Porquinhos da india medrosos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
wordup
Membro
Registado: segunda fev 25, 2008 5:52 pm
Localização: Neste momento tenho a Puma (gata) e 2 bebes porquinhos da india. Os meus outros amiguinhos já partir

terça abr 01, 2014 3:01 pm

Ola todos :-)

Ja tive coelhos, hamsters, caes, gatos, tartarugas, sapos, patos etc etc

Mas pela primeira vez tenho 2 porquinhos da India machos.
Eles são a coisa mais fofa que ja vi :D

Mas tem tanto medo de tudo e de todos :(

Gostava de saber como é que tenho de proceder para eles ganharem mais confiança e um dia eu e a minha familia lhes podermos fazer festinhas e mesmo ate pegar neles.

Não insisto porque noto que teem muito medo e estão sempre escondidos, um deles é muito curioso e ja espreita e fica a olhar para mim, agora o outro nem vê-lo.

help, por favor :? :D
<strong>"Os animais dividem conosco o privil&eacute;gio de terem uma alma." (Pit&aacute;goras) </strong><strong>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci) </strong>
sphiren
Membro Júnior
Registado: terça mar 25, 2014 11:28 am

terça abr 01, 2014 9:17 pm

Pois... tambem não sei que diga, tenho um hamster anão russo á quase 2 semanas e estou a passar pelo mesmo :?
Ele já deixa mexer mas apenas quando está mesmo muito entretido....
Espero que em breve seja mais meigo :?
Boa sorte tambem pra ti xD não desistas!
Pena que o forum parece meio parado... :roll:
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quarta abr 02, 2014 11:20 am

Olá!

Concordo que o fórum anda parado, parece que fugiram todos!
Eu também tenho menos tempo, e normalmente só para dar uma vista de olhos.

OS porquinhos são realmente animais medrosos. Tens que ter muita paciência para os conquistar.
Não sei qual é a localização da gaiola na casa, mas um local que não seja de passagem das pessoas ajudará.
No entanto deve haver frequência no contacto com eles.Sempre com muita calma, sem gestos bruscos.Imagina-te no lugar deles a seres agarrada por um ser do teu tamanho.

Procura um lugar calmo, fechado e sem sítios onde eles se possam esconder, e solta-os ao mesmo tempo, porque para onde vai um, vai o outro.Senta-te no chão com comida na mão e espera que eles te procurem.Se ainda não descobriste o alimento preferido, leva vários: pimento, salsa, coentros, beterraba, cenoura, pepino, etc. São uns vendidos!

O momento da higiene da gaiola também pode ser aproveitado para uma aproximação.

Também gostam de um colinho quentinho, aconchegante.
Quando os conquistares não vais querer outra coisa!

Boa sorte!
wordup
Membro
Localização: Neste momento tenho a Puma (gata) e 2 bebes porquinhos da india. Os meus outros amiguinhos já partir

quarta abr 02, 2014 4:57 pm

sphiren Escreveu:Pois... tambem não sei que diga, tenho um hamster anão russo á quase 2 semanas e estou a passar pelo mesmo :?
Ele já deixa mexer mas apenas quando está mesmo muito entretido....
Espero que em breve seja mais meigo :?
Boa sorte tambem pra ti xD não desistas!
Pena que o forum parece meio parado... :roll:
Eu com os hamsters que tive não tive nenhum problema, sempre foram muito curiosos e não tinham medo...tive um o Zuppy, que era mau, sempre mordeu até partir para os ceu dos bichinhos, tinha cá um mau feitio. :lol:

Mas mesmo assim eu pegava nele e o meu marido tb e ele enquanto estava na nossa mão passava o tempo a beliscar e morder era um traquinas.

Mas de resto sempre foram impecaveis, estou a pensar adquirir um brevemente porque entretanto tive um filhote e acho que ele vai delirar quando o ver na rodinha.

Boa sorte e não desistas tambem :-)

( tambem reparei k anda parado eu ha uns 6 anos qua nao vinha cá, reativei a minha conta e reparei k realmente não tem nada a ver)
<strong>"Os animais dividem conosco o privil&eacute;gio de terem uma alma." (Pit&aacute;goras) </strong><strong>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci) </strong>
wordup
Membro

quarta abr 02, 2014 5:01 pm

anioska Escreveu:Olá!

Concordo que o fórum anda parado, parece que fugiram todos!
Eu também tenho menos tempo, e normalmente só para dar uma vista de olhos.

OS porquinhos são realmente animais medrosos. Tens que ter muita paciência para os conquistar.
Não sei qual é a localização da gaiola na casa, mas um local que não seja de passagem das pessoas ajudará.
No entanto deve haver frequência no contacto com eles.Sempre com muita calma, sem gestos bruscos.Imagina-te no lugar deles a seres agarrada por um ser do teu tamanho.

Procura um lugar calmo, fechado e sem sítios onde eles se possam esconder, e solta-os ao mesmo tempo, porque para onde vai um, vai o outro.Senta-te no chão com comida na mão e espera que eles te procurem.Se ainda não descobriste o alimento preferido, leva vários: pimento, salsa, coentros, beterraba, cenoura, pepino, etc. São uns vendidos!

O momento da higiene da gaiola também pode ser aproveitado para uma aproximação.

Também gostam de um colinho quentinho, aconchegante.
Quando os conquistares não vais querer outra coisa!

Boa sorte!
Ola
Essa ideia de os meter num sitio onde não se possam esconder e me sentar no chão, não tinha pensado nisso.
Tenho de arranjar um espaço para o fazer, entretanto ontem foi dia de limpar a gaiola e tentei dar pimento e cenoura á mão, se visses a correria a fugir de mim tadinhos :(

Acabei de limpar e deixei-os sossegados ate metiam pena de tão assustados que estavam .

eles estão numa sala onde só o meu marido é que vai para estar no pc, não tem muito movimento.

Pensei logo nisso, que poderiam ter medo.
assim habituam-se ao barulho que o meu filho faz ( tem 2 anos) que não é pouco. :lol: mas o engraçado é que ele quando vai a essa sala, não sei se é da gaiola esta á altura dele eles não fogem dele. Agora de mim e do meu marido fogem logo assim k nos veem, acho k deve ser por sermos "altos".
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta abr 03, 2014 12:42 pm

Olá :D

Parece-me que tens a gaiola bem situada, nesse caso.
Eu adoptei o meu último em Junho passado, e vinha de uma situação dramática.Nasceu de uma superprodução descontrolada num quintal, onde se via obrigado a sobreviver.Tinha que fugir do cão e dos gatos e ainda procurar comida e água :(

Apesar de ainda ser bébé, como podes imaginar, vinha super selvagem.
Não posso dizer que já é um animal meiguinho, mas já está domesticado! Já não foge como fugia (ainda foge!), e o que mais gosto, é dos pulitos que ele dá quando lhe acabo de limpar a gaiola e começo a colocar o feno.Delira!

Espero que também corra bem com os teus pequenotes :wink:
sphiren
Membro Júnior
Registado: terça mar 25, 2014 11:28 am

quinta abr 03, 2014 8:52 pm

o meu hamster no primeiro dia, o senhor da loja o 'espetou' na minha gaiola sem nada lá dentro ainda :o :o :o
e ele tava apavorado... não gostei do gesto... o senhor disse que podia meter as coisas depois (a serradura pro chão, feno, comida, água e casinha :o ) e o bixinho tava apavorado sem ter onde se 'esconder' na gaiola...
Eu nunca tive nenhum roedor... eu fiquei logo com pena e cheguei o meu dedo, bom.... mandou uma chiadela que eu dei um pulo de susto >.<

Depois de tratar de tudo, no 1 e 2 dia ele 'fugia' um pouco... mas cheirava o meu dedo por curiosidade ás vezes... Consegui fazer festas cada vez com mais facilidade... Peguei nele pela 1ªvez ao fim de 1 semana quando ele tava com muuuuito sono.... e descubri que meu namorado tem conseguido fazer ele comer na mão dele :o (nos ultimos dias eu não estive com ele :( )

Isto pra mim é sucesso :) leva o seu tempo :D
wordup
Membro

sexta abr 04, 2014 5:23 pm

sphiren Escreveu:o meu hamster no primeiro dia, o senhor da loja o 'espetou' na minha gaiola sem nada lá dentro ainda :o :o :o
e ele tava apavorado... não gostei do gesto... o senhor disse que podia meter as coisas depois (a serradura pro chão, feno, comida, água e casinha :o ) e o bixinho tava apavorado sem ter onde se 'esconder' na gaiola...
Eu nunca tive nenhum roedor... eu fiquei logo com pena e cheguei o meu dedo, bom.... mandou uma chiadela que eu dei um pulo de susto >.<

Depois de tratar de tudo, no 1 e 2 dia ele 'fugia' um pouco... mas cheirava o meu dedo por curiosidade ás vezes... Consegui fazer festas cada vez com mais facilidade... Peguei nele pela 1ªvez ao fim de 1 semana quando ele tava com muuuuito sono.... e descubri que meu namorado tem conseguido fazer ele comer na mão dele :o (nos ultimos dias eu não estive com ele :( )

Isto pra mim é sucesso :) leva o seu tempo :D
Verdade, os meus começaram com o comer da mão, vais tentando isso e vais conseguir.

Ate que tentas o meter em cima da tua mão e das lhe comida com ele em cima da tua mão. é tão giro ve-los a comer :-)

A minha cereja esticava as patinhas para pegarmos nela era tão fofinha :-)
Vitruvia
Membro Júnior
Registado: domingo abr 06, 2014 3:41 pm

domingo abr 06, 2014 4:48 pm

Os porquinhos-da-índia são animais um pouco tímidos, como geralmente servem de presa para outros animais, alguns têm esse tipo de reacção mesmo em cativeiro.

Aconselho-te criar um ambiente calmo para eles, sobretudo quando lhes fores tentar mexer. Evita muito movimento, barulhos, etc. que os possam assustar.

Não sei como é a gaiola deles (se estiverem numa gaiola) mas se tiver uma abertura na parte de cima, evita usar essa. Usa antes uma abertura lateral, ou deixa-os sair da gaiola (num local seguro e em que outros animais não se aproximem) quando lhes tentares mexer. Deixa-os cheirar a tua mão, faz-lhes festinhas calmamente, etc. Se ficarem muito nervosos quando lhes tentas pegar, é natural, porque se vivem num meio mais selvagem serem pegados assim era sinal que tinham sido apanhados por um predador, portanto dá-lhes tempo para te conhecerem e até lá se precisares de lhes pegar, fá-lo com cuidado e mexe-te mais ou menos devagar.

Por vezes precisam de tempo, mas tem paciência e vais ver que vale a pena. Também ajuda se começarem a associar a tua presença com coisas agradáveis (como comida) portanto quando os soltares dá-lhes uma guloseima (ou seja, a comida preferida deles) e quando lhes fores dar comida, faz isso com calma e cuidado para não os assustar e depois faz-lhe umas festinhas. Assim vão passar a perceber que não estás ali para os comer, pelo contrário.
Responder

Voltar para “Exóticos”