1º Hamster Russo - Sugestões & Conselhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sphiren
Membro Júnior
Registado: terça mar 25, 2014 11:28 am

quinta mar 27, 2014 5:18 pm

Hallo a todos. Sou nova no forum e á 1semana adquiri um hamster anão russo campbell, com cerca de um mês. Nos 2 primeiros dias ele era extremamente 'selvagem' O.O
Tive paciencia e tentei dar-lhe a minha mão a cheirar, sem tentar agarrar ou tocar directamente. No entanto ainda está um pouco "selvagem"... já deixa tocar sem fugir mas apenas quando está a comer ou na roda... Volta e meia meto comida na mão para o atrair... mas ele parece desinteressado... Apenas vem se for maçã mas mesmo assim... Alguém me sabe dizer se é normal? Conselhos do que fazer ou... é questão de tempo? :?

Já agora... faz um barulho enorme de noite com a roda :o já ouvi falar em rodas 'silenciosas' mas... não encontrei nenhuma...

A gaiola é de 'grades', 2 andares. Estou a usar aparas de madeira em baixo e algum feno, algodão (já li aqui que faz mal mas a vet disse que o papel é igualmente prejudicial... :| ), um rolinho de papelão (do papel higienico) para ele brincar, a roda, uma tacinha com ração vitalcraft menu hamster (uma pessoa me aconselhou) e uma barrinha de sementes na vez do cálcio (também me aconselharam..) e claro, tem a casinha e bebedouro.
Podem dizer-me se isto é o suficiente ou se está algo errado ou a faltar?

Tenho tirado as sujidades que encontro praticamente todos os dias... substituido por novo tudo o que acho estar a ficar sujo, etc... para evitar limpezas a fundo visto que stressam bastante... Recomendam limpar a fundo 2x por mês?

Agradeço conselhos e sugestões porque de facto é a minha primeira experiencia com roedores e quero tratar o bixinho como ele merece :)
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta mar 27, 2014 5:50 pm

É perfeitamente normal ele ainda não ter confiança, visto que só está consigo há uma semana, a primeira semana deveria ser de sossego e não o deveria incomodar, é que uma mudança para estes animais, que ainda por cima são tão territoriais, é de um extremo stress, precisa de lhe dar tempo.
Em alguns casos o hamster nunca aceita o dono e devemos respeitar isso.
Cuidado com a maçã, uma vez que ele é um Anão Russo e tem tendências a ter diabetes, ou seja, maçã e outras frutas com mais açúcar devem ser dadas com moderação.

Fui visitar o petsite dele, ele não é um Campbell, é mais parecido a um Winter-White, mas não posso garantir sem saber da sua linhagem que seja puro, por isso pode-se dizer apenas que é um Anão Russo, mas Campbell, ele não é.

Quanto às rodas...eu aconselho as da Trixie, só que a mais pequena tem 20cm e como tal irá ocupar um grande espaço da gaiola, tendo em conta a gaiola nas fotografias do petsite, parece-me pequena de mais, tanto para o hamster viver, como para colocar uma roda deste tamanho, tem uma fotografia da gaiola completa?

E como há várias da marca Trixie no mercado, deixo uma fotografia das que me refiro:

Imagem

Além de silenciosa, é uma óptima roda, principalmente porque evita que o hamster ao parar se magoe, pois há alguns que correm tão rápido que acabam por ir pelos ares ao parar e podem-se magoar ao ir contra as grades por exemplo.

Mas também há umas da Trixie que não têm essa capa na frente e têm 16cm, tive uma para um Russo e não fazia barulho, deixo a imagem:

Imagem

O papel não causa qualquer problema, uma vez que se ingerido ele desfaz-se e dessa forma não causa qualquer tipo de obstrução, já o algodão...esse causa, em casos graves, mata, sem falar do constante perigo que é para ele estar em contacto com o tecido, os fios se enrolarem na patinha ou num dos dedos, esqueça, já não sai e ninguém consegue tirar, a patinha acaba por ou ficar mutilada ou cair completamente, o algodão é terrível mesmo, pode usar papel à vontade, contando que seja do tipo guardanapo ou higiénico, nada de papel de escrever, entre outros que possam cortar, deve ser branco, sem perfumes nem cores.

A ração também não é a melhor, ela tem os níveis muito maus, aconselho a fornecer junto com ela a Versele-Laga Hamster Complete, para equilibrar melhor, dê menos Vitakraft que V-L, cerca de 70% de V-L e 30% de Vitakraft, não deve passar de 4 sementes de girassol por dia também, cuidado se tiver amendoim, controle-o.

Deve depois completar com fruta duas vezes por semana, mas uma fruta com baixo teor de açúcar, vegetais, igualmente duas vezes por semana e por fim, alguma proteína animal uma vez por semana, por exemplo, uns 3 tenébrios.
Aveia seria óptima também como proteína e fibra líquida, tente dar um pouco, cerca de uma colher de café pouco cheia por dia.

Cuidado com as barras de sementes, elas além de super calóricas, o que é mau para um Russo pois têm tendência e engordar facilmente, costumam ter também mel e produtos com imenso açúcar, para um Russo não daria mais que 3 ou 4 por ano, isto se tiver de dar, para eles prefiro não arriscar, visto não lhes fazer falta e haver petiscos mais saudáveis.

Talvez mais uns brinquedos onde ele se possa esconder, escalar, escavar ou roer, qualquer brinquedo que não sirva para nenhum destes pontos o mais certo é ser ignorado e acaba por só ocupar espaço.

No seu caso eu aconselharia mais a usar um WC que a limpar os cantos, já pensou num? Pode até fazer em casa, não precisa exactamente de ir comprar um.
Com um WC, pode ser feita uma limpeza completa mais raramente, visto que a sua gaiola é pequena (tente arranjar uma maior em solo o mais depressa possível) eu diria que duas vezes por mês com uma limpeza de WC regular é o suficiente, já para uma gaiola maior, a limpeza pode ser feita mais raramente ainda.
sphiren
Membro Júnior

quinta mar 27, 2014 6:45 pm

hmm, wc disseram pra não usar porque o hamster é dificil de "treinar" para usar... Perguntei na loja onde o comprei. A gaiola é das grandes...para hamsters. 50cm de altura por 40cm de largura mais ou menos.
A roda quando pára balouça um pouquinho, nada que o atire... e só a ideia de haver rodas assim até me deixa parva O.O
Quanto á barrita, ele realmente parece estar mais interessado nela que na comida.. acho eu... disseram que estes hamsters não ligam pra pedrinha de cálcio... Que devo fazer? Tirar a barrita por algum tempo e arranjar mesmo assim o cálcio?
Vou procurar brinquedos na pet shop mas começo a duvidar um pouco da segurança das coisas lá e não só... :\
CristinaFrr
Membro Veterano

quinta mar 27, 2014 7:34 pm

Por agora eu daria prioridade a comprar a ração adequada, pois a ração em questão é totalmente extrusada (igual à dos gatos e cães), ou seja, ela ajuda no desgaste dos dentes e se o seu pequeno tiver um crescimento normal de dentes, será o suficiente para o manter com os dentes em bom tamanho, sem contar que manterá o seu hamster mais saudável e por isso, viverá uma vida mais longa, se encontrar Burgess Supahamster Harvest em alguma loja, também é boa, na realidade, melhor que a que falei, o único problema é: Se há em Portugal, então está muito, mas mesmo muito bem escondida, pois não encontro em lado nenhum, só sei que a há, porque várias pessoas mencionaram encontrar no El Corte Inglês e até há pouco havia uma loja online que a vendia, a loja deixou de vender e o El Corte Inglês aparentemente, também, seria excelente misturar a que mencionei e a Burgess, ficaria uma alimentação muito completa e de qualidade.

Se ele tiver tudo certo, um alojamento grande e uns brinquedos para se distrair, certamente não irá roer as grades, a não ser que o faça por gosto, o alojamento deve também estar num local calmo, sem grandes barulhos, sem luz constante e sem correntes de ar, para que ele não se stresse.

É verdade que a maioria não liga às pedras e em exagero podem fazer mal também...

Sim, a barrita e outros petiscos serão sempre (ou pelo menos quase sempre, porque também conheço hamsters que preferem o que é saudável, muito raro, mas acontece!) os preferidos, porque é como uma criança que pode escolher entre chocolate e um prato saudável e completo, obviamente vai preferir o chocolate. :P

Se quiser, pode postar aqui alguns brinquedos que encontrar e posso ajudá-la a saber se são ou não seguros, disponha.
sphiren
Membro Júnior

quinta mar 27, 2014 8:05 pm

Não encontro nos supermercados essas rações desse género.. E na pet shop também era tudo embalagens do genero da que lhe comprei... Vou procurar melhor e talvez até pergunte se conseguem arranjar pela pet shop... Já foi uma boa ajuda :) tenho que ver se arranjo a tal rodinha.
CristinaFrr
Membro Veterano

quinta mar 27, 2014 9:02 pm

A ração em questão é a seguinte: http://www.goldpet.pt/produto/1156/vers ... r-complete

A Versele-Laga é extremamente comum em Portugal, por esse motivo acredito que vá conseguir arranjar, de qualquer das maneiras, pode sempre mandar vir online, eu mando vir quase tudo desse site.
Mas sim, no supermercado não vai encontrar mesmo, ela só é vendida em lojas de animais.
sphiren
Membro Júnior

domingo mar 30, 2014 2:07 pm

Passei só pra agradecer a ajuda ^_^
Comprei a dita ração e a rodinha silenciosa foi encomendada para a próxima 3ªfeira.
O unico problema agora é que o meu Java (a minha bolinha de felo) não gosta da ração :lol:
Estou com esperança que seja só "gulosice" dele e que comece hoje a tocar-lhe....
Vitruvia
Membro Júnior
Registado: domingo abr 06, 2014 3:41 pm

domingo abr 06, 2014 5:46 pm

Concordo com o que aqui foi dito. :)

Quanto às guloseimas, de facto é importante moderá-las, sejam as barrinhas, seja a fruta. Ele já começou a comer a ração? Penso que é uma questão de tempo, sobretudo se durante alguns dias não tiver a alternativa das guloseimas, provavelmente vai acabar por comer a ração. É como as crianças e a sopa :lol:
sphiren Escreveu:hmm, wc disseram pra não usar porque o hamster é dificil de "treinar" para usar... Perguntei na loja onde o comprei. A gaiola é das grandes...para hamsters. 50cm de altura por 40cm de largura mais ou menos.
Eles não são fáceis de treinar, mas pelo menos na minha experiência, os hamsters são animais muito limpos e têm tendência para procurar um lugar específico para fazer a maior parte das suas necessidades. Provavelmente por esta altura já reparou que há um canto da gaiola que ele procura mais vezes, por exemplo. Usar um WC ou pelo menos arranjar forma de manter essa área limpa (mudando o substrato mais vezes entre limpezas a fundo, etc.) ajuda a assegurar a higiene da gaiola. Se quiser que ele use um WC, colocar o WC naquela zona de início ajuda-o a perceber. :wink:

Quanto ao stress e limpar a gaiola, o que sempre ouvi foi que eles podem ficar nervosos por pensarem que estão num sítio desconhecido (por não conseguirem reconhecer os cheiros).

A informação que sempre tive é que se o hamster não tiver um WC, deve-se limpar a zona em que urinam todos os dias e limpar o resto de semana a semana, e que ajuda deixar sempre algo com o cheiro deles (por exemplo, brinquedos, ou o ninho deles, ou mesmo algum substrato que esteja mais limpo) mais um tempo depois de limpar a gaiola, para que esteja lá algo que tenha o mesmo cheiro a que já se habituaram e não fiquem stressados.

Em relação às aparas de madeira, é importante verificar qual o tipo de madeira se as usar para o hamster, pois alguns tipos de madeira são tóxicos para eles.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo abr 06, 2014 6:18 pm

O algodão é infinitamente mais perigoso que as aparas de papel. Inúmeros hamsters já perderam patinhas por causa do algodão, e isso qualquer pessoa experiente na espécie lho dirá.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Vitruvia
Membro Júnior
Registado: domingo abr 06, 2014 3:41 pm

domingo abr 06, 2014 6:46 pm

dinodane Escreveu:O algodão é infinitamente mais perigoso que as aparas de papel. Inúmeros hamsters já perderam patinhas por causa do algodão, e isso qualquer pessoa experiente na espécie lho dirá.
Não sei se isso foi em resposta ao meu post mas se foi, não falei no algodão pois isso já foi mencionado no primeiro post da CristinaFrr (cito o excerto relevante mais abaixo). Falei apenas nas aparas de madeira porque se forem utilizadas, é sempre importante ter em mente que alguns tipos não são bons para os hamsters.
CristinaFrr Escreveu: O papel não causa qualquer problema, uma vez que se ingerido ele desfaz-se e dessa forma não causa qualquer tipo de obstrução, já o algodão...esse causa, em casos graves, mata, sem falar do constante perigo que é para ele estar em contacto com o tecido, os fios se enrolarem na patinha ou num dos dedos, esqueça, já não sai e ninguém consegue tirar, a patinha acaba por ou ficar mutilada ou cair completamente, o algodão é terrível mesmo, pode usar papel à vontade, contando que seja do tipo guardanapo ou higiénico, nada de papel de escrever, entre outros que possam cortar, deve ser branco, sem perfumes nem cores.
Responder

Voltar para “Exóticos”