É perfeitamente normal ele ainda não ter confiança, visto que só está consigo há uma semana, a primeira semana deveria ser de sossego e não o deveria incomodar, é que uma mudança para estes animais, que ainda por cima são tão territoriais, é de um extremo stress, precisa de lhe dar tempo.
Em alguns casos o hamster nunca aceita o dono e devemos respeitar isso.
Cuidado com a maçã, uma vez que ele é um Anão Russo e tem tendências a ter diabetes, ou seja, maçã e outras frutas com mais açúcar devem ser dadas com moderação.
Fui visitar o petsite dele, ele não é um Campbell, é mais parecido a um Winter-White, mas não posso garantir sem saber da sua linhagem que seja puro, por isso pode-se dizer apenas que é um Anão Russo, mas Campbell, ele não é.
Quanto às rodas...eu aconselho as da Trixie, só que a mais pequena tem 20cm e como tal irá ocupar um grande espaço da gaiola, tendo em conta a gaiola nas fotografias do petsite, parece-me pequena de mais, tanto para o hamster viver, como para colocar uma roda deste tamanho, tem uma fotografia da gaiola completa?
E como há várias da marca Trixie no mercado, deixo uma fotografia das que me refiro:
Além de silenciosa, é uma óptima roda, principalmente porque evita que o hamster ao parar se magoe, pois há alguns que correm tão rápido que acabam por ir pelos ares ao parar e podem-se magoar ao ir contra as grades por exemplo.
Mas também há umas da Trixie que não têm essa capa na frente e têm 16cm, tive uma para um Russo e não fazia barulho, deixo a imagem:
O papel não causa qualquer problema, uma vez que se ingerido ele desfaz-se e dessa forma não causa qualquer tipo de obstrução, já o algodão...esse causa, em casos graves, mata, sem falar do constante perigo que é para ele estar em contacto com o tecido, os fios se enrolarem na patinha ou num dos dedos, esqueça, já não sai e ninguém consegue tirar, a patinha acaba por ou ficar mutilada ou cair completamente, o algodão é terrível mesmo, pode usar papel à vontade, contando que seja do tipo guardanapo ou higiénico, nada de papel de escrever, entre outros que possam cortar, deve ser branco, sem perfumes nem cores.
A ração também não é a melhor, ela tem os níveis muito maus, aconselho a fornecer junto com ela a Versele-Laga Hamster Complete, para equilibrar melhor, dê menos Vitakraft que V-L, cerca de 70% de V-L e 30% de Vitakraft, não deve passar de 4 sementes de girassol por dia também, cuidado se tiver amendoim, controle-o.
Deve depois completar com fruta duas vezes por semana, mas uma fruta com baixo teor de açúcar, vegetais, igualmente duas vezes por semana e por fim, alguma proteína animal uma vez por semana, por exemplo, uns 3 tenébrios.
Aveia seria óptima também como proteína e fibra líquida, tente dar um pouco, cerca de uma colher de café pouco cheia por dia.
Cuidado com as barras de sementes, elas além de super calóricas, o que é mau para um Russo pois têm tendência e engordar facilmente, costumam ter também mel e produtos com imenso açúcar, para um Russo não daria mais que 3 ou 4 por ano, isto se tiver de dar, para eles prefiro não arriscar, visto não lhes fazer falta e haver petiscos mais saudáveis.
Talvez mais uns brinquedos onde ele se possa esconder, escalar, escavar ou roer, qualquer brinquedo que não sirva para nenhum destes pontos o mais certo é ser ignorado e acaba por só ocupar espaço.
No seu caso eu aconselharia mais a usar um WC que a limpar os cantos, já pensou num? Pode até fazer em casa, não precisa exactamente de ir comprar um.
Com um WC, pode ser feita uma limpeza completa mais raramente, visto que a sua gaiola é pequena (tente arranjar uma maior em solo o mais depressa possível) eu diria que duas vezes por mês com uma limpeza de WC regular é o suficiente, já para uma gaiola maior, a limpeza pode ser feita mais raramente ainda.