Chinchila Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
9165625093
Membro
Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm

segunda jul 29, 2013 5:14 pm

Bem, de ram me uma chinchila com 2 anos, eu nao sei muito sobre chins, mas sei que ela nao veio em boas condicoes, podem me ajudar?

Aqui esta o petsite dela, pois nao consegui meter as fotos aqui : http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/jinja/71174

Cumps :-)
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

terça jul 30, 2013 12:09 pm

Boas.

É meio complicado alguem se pronunciar sobre o estado da chinchila quando só lhe conseguimos ver o focinho.

Que substrato é que está na gaiola? Não se pecebe bem, mas pela cor clara cheguei a pensar que fosse areia de gato. Caso seja deves retirá-la e começar a colocar aparas de madeira ou outro substrato adequado para chinchilas.

Outro aspecto que eu mudaria o mais rápidamente possível é a gaiola. Além de muito pequena já tem os aros oxidados. Vou-te enviar via MP um link de uma gaiola que podes comprar na net. Comprei uma igual e além de bonita, é grande e indicada para chinchilas.

Ficaria mais fácil expores dúvidas especificas de forma a te poderem ajudar melhor.

Vê a tua caixa de entrada das MP.
9165625093
Membro

quarta jul 31, 2013 8:18 pm

Não é areia de gato era areia de tomar banho mas já mudei e meti as aparas, e quanto á alimentação podes ajuudar-me?
sergiofrpe
Membro

quarta jul 31, 2013 9:28 pm

Ve MP.
9165625093
Membro

quinta ago 01, 2013 7:44 am

Ontem no passeio levei a chinchila para a casa de banho pensava que ela não ia para trás do bidé, mas substimei-a, ela já lá está desde ontem até agora, será que ela vai sair? Ela vai morrer?

Cumps, :cry:
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta ago 01, 2013 10:20 am

Não sei se é ou não de levar a sério, o último lugar onde eu estava era ao pc mas enfim....

Se lá está desde ontem, para além de assustadíssima, deve estar com fome. Já tentas-te dar um bocadinho de feno ou guloseimas, para a obrigar a sair, a fim de ir atrás da comida?

Não vale a pena tentar agarrá-la, só a assustas mais e fazes com que se esconda.

Talvez o melhor seja saíres dessa divisão para ver se ela sai sozinha. Deixa um pouco de guloseimas à vista, fora do bidé, e vai embora. Coloca algo para ela não sair do wc e andar pela casa, onde se pode esconder noutros locais.

Convém não andarem pela casa a fazer barulhos idiotas, ou a chamar a chin como se fosse um cão.

O que tens feito desde ontem???
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta ago 01, 2013 10:25 am

Bem, e deixa-me dizer que essa gaiola de coelho não é nada aconselhável para a chin!
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
9165625093
Membro

quinta ago 01, 2013 12:24 pm

Pois o problema é que ainda não comprei as guloseimas...
sergiofrpe
Membro

quinta ago 01, 2013 12:51 pm

Não precisas chamá-la com nenhuma passa. mete lá umas migalhas de bolo ou até mesmo uns bocadinhos de fruta fresca. Com a fome que ela deve ter assim que sentir o cheiro vem logo. Não a deixes é comer tudo. deixa-a sair o suficiente para conseguires tapar o buraco e ela não voltar. Depois sim, apanha-la.

Vai dando novidades.

P.S. Chii também ja tinha chamado à atenção por causa da gaiola e acho que ele(a) vai comprar outra.
9165625093
Membro

quinta ago 01, 2013 1:35 pm

Eu meti pedaços de melancia á volta do bidé e 2 pedaços dentro do bidé, já ouvi ela a roé-los mas ela ainda não saiu para vir comer os outros, será que ela sai?

Cumps, :cry:
sergiofrpe
Membro

quinta ago 01, 2013 1:56 pm

Não consegues arrancar o bidé?

Se não conseguires podes sempre colocar uma régua de 20cm ou algo semelhante, no buraco tentares dar-lhe toques levemente para que ela saia. Assustada por assustado isso não lhe vai fazer mal. Mas talves a devesses considerar a hipotese de arrancar o bidé, pois ela até pode não sair por estar presa. Pois se ela já la está desde onde, seria normal que ela ja tivesse saído durante a noite enquanto voces estavam a dormir. E como prova disso terias caganitas espalhadas pelo wc.

Depois de a tirares de lá não a deixes sair durante uma semana ou duas. Fizeste-o muito cedo. Tens de deixar a chinchila adaptar-se a ti, ao teu cheiro, ao novo ambiente e aos barulhos novos da casa, para que quando finalmente a soltares ela já esteja ambientada com tudo isso e assim aproveitar o passeio para aquela que deve ser a sua finalidade: exercitar-se e divertir-se.

E pensa seriamente em arranjar outra gaiola digna para a chinchila. Ou então faz mesmo uma. A qualidade de vida de uma chinchila começa precisamente no lar que nós lhe proporcionamos.

E há por aí quem mantenha chinchilas em gaiolas com 70cm de altura mas com uma largura miserável, em que a chinchila se se esticar toca nas pontas. As medidas daquela que te falei são ótimas: 65 x 55 x 105.
9165625093
Membro

quinta ago 01, 2013 2:01 pm

Pois mas mesmo com coisas para lhe tocar ela não sai, e não posso arrancar o bidé os meus pais não deixam :C
sergiofrpe
Membro

quinta ago 01, 2013 2:24 pm

Tentar agitar a areia do banho num recipiente.
Mas para isso funcionar ela já tem que estar habituada a esse barulho para o associar a uma momento bom. Os meus não preciso de os apanhar para os colocar na gaiola, pois assim que agito o recipiente com a arreia eles pulam para a gaiola de imediato. É um pequeno truque que as chinchilas têm facilidade em aprender e que, além de ser engraçado, é muito util pois elas stressam quando andamos atrás delas para as apanharmos.

Se não resultar deixa o recipiente junto ao buraco onde ela está. Ela sente o cheiro e deverá acabar por ir tomar banho.

E tenta não estar sempre no wc à espera que ela saia. Fecha a porta, apaga a luz e afasta-te algumas horas.

Não convém nada deixá-la lá outra noite. Sensibiliza os teus pais para a necessidade de uma eventual intervenção no bidé.
9165625093
Membro

quinta ago 01, 2013 2:29 pm

Pois, ela não está presa porque eu sei que não á lá nenhum buraco, e quando fui lá com a régua dos 20 cm ele fugiu para o outro lado do bidé, vou tentar!
sergiofrpe
Membro

quinta ago 01, 2013 2:37 pm

Não consegues enfiar lá o braço?
Responder

Voltar para “Exóticos”