Treinamento/Dúvidas Chin's

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
9165625093
Membro
Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm

quinta ago 01, 2013 10:54 pm

Bem, eu tenho uma Chinchila de 2 anos, foi me entregue com essa idade, para quem não sabe, deixo-a de noite na marquise a apanhar o fresco da noite, e de manhã acordo cedo para metê-la debaixo do ar condicionado, para manter a temperatura, meto sempre água fresquinha no bebedouro, tal como no comedouro com a comida, limpo a gaiola 2x por semana, os bebedouro/comedouros 3x por semana.
A ração já me aconselharam uma (sergio) e resulta, feno também!

Mas hoje houve um engano, o meu padrasto viu que ela não tinha comida, eeu não estava em casa, por isso decidiu dar-lhe de comer, foi ração de hamster pois a minha irmã têm um, foi só 1 vez, faz mal? Tou preocupado! :(

Quanto aos treinos, eu sei que é cedo depois de um susto, e a gaiola chega mais ou menos para a semana, mas queria já estar preparado para os treinos, aqui vão as perguntas:

-Como faço para que ela começe a ficar confiante perante mim?
-Como faço para ela deixar escovar o pêlo sem fugir?
-Como faço para ela voltar para a gaiola com a areia do banho?
-Como faço para ela voltar para a gaiola após o passeio?

Aguardo respostas...

P.S: Como se vê se é macho ou fêmea, disseram-me que era uma fêmea mas fiquei indeciso, ela parece ter uma pilinha :lol:

Cumps!
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

sexta ago 02, 2013 12:16 am

9165625093 Escreveu:Bem, eu tenho uma Chinchila de 2 anos, foi me entregue com essa idade, para quem não sabe, deixo-a de noite na marquise a apanhar o fresco da noite, e de manhã acordo cedo para metê-la debaixo do ar condicionado, para manter a temperatura, meto sempre água fresquinha no bebedouro, tal como no comedouro com a comida, limpo a gaiola 2x por semana, os bebedouro/comedouros 3x por semana.
A ração já me aconselharam uma (sergio) e resulta, feno também!

Mas hoje houve um engano, o meu padrasto viu que ela não tinha comida, eeu não estava em casa, por isso decidiu dar-lhe de comer, foi ração de hamster pois a minha irmã têm um, foi só 1 vez, faz mal? Tou preocupado! :(

Quanto aos treinos, eu sei que é cedo depois de um susto, e a gaiola chega mais ou menos para a semana, mas queria já estar preparado para os treinos, aqui vão as perguntas:

-Como faço para que ela começe a ficar confiante perante mim?
-Como faço para ela deixar escovar o pêlo sem fugir?
-Como faço para ela voltar para a gaiola com a areia do banho?
-Como faço para ela voltar para a gaiola após o passeio?

Aguardo respostas...

P.S: Como se vê se é macho ou fêmea, disseram-me que era uma fêmea mas fiquei indeciso, ela parece ter uma pilinha :lol:

Cumps!
- O ideal é deixares a chinchila sempre no mesmo local, pois ao andares a coloca-la à noite num sitio e durante o dia noutro, é um stress que lhe estás a causar com a mudança de ambiente.

- Quando dizes que a colocas debaixo do ar condicionado, espero que não o faças literalmente, pois isso é prejudicial para a saúde da chinchila, O mais certo é apanhar uma pneumonia. Deixá-la numa divisão com AC para manter a temperatura agradável: SIM. Mas deixá-la debaixo do AC a receber o vento fresco: NAO.

- Não te preocupes com a comida do hamster. Foi só uma vez. Nada lá é tóxico para as chinchilas. Só não satisfaz as necessidades da chinchila, pois a comida de hamster é incompleta ao nivel de alguns nutrientes que as chinchilas necessitam e tem outros em excesso como por exemplo gordura, através das sementes gordas que possui. Não tem problema ter comida uma vez por engano.

- Para ganhares a confiança dela o melhor é, inicialmente aproximares-te da gaiola e ficares lá sentado sem fazeres barulhos ou movimentos bruscos. Evita tossir ou espirrar. Ela vai começar a aproximar-se da frente da gaiola. Aí podes começar por introduzir a dentro da gaiola e deixá-la lá até que ela te venha cheirar. Passado uns minutos tira de lá a mãe sem a tentares agarrar. Vai repetindo o processo, até que ela comece a ganhar confiança e te salte para a mão. Quando ela o fizer dá-lhe uma passa. No dia seguinte repete o processo. A utilização do reforço positivo com as chinchilas é o melhor método para estabelecer os laços de confiança com o dono.

- Quando a começares a soltar, no final do passeio tenta que ela entre para a gaiola. De sequida quando te estiveres a aproximar da gaiola agita um pouco a banheira com a areia e dá-lhe para ela tomar banho. Repetindo esse processo durante vários dias ou até mesmo semanas, ela vai começar a associar o barulho da areia ao banho e assim que ouvir esse barulho pula automaticamente para a gaiola. Foi assim que fiz com todas as minhas.
9165625093
Membro

sexta ago 02, 2013 12:46 am

Muito obrigado, quanto ao AC está numa divisão, e não por cima dela.
Quanto á gaiola, eu mesmo vou fazer com a ajuda do meu padrasto, tenho um armário de sala que de largura é mais ou menos grande, mas de altura é enorme, vou meter uma rede de ferro na porta, mas depois explico melhor, vou depois meter fotos, do armário e depois meto os esboços

Cumps e obrigado mais uma vez, ela agora anda muito agitada, principalmente durante a noite, não deve ter sido um grande susto, pois ela nunca para quieta. O armário vai ficar numa marquise, a minha mãe vai comprar uma especie de estoros para depois tapar o calor, e acho que se abrir todas as janelas da marquise a temperatura fico boa para ela não sei, ainda vou ver, mas no inverno as marquises são muito boas, ou então meto em outra marquise pois lá nunca bate o sol!

E quanto á sexualidade, como se vê?

Ah ela a única coisa que deixa fazer é dar festinhas debaixo dos bigodes, atrás das orelhas, na barriga, no queixo...
sergiofrpe
Membro

sexta ago 02, 2013 2:55 am

Opta pela marquise onde nunca bate o sol.

Sendo ela já adulta é fácil ver.
Se for fêmea tem o genital e o anus quase colados. Se for macho, além de se verem bem os testiculos, existe um espaçamento entre o penis e o anus, de aproximadamente 1cm. Nunca medi, mas a olho é o que me parece ter. Mas se deres uma googlada (que é como quem diz pesquisares no google) tens sites como fotos a indicar as diferenças. É mais fácil do que leres a minha descrição.
Ainda assim espero ter ajudado.
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

sexta ago 02, 2013 9:23 am

Em complemento à resposta do sergiofrpe, só três pormenores:

- o móvel que vais usar para construir a gaiola não é o ideal pois a madeira, muito provavelmente está envernizada e/ou pintada. Como a chin te vai roer a gaiola toda (eu um dia tiro fotos da minha, para veres o antes e o depois :lol: ), poderá ingerir essa trampa toda, o que não é muito bom. Na ler*y ou no aki podes comprar tabuas de madeira, em pinho não tratado, que é o ideal.

- cuidado com as guloseimas em excesso.

- as marquises não costumam ser uma autêntica estufa no verão?! vê bem isso!
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
sergiofrpe
Membro

sexta ago 02, 2013 11:13 am

Chiii Escreveu: - as marquises não costumam ser uma autêntica estufa no verão?! vê bem isso!
Eu falei-lhe nisso mas parece que alem da marquise que recebe sol boa parte do dia, tem outra em que nunca recebe sol. Disse-lhe que era preferivel ter sempre a chinchila nessa sem sol.

Esperemos que corra tudo bem. :wink:
9165625093
Membro

sexta ago 02, 2013 12:33 pm

Sim eu tenho uma que nunca recebe sol, a do meu quarto ainda melhor, e depois ainda abro todas as janelas, quanto ao armário ela decerteza que vai roer as arestas, por isso mesmo vou meter barras de aço inoxidavel para ela nao conseguir roê-las ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”