Furões - Proibidos ou não???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
hamstershouse
Membro
Registado: domingo dez 23, 2001 6:07 pm
Localização: 4Chihuahuas-Chinchilas-Hamsters-Porquinhos-Gerbos-Esquilos-Petauros-Coelhos anões-Degus-Tartarugas

domingo mar 07, 2004 3:18 pm

Olá!

Estão no Gaiashoping e por todo o Norte de Portugal Furões muito lindos.
Esse furões chegaram à cerca de 3 semanas a Portugal vindos da Holanda, são caros (200 e pouco) pois trazem registo e vêm vacinados com boletim de vacinas e tudo!
Eu avisei o importador mas ele diz que tem a certeza que as autoridades não podem fazer nada. A resposta que me deram é que o furão não é uma espécie autoclone e por isso, desde que não seja ilegal na Europa não é ilegal em Portugal.

A questão de serem proibidos ou não depende da queixa ou denuncia. Ou seja, se houver uma denuncia que alguém tem um furão em casa (usado para a caça ou não) as autoridades por vezes actuam. O melhor é não abusar e ter cuidado com o que se diz.

Mais vale prevenir do que remediar!!!!!

Querem furões e não querem correr riscos, procurem-nos, mas NÃO NA NET.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo mar 07, 2004 7:19 pm

Para já os furões ainda são proibidos e são considerados em Portugal um animal autóctone. As lojas correm maior risco de apreensão que os particulares. Evidentemente que perante uma denúncia as autoridades têm de actuar. A realidade sobre furões como animais de companhia era desconhecida pelas autoridades até há bem pouco tempo. Agora já sabem e estão a tentar mudar as leis. Mas se aparece um mais rigoroso e intolerante, lá vai furão...
Esses importadores não estão a informar correctamente, mas como as próprias leis andam meio baralhadas, até dá geito que comecem a entrar cá muitos furõezinhos, para finalmente a DGF se definir. Pos ela é a grande culpada desta proibição.
O que veio criar mais confusão, mas que nos ajudou, a nós donos de furões, foi Portugal subscrever o passaporte para os animais de companhia e a partir de fim de Junho, eles poderem cá entrar só com a autorização do ICN.
Pelo menos esta é a opinião com que fiquei, depois dos diferentes contactos que tenho tido com as autoridades.

MHZ
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda mar 08, 2004 3:26 am

Pois é HamsterHouse,
A informação que a MHZ te deu é muito certa!
Temos andado a batalhar muito para a legalização deles.... Eu e a MHZ que o digamos ;)
Um abraço,
Moya
Responder

Voltar para “Exóticos”