Ratazana - o que fazer

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado ago 10, 2013 11:30 am

O assunto que me traz por cá hoje não é dos melhores infelizmente.

é o seguinte, eu tinha 3 ratazanas a Luna morreu com uma anemia resultado de outros problemas que teve e a Dora teve de tirar um olho e a pouco tempo apareceu-lhe um tumor no focinho que desenvolveu a uma velocidade maluca, não estava a conseguir desgastar os dentes e a boca estava a ficar deformada por dentro, a cirurgia não era fiável tendo em conta o local e o historial de saúde dela resultado tive de a eutanásiar :cry:

ou seja neste momento só tenho a Jade e não sei o que fazer, não posso ter mais ratazanas e não sei se ela esta bem sozinha pois eles são animais que vivem em colónias.

eu adoro a minha menina e só quero o melhor para ela nem que isso seja da-la a alguém que tenha ratz e que trate bem dela.

o que vocês acham, é melhor para ela ficar sozinha mas em casa ou dar a alguém onde ela possa ter companhia?
BeleyLeo
Membro
Registado: sexta out 19, 2012 9:56 am

domingo ago 11, 2013 7:23 pm

eu não tenho (ainda) ratz mas espero telas em breve pois ah uma ninhada e vou adotar apesar de ser nova nisto pelo que sei como já ando ah algum tempo a pesquisar e a falar com pessoas experientes sobre elas gostam mesmo de ter companhia (de preferência do mesmo sexo) eu aconselhava a dala se não vai mesmo poder ter mais ratz para lhe fazerem companhia.
mas aqui ah gente mais experiente espere outras opiniões
boa sorte
BeleyLeo
Membro

segunda ago 12, 2013 7:08 pm

já tomou alguma decisão?
Sasha99
Membro Veterano

terça ago 13, 2013 2:54 am

ainda não...tenho medo que ela depois sinta a minha falta...estou mesmo sem saber o que fazer
xtina_xm
Membro Veterano
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

terça ago 13, 2013 9:51 am

Estar sozinha uns tempos nao lhe vai fazer mal certamente... Pode ser que daqui a algum tempo a sra possa arranjar mais uma para lhe fazer companhia =)
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça ago 13, 2013 11:05 am

Exacto concordo :)
Arranje-lhe uma companhia, para se conhecerem aos poucos e para que depois possam estar juntas.

Penso que estes animais, assim como outros, sentem muito a falta dos donos :( poderia até sofrer de desgosto e acabar por falecer :(

Fique com ela e arranje-lhe uma companhia :D
Sasha99
Membro Veterano

terça ago 13, 2013 12:02 pm

o problema não é n querer ter outra é mesmo n poder ter.

por agora fica comigo...pode ser que na faculdade vá buscar uma da idade dela, se as coisas forem feitas com calma podem-se juntar passado uns tempos.

ps: sra n OMG... ainda tenho 21 anos =D
PsyJimbo
Membro
Registado: quinta jun 13, 2013 2:22 am

terça ago 13, 2013 12:54 pm

Sasha99 Escreveu:o problema não é n querer ter outra é mesmo n poder ter.

por agora fica comigo...pode ser que na faculdade vá buscar uma da idade dela, se as coisas forem feitas com calma podem-se juntar passado uns tempos.

ps: sra n OMG... ainda tenho 21 anos =D
Realmente as ratazanas vivem em colonia, mas nao vai morrer por estar sozinha na gaiola, com certeza que deves passar muito tempo com ela, por isso desde que lhe vas dando atençao, brincando com ela, nao vejo problema de estar sozinha. Se mais tarde lhe quiseres dar uma companhia, opta por um do mesmo sexo e mais ou menos com o mesmo tamanho, a idade e tamanhos podem as vezes variar.

É uma pena o que aconteceu com as tuas outras ratazanas, como achas que elas adoeceram ? Disseram-te alguma coisa no vet ?
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça ago 13, 2013 3:19 pm

Lamento pelas tuas pequeninas :(

Que idade tem ela?
Eu acho que, se vocês as duas tiverem uma relação de dono e bichinho carinhosa, ela fica melhor contigo, mesmo que não venha a ter companhia de outra espécie. É verdade que os ratz adoram companhia... mas se vocês já têm um laço forte, dá-la para adopção seria mais uma perda para ela.
Sasha99
Membro Veterano

quarta ago 14, 2013 11:32 pm

PsyJimbo Escreveu: É uma pena o que aconteceu com as tuas outras ratazanas, como achas que elas adoeceram ? Disseram-te alguma coisa no vet ?
eu estou a terminar o curso de auxiliar e elas sempre tiveram acompanhamento veterinario.

quanto a Luna morreu com uma anemia estranha visto que a alimentação era a msm das 3 e achamos que ela comeu areia porque já estava com anemia e isso ainda piorou as coisas.
A Dora era msm menina da mamã mas tinha ja incidência de tumores e este foi complicado, a boca começou a ficar deformada, o tumor ulcerou...enfim
ela n estava em condições para resistir a mais uma cirurgia ainda por cima tendo em conta o local e tudo mais.

o que me deixou com isto na cabeça é o facto de ela ser a mais maluca das 3. sim ela reconhece-me como dona, salta-me para o ombro quando a chamo (e se se sentir aventureira xD ) mas n é aquela ratazana de colo, se a soltar ela quer é ir as voltas dela e volta e meia vem a minha beira, trepa por mim a cima, volta a descer e vai dar mais umas curvas.

se fosse a dora a estas sozinha n me afligia pq ela apesar de gostar das outras preferia o meu colo, era mesmo muito agarrada a mim...como ja disse uma autêntica menina da mamã :cry:
Sasha99
Membro Veterano

quarta ago 14, 2013 11:34 pm

marianamar Escreveu:Lamento pelas tuas pequeninas :(

Que idade tem ela?
Eu acho que, se vocês as duas tiverem uma relação de dono e bichinho carinhosa, ela fica melhor contigo, mesmo que não venha a ter companhia de outra espécie. É verdade que os ratz adoram companhia... mas se vocês já têm um laço forte, dá-la para adopção seria mais uma perda para ela.
vai fazer 2 anos em Novembro e veio de casa da andry com cerca de um mês.
eu só quero o melhor para ela mas infelizmente n posso arranjar uma companhia para ela pq n sei as voltas que a minha vida vai levar
BeleyLeo
Membro

quinta ago 22, 2013 10:14 pm

então como esta a situação da menina?
Sasha99
Membro Veterano

sexta ago 23, 2013 3:30 am

esta ca em casa activa...quando for para a fac ela vai cmg e arranjo-lhe uma amiga temporária pq tenho um amigo que faz criação.
BeleyLeo
Membro

sexta ago 23, 2013 8:28 pm

boa :D
Responder

Voltar para “Exóticos”