Esquilo da Coreia - cauda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Rut3
Registado: quarta abr 23, 2014 4:34 pm

quarta abr 23, 2014 4:41 pm

Tenho há pouco tempo um esquilo da coreia com menos de 6 meses (deve ter por volta de 2). Por acidente ele saiu da sua gaiola e foi-se esconder num buraco minusculo da parede (tive de a partir para ele conseguir sair). Ao tirá-lo um bocadinho de pêlo da cauda caiu e ele ficou com a pontinha em sangue. Ele ainda não está habituado à sua nova casa (embora esteja mais calmo) e passa o dia todo dentro da sua casota (come quando ninguém está ao pé).
Não sei se me deva preocupar a sério com a ferida na sua cauda, pois não tenho conhecimento de nenhum veterinário que trate destes animais aqui na zona.
Alguém me pode ajudar? :(
Vitruvia
Membro Júnior
Registado: domingo abr 06, 2014 3:41 pm

terça abr 29, 2014 10:58 am

Olá,
As caudas dos esquilos são muito frágeis portanto isso por vezes pode acontecer. Dependendo do tamanho da ferida pode não ser motivo de grandes preocupações mas também pode ser. Alguns esquilos conseguem limpar a cauda por eles mas também pode ajudar desinfectar a ferida e mantê-la limpa. É preciso cuidado com os produtos que usa para tal, devem ser seguros para animais.

Quanto ao veterinário, pelo sim, pelo não talvez seja boa ideia. Aquilo que estou a dizer aqui baseia-se apenas no que percebi segundo o que descreveu, mas pode estar errado porque posso estar a imaginar incorrectamente a ferida e o que aconteceu.

Recomendo que pesquise um veterinário que tenha experiência em exóticos deste género, se não conseguir encontrar nas imediações, sei que algumas clínicas costumam chamar veterinários de outras localidades para casos especiais. Se não se importar de dizer em que zona mora, talvez pedir informações aqui no fórum a ajude. :wink:
Rut3
Registado: quarta abr 23, 2014 4:34 pm

quarta abr 30, 2014 11:22 am

Obrigada pela sua resposta. Entretanto tentei informar-me online (existe alguma informação sobre o assunto se pesquisarmos em Inglês) e contactei uma associação de animais exóticos (na América) que me esclareceu o caso. Vou levá-lo a ser consultado por um médico veterinário e vou deixar aqui o meu testemunho e explicação para que, no futuro, possa ser útil a alguém que se encontre na mesma situação:
Um dos mecanismos de defesa natural dos esquilos é de facto poderem "largar" a cauda. O que se dá é que quando um predador os agarra pela cauda, eles têm a possibilidade de deixar para trás o pêlo (e alguma pele), de modo a poderem fugir. A zona em que se dá esse "descasco" (em inglês "deglove"), na melhor das situações, acaba por secar e cair (na pior das situações infecta e o problema torna-se sério), o que felizmente aconteceu com o meu esquilo num período de cerca de 4 dias. Após essa zona ter caído (nele equivaleu a 1/3 da cauda aprox.), poderá ou não dar-se a exposição de osso. No caso dele foi isso que se sucedeu, sendo que se vê, na estremidade da cauda, um bocadinho de osso (poucos milimetros). O que me explicaram os tais veterinários americanos é que isso é normal e o procedimento que se deve tomar é "aparar" esse osso (pelo que me disseram até um veterinário de cães o pode fazer, pois é semelhante ao procedimento nesses animais) para que a pele possa cicatrizar por cima.
Ainda estou à espera para ter a consulta com o Peanut mas estou confiante que deve ser algo fácil (se o pequenino colaborar).
Queria só acrescentar que embora eu tenha ficado em estado de choque (pensava que lhe tinhamos arrancado a cauda!), o meu esquilo não se mostrou muito afectado, pois até o via com a cauda a raspar na gaiola, logo penso que não seja algo muito doloroso para eles (embora, logicamente, seja algo sério).
Quando souber mais informações sobre o assunto irei deixar aqui :)
Responder

Voltar para “Exóticos”