Guloseima para Sírio

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
fusca17
Registado: segunda out 07, 2013 2:10 pm

segunda out 07, 2013 2:57 pm

Boa tarde,

desde ontem que tenho uma pequena síria na família, comprada na loja ainda novinha (não sei a data certa mas não mais de 30 dias). Está-se a habituar bem até agora tem-se mostrado mansa, não se incomoda com a nossa presença e sobe para a nossa mão sem receio.
A minha dúvida é a respeito de que guloseimas lhe posso dar. Já consultei vários sites mas tanto dizem que algo se pode dar num como noutro já pode provocar complicações. Queria saber, da vossa experiêcia, que tipo de guloseimas os vossos sírios gostam mais, que cuidados há a ter na quantidade, etc.

Muito obrigado desde já :)
João
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda out 07, 2013 6:59 pm

O seu texto apareceu deformado, refere-se a uma Hamster Sírio?
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

segunda out 07, 2013 7:37 pm

pois... também estive a pensar o que era um sÃrio se estivesse bem escrito mas não cheguei lá...
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
fusca17

segunda out 07, 2013 10:31 pm

Sim é sirio, nao sei porque apareceu assim s:
CristinaFrr
Membro Veterano

terça out 08, 2013 12:30 am

Depende do que você considerar como guloseima, geralmente as pessoas chamam de guloseimas a coisas importantes que devem ser dadas ao Hamster no seu dia a dia.

A primeira coisa que deve saber é que a alimentação dela passa também por fruta, vegetais, legumes, proteína animal e cálcio (este último se necessário).
Ou seja, é importante que estes todos sejam dados também.

Frutas - Duas vezes por semana.
Vegetais ou legumes - Duas vezes por semana.
Proteína animal - Uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. (As que vêm em algumas rações não são suficientes)
Cálcio: De 15 em 15 dias caso seja necessário.

As quantidades devem ser muito pequenas mesmo, geralmente do tamanho de uma unha e devem ser evitadas misturas, por exemplo, misturar várias frutas, vários legumes, etc, para evitar possíveis diarreias.

E a ração extrusada que deve estar sempre disponível, é a alimentação principal, aquela que se tem sempre nos comedouros.

Sementes de girassol e amendoim são apenas petiscos que devem ser dados apenas uma vez por semana, nas quantidades de aproximadamente 5 para Anões e chineses e perto de 10 para Sírios.
Cuidado com as sementes de girassol, que devem ser de boa qualidade pois as mais baratinhas podem ter fungos, aconselho também sementes de girassol de tamanho pequeno como as que vêm em boas misturas.

O resto das misturas de sementes não é tão gordurosa e pode ser misturada apenas cerca de 10% com a extrusada diariamente ou de vez em quando se preferir, o importante é ter extrusada.
Resumindo: 80% de ração extrusada, 10% de mistura de sementes, 10% dos outros que falei a cima.
Isto seriam as medidas aproximadas.

Para petiscos, ou seja, o que eu considero guloseimas, temos as sementes de girassol, amendoins, passas e outros produtos encontrados no mercado, evite produtos com sal e açúcar, como por exemplo aquelas gotas comuns, que não aconselho a dar mais que uma por mês por exemplo.
Tem uns sticks da Versele-Laga e da Vitakraft que podem ser dados também uma vez por mês por exemplo.
Nada de bolachas ou bolos para consumo humano.
fusca17

terça out 08, 2013 4:27 pm

Muito obrigado pela resposta =)

Queria começar pela parte do cálcio pois o homem da loja aconselhou a comprar um bloco de cálcio próprio para pássaros e colocar na gaiola para ela ir roendo e foi o que fiz. Ela tem-no roido de vez em quando, mas está sempre na gaiola. Devo tirá-lo e recolocá-lo de tempo a tempo?
Quanto à ração ela tem uma mistura para hamsters genérica por assim dizer. Contém o granulado normal, sementes, etc. Devo suplementar esta com outras sementes ou fruta? E se sim quais não devo dar visto ter lido que frutas como maçã ou banana podem ser perigosas.

Mas novamente muito obrigado pela sua resposta, ajudou bastante.

Um aparte ao tema: a gaiola têm daqueles tubos para fora que se podem ligar a outras gaiolas. O desta está fechado pois não liga a mais nenhuma. Basicamente ela estabeleceu-se aí, leva para lá o alimento e dorme lá e levou também feno com o qual "forrou" a parte do tubo em que está. A minha dúvida é, sendo o feno destinado para a alimentação ela continuará a comê-lo mesmo tendo-o utilizado para fazer o "ninho"?

Obrigado,
João
CristinaFrr
Membro Veterano

terça out 08, 2013 7:12 pm

O cálcio a que me referia era a iogurte natural sem açúcar e a queijo branco natural, visto que a maioria das rações já têm um número razoável de cálcio, eu acho que não é tão necessário quanto isso, aqui só dou uma vez por mês mesmo.

Essa pedra é boa para desgastar os dentes e pode estar sempre presente na gaiola.

Qual é a ração dela? Se for a Versele-Laga aconselho a Nature, a Crispy tem um número extremamente algo de gordura bruta, tornando-a neste momento uma má ração, mesmo tendo alguma extrusada à mistura.
A primeira coisa a fazer é retirar todo o milho da mistura, porque o milho causa tumores a longo prazo e como disse a cima, controlar as sementes de girassol e os amendoins, se a ração que estiver a dar não for boa, pode sempre aproveitá-la ainda, comprar uma extrusada e misturar os tais 10% dessa que tem diariamente.

As frutas que não se deve dar são basicamente as cítricas (limão, laranja, etc), a maçã é provavelmente a que mais aconselho, mas tem de ter em atenção que os caroços das frutas são proibidos.

Tem aqui uma lista do seguro e do que não deve dar:

http://www.lovelyhamster.com/p/lista-de-alimentos.html

Não é meu o site, mas é excelente e a lista é a mais completa que alguma vez encontrei.

O feno nos Hamsters é mais destinado ao ninho que à alimentação, é extremamente raro um Hamster comer feno, é perfeitamente normal portanto, só tenha certeza que o feno é mole, porque o rijo pode magoá-los.
fusca17

terça out 08, 2013 9:06 pm

Era mesmo essa a resposta que procurava muito obrigado =)

A ração dela é Vitapol Premium, têm algumas sementes de girassol e, tanto quanto vi, não tem milho mas vou estar atento quando voltar a por comida no comedor. Obrigado pelo aviso. Vou ver o site que deu, parece ser bastante útil.

Quanto ao feno fico mais descansado então. Não penso que o feno seja rijo se bem que tem algumas partes um pouco mais duras mas ela apenas leva para o ninho as que são mais maleáveis por isso penso que não haja problema.

Muito obrigado pela ajuda, foi mesmo muito útil =)
João
CristinaFrr
Membro Veterano

quarta out 09, 2013 7:21 am

Por acaso desconhecia a ração em questão, fui ver ao Google, vi que tem um nível de gordura bruta muito alto e um nível de fibra um pouco baixo, mas a maior preocupação é mesmo na gordura bruta, segundo o site tem 13%, o que é imenso, provavelmente proveniente das sementes.

O meu conselho é comprar uma que seja apenas extrusada, por exemplo um pacote de 500gr de Versele-Laga Complete que se encontra facilmente em lojas de animais e misturar com os tais 10% dessa diariamente até acabar, depois pode tentar optar pela Versele-Laga Nature por exemplo, essa encontra em qualquer loja mesmo, o que é óptimo porque não precisa de desesperar para a encontrar, é uma ração barata em relação à qualidade dela, custa entre 3 a 5 euros, geralmente os 4€ é o preço mais comum, mais que 5€ por um saco de 750gr já lhe estarão a roubar um pouco.

Para um só Hamster, isto dura imenso mesmo, por isso os gastos são muito pequenos, dá aproximadamente para 2-2,5 meses as 750gr.
fusca17

segunda out 14, 2013 12:39 pm

Muito obrigado, irei fazer isso =)
Responder

Voltar para “Exóticos”