George, Hamster Sirio novo em Casa :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
tiagox
Membro
Registado: terça fev 03, 2009 2:14 pm

sexta mai 02, 2014 3:16 pm

Ola a todos, foi me oferecido a dois dias um hamster Sirio de 8 semanas.
Nao estava a espera, mas no entanto ja preparei tudo o necessario, li bastante acerca deles aqui na Arca e um dos posts da Kathamina ajudou me bastante. Mas no entanto continuo com bastantes duvidas, proximamente irei postar fotos dele e da sua "grande" casa, para que me possam ajudar e dizer-me se alguma coisa esta mal. para ja tenho duvida quanto a sua raçao pois de momento estou a utilizar a bunny nature (vivo na suiça e a embalagem esta em alemao) eu nao falo alemao se alguem conhecer a marca e me poder dizer se posso continuar com esta era cool... procurei a da versele que li que era a mais apropriada mas infelizmente nao encontro.
dentro da gaiola tenho um "wc" fexado que teoricamente serviria para o seu banho de areia mas ele usa para alem do banho utiliza mesmo como wc o que me preocupa pois nao e muito higienico, deverei retira lo?

dentro tenho aparas de madeira como substracto cerca de 10 cm;
feno para ele fazer os ninhos
duas casinhas
bebedouro
comedouro
duas rodas uma grande e uma pequena que sinceramente acho demasiado pequena;
e tambem palha que me foi dito que eles comem...
desde ja um muito obrigado a todos....
AJUDEM ME :D
tiagox
Membro

sexta mai 02, 2014 3:37 pm

so consegui meter uma foto da gaiola, vista de cima. esta no petsite do George ;)
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta mai 02, 2014 7:19 pm

Boa noite,

Antes de mais: PARABÉNS!
É provavelmente a primeira pessoa que vejo aparecer por aqui que aloja o hamster de maneira correcta, com uma gaiola grande.

Eu não sei exactamente que rações há por aí...mas talvez Harry Hamster seria uma boa opção caso houver, talvez Burgess também, é que não sei mesmo que marcas pode encontrar aí na Suiça, então fica difícil. :?

A Bunny não é má de todo, mas precisa de ser adicionada alguma fonte de proteína aí, por isso completar com uma outra seria óptimo.
Não se preocupe porque a Versele não é a melhor, pelo contrário em alguns dos modelos deles.

Eu pessoalmente não vejo uso nesse banho e em alguns casos pode até causar algumas alergias e problemas respiratórios (acredito que esteja a usar areia e não pó, se for pó deve ser totalmente retirado, o pó não é bom, algumas pessoas confundem os dois, por isso fica o aviso).

Pode aproveitar esse WC e usar como WC mesmo, acredite que ajuda muito a manter a gaiola limpa e se ele sabe usar, acho que poderia de facto aproveitar. :D

Retire essa roda amarela, ela é de facto pequena para ele e só lhe vai causar problemas de coluna.

Eu retirava a palha também, pois ela magoa as bochechas deles, eles comem o feno na verdade, pode manter o feno.

De resto, está óptimo, parabéns. :wink:
tiagox
Membro

sexta mai 02, 2014 7:41 pm

wow Obrigado :) CristinaFrr
tenho ratz entao foi bastante facil convencer me a gastar uns trocos a mais para o espaço do pequenote :)

quanto ao WC a marca do Po ou arei e copacabana e diz special bath sand mas a questaoo e que ele usa para as duas coisas :P deveria de trocar por que? para utilizar mesmo como wc?

E normal ele tambem usar o ninho onde dorme como wc? reparei a pouco tirei tudo lavei e recoloquei a casinha dentro ele agora esta a cerca de 45 min parado em cima da roda sem mexer. è um comportamento normal?

outra duvida que tenho e as quantidades e vezes que lhe deveria de dar fruta e afins... desculpa a quantidade de perguntas, mas è mesmo porque nunca tive nenhum e estando habituado as Ratz que sao mega sociais percebe se perfeitamente quando estao zangadas e contentes, ele e bastante apatico e mal encarado :p
CristinaFrr
Membro Veterano

sexta mai 02, 2014 9:19 pm

Não precisa de agradecer. :D

Eu não conheço essa areia infelizmente, provavelmente não há por cá, pode trocar essa areia por um outro substrato que não seja aparas (torna-se mais fácil para ele distinguir), talvez algum litter vegetal baseado em papel? Algum granulado? (Sem ser Corn Cobs e se for de madeira convém ser de Aspen).

Ele urina na casinha onde dorme ou é só dejectos? É normal o hamster escolher um canto apenas para a urina, mas excepções podem eventualmente ocorrer.

Tente colocar aparas e papel higiénico cortado às tirinhas dentro da casinha, pois estar constantemente a retirar o ninho e a lavá-lo vai infelizmente causar-lhe demasiado stress, dado que são animais territoriais.

O facto deles "paralisarem" do nada pode indicar ou medo ou atenção a algo ao seu redor, algum barulho novo por exemplo, portanto é normal.

Visto que ele é um Sírio, pode dar fruta duas vezes por semana, vegetais duas vezes também, a Bunny já tem larvas (mealworms) portanto não é necessário dar proteína animal, mas se quiser pode oferecer duas vezes por mês aproximadamente.
Devem ser dados em pouca quantidade e é preferível que só seja dado uma fruta e um vegetal por vez, do tamanho da ponta de um dedo.

Não precisa pedir desculpa, é um prazer. :)
tiagox
Membro

sexta mai 02, 2014 10:18 pm

Ele de facto faz ambos na casinha, mas tambem no wc. Entao tenho de retirar a palha, meter algo na base da casinha, retirar a roda pequena, trocar o substrato do wc e evitAr de lavar a casinha. Eles sao por norma desconfiados?
tiagox
Membro

sábado mai 03, 2014 2:55 pm

Pessoal tenho mais duas duvidas! Se misturar uma racao das que me foi dita com a que uso o resultado será bom? E que nao lhe queria trocar por completo a racao!! E quanto a limpeza da gaiola como deverei proceder? É que onestamente a mim no 4 dia so me continua a xeirar a feno. De quanto em quanto tempo deverei trocar e limpar tudo? A gaiola é bem grande 78x48x39 se nao me engano e tem cerca de 10 cm de substracto mais feno. Ele ja se deixa tocar se bem que ainda não tentei pegar nele, mas ao menos ja nao morde como no primeiro dia. Muito obrigado desde ja.
CristinaFrr
Membro Veterano

sábado mai 03, 2014 5:07 pm

Peço desculpa pela demora, mas entretanto tive de sair.

Sim, exactamente isso, de resto tudo me parece bem, sim, é normal alguns serem desconfiados, isso depende de hamster para hamster, mas como deduzo que esteja consigo há pouco tempo, é normal estar desconfiado ainda, geralmente os primeiros dias devemos deixá-los em paz para não lhes causar stress,eles são animais que se stressam muito facilmente com mudanças de ambiente e território, portanto a mudança de vida dele obviamente causou-lhe algum stress.

Sim, eu falei em misturar pois a Bunny não é má de todo, só precisa de ser completada com uma com mais proteína, como aconselhado a cima, encontrou alguma das ditas?

A limpeza deve ser feita o menos possível, quando ainda estiver limpa não vale a pena limpar, é que como dito a cima, uma limpeza stressa-os imenso, é claro que uma gaiola como a sua vai durar muito mais tempo limpa e se usa os 10cm de aparas raramente vai ficar suja, tendo em conta o tamanho da sua gaiola e a quantidade de substrato usado, diria talvez no máximo uma vez por mês, isto no máximo, pois certamente durará mais tempo limpa, as das minhas Sírias que são um pouco maiores duram 4 meses limpas e sem cheiros, eu só limpo porque acho bom, senão aguentar-se-iam mais tempo sem cheiros e limpas.
Se ele usar o dito WC sempre, a limpeza pode ser adiada por mais tempo ainda.
Quanto maior e quanto mais substrato é usado, menos necessidade de limpeza há.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado mai 03, 2014 9:28 pm

cristina n devia tmb ser retirado grande parte do feno e colocar apenas uma pequena quantidade numa daquelas bolas suspensas?
o feno é óptimo para acumular fungos por isso era melhor substituir o material para ninho por tiras de papel

boa gaiola =D
mais umas plataformas e ainda ficava melhor mas é msm das poucas pessoas que praticamente n se tem nada a apontar e msm o que se tem n é nada de especial!
assim da gosto ver os bichinhos
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
CristinaFrr
Membro Veterano

domingo mai 04, 2014 8:13 pm

No caso do feno basta uma limpeza de vez em quando para substituir e não colocar em exagero nem em zonas onde o hamster tenha tendência a urinar, não sei se o usuário está a usar feno dentro da casinha, mas eu pessoalmente dentro de casinhas não aconselho muito o uso do mesmo, principalmente quando o hamster urina dentro da mesma, relembrando que os acessórios devem ser como é óbvio limpos mais vezes, ao referir-me à limpeza na outra postagem referi-me à geral, das aparas e bandeja.
Não sei exactamente o que o usuário está a usar para os ninhos, mas se for só feno também aconselho o papel sim. :wink:

Os acessórios aqui em casa geralmente limpo de semana a semana, isto provavelmente o usuário já sabe mas de qualquer maneira digo na mesma, a água deve ser mudada diariamente.

Já o WC, quando uso cá em casa costumo limpar de 3 em 3 dias.
tiagox
Membro

sexta mai 09, 2014 12:32 am

Ola pessoal, ja passaram alguns dias, o meu pequenote continua muito morde e foge, mas no problem ele é um rato feliz pois passo oras a ve lo brincar na sua gaiola a mexer coisas, mudar de sitio, escavar, esconder coisas e destruir coisas!!! :D acrescentei algumas coisas novas e mudei algumas velhas. Amanha postarei novas fotos:) a casinha dele una vez por semana despejo o conteudo e sem lavar troco por muito papel as tiras, retirei o feno que tinha e substitui por tuas esferas suspensas com o feno la dentro. Agora uma cena q axo q fiz mal e se me puderem corrigir logo agradecia, misturei a raçao da bunny que foi a que sempre comeu com a da vitakraft para ser mais completa, mas depois li que a da vitakraft n vale nada, boh! E por ultimo o wc continua a ser o pozinho porque n sei o que meter a substituir:/ uma boa noite a todos beijinhos do george :)
tiagox
Membro

sexta mai 09, 2014 3:06 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

host image

Aqui estao algumas (muitas) fotos do pequenote e sua casinha :P
acham que esta demasiado cheia de tralha?
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta mai 09, 2014 4:40 pm

Eles devem gostar de tralha que o meu mete o substrato todo torto e para fora da gaiola e mete-se a escavar na comida e vira tudo por fora :twisted:
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta mai 09, 2014 10:46 pm

ha um substrato a base de papel prensado, só para o wc fica baratinho e é bom.
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”