretendo, apenas alertar as pessoas para os comprovados (e não desmentidos) perigos e maleficios do enxofre, sobretudo quando utilizado em chinchilas, pelos motivos que acima referi.

"O enxofre é um poderoso antifungico, então vou ignorar a sua perigosidade e maleficência e vou usá-lo nas minhas chinchilas". Isso é uma lógica extremamente perigosa pois assim sendo, eu conheço produtos quimicos com aplicações noutras áreas que também são antifungicos fenomenais, mas se os for aplicar nas chinchilas é certo que elas nunca mais terão fungos, mas também nunca mais terão vida.

Cheguei a ver ser discutido por criadores de chinchilas com alguma vivacidade em foruns, a utilização do antifungico da LobCar. No final da discussão a conclusão foi unânime: Antifungico da LobCar - NÃO! Porquê? Devido à sua elevada concentração de enxofre. Por todos os motivos que já referi e ainda mais alguns. E falava-se de um antifungico com uma concentração de enxofre inferior a 50%.

Aqui na arca creio que também há um topico que aborda bem o tema e de forma mais documentada, cientifica e rigorosa do que aquela em que aqui abordei. Se estiverem interessados posso postar aqui o link para esse tópico. É inequivoco e suporta tudo aquilo que eu aqui disse e arrasa por completo a utilização de enxofre.
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

sexta jul 12, 2013 12:09 pm

uma coisa é vc dar a sua opiniao, por o artigo e cada um pensar e decidir por si, outra é andar por ai a falar em mostruosidade... como lhe disse até me mostrarem que existe melhor antifungico mantenho me com esta receita que me foi recomendada nao so por um mas praticamente todos os criadores com quem tenho contacto que criam há muitos anos e no estrangeiro
por isso como digo, há maneiras e maneiras de apresentar as coisas
vou continuar a matar as minhas chinchilas com o meu antifungico. ao menos elas nunca tem fungos. nem calor, pois estao sempre a 20 graus ;)
sergiofrpe
Membro

sexta jul 12, 2013 1:11 pm

chinsdalinha Escreveu:uma coisa é vc dar a sua opiniao, por o artigo e cada um pensar e decidir por si, outra é andar por ai a falar em mostruosidade... como lhe disse até me mostrarem que existe melhor antifungico mantenho me com esta receita que me foi recomendada nao so por um mas praticamente todos os criadores com quem tenho contacto que criam há muitos anos e no estrangeiro
por isso como digo, há maneiras e maneiras de apresentar as coisas
vou continuar a matar as minhas chinchilas com o meu antifungico. ao menos elas nunca tem fungos. nem calor, pois estao sempre a 20 graus ;)

Se o problema da minha argumentação foi a adjectivação que utilizei, posso então retirar o termo "monstruosidade". As conclusões serão rigorosamente as mesmas.
Mas já agora se ficou ofendida com quando adjectivei a sua pratica de monstruosidade, também podia ter ficado lisonjeada quando me referi a si como "conceituada criadora de chinchilas". ;)

Para melhor percepção isto é como utilizar iodo em felinos. Ele realmente pode ser eficaz na cicatrização, mas pode provocar grave intoxicação, pelo simples facto de ficarem no seu organismo demasiado tempo ou por o animal não ter a capacidade de o eliminar do seu organismo.

No entanto pela sua logica dos 15 anos, vamos utilizar iodo em gatos porque conheço detentores destes animais que o são há quase 30 anos e sempre utilizaram betadine para cicatrizar feridas.

No fundamental fica a ideia: Não utilizem anti-fungicos com enxofre na sua composição. Pesquisem aqui na arca um tópico de discussão sobre o assunto e ficam a perceber mais claramente porquê. Não tenham perguiça de ler.
Responder

Voltar para “Exóticos”