Minha Coelhinha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ctmv
Registado: segunda abr 14, 2003 6:29 pm
Localização: Pastor Alemão, Coelhos, Porquinhos da India, Peixes

domingo mar 14, 2004 1:28 pm

Olá,
Ofereceram-me hoje uma coelhinha muito gira! É a black!
Disseram-me que quando a compraram na loja que ela tinha 2meses, mas nesta altura ela ainda não tinha que ser amamentada pela mãe?
Será que me podem dar dicas para ela? Gostava de saber o k é melhor para ela!
Obrigada
Gatinhomalhado
Membro Júnior
Registado: sexta dez 05, 2003 10:00 am

segunda mar 15, 2004 10:13 am

Oi, no sábado também veio para a minha casa uma coelhinha anã com dois meses e também estamos meio às aranhas com ela, pois não sabemos muito bem como cuidar. Por isso reforço o teu pedido de ajuda. Ela é angorá (mesmo muito peluda), e muito meiguinha.
Bjs.
Cool_Dave
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 15, 2004 3:26 pm

Olá!

Como tratamento geral recomenda-se que se limpe a gaiola regularmente, e que se lave e desinfecte de 3 em 3 semanas. Manter a gaiola num local fresco, mas longe das correntes de ar!
Ter sempre água fresca á disposição, assim como comida. A alimentação é a que é vendida nas lojas, como propria para coelhos (a maior parte em ração). Essa ração já contem quase tudo o que precisam, fica apenas a faltar os sais minerais, as fibras e as vitaminas, que são dadas sob a forma de verduras (folhas de couve, de rabanete, de agrião, de beterraba....). Também se pode dar alguma fruta, principalmente pera e maça. Cuidado com a cenoura, que embora seja boa, engorda muito, e deve apenas ser dada de 3 em 3 ou 4 em 4 dias.

Em relação ao ser amamentados, os coelhos apenas estão com as mães até ao mês de idade, começando por volta da 3º semana de vida a comer a ração e a deixar o leite, portanto com 2 meses apenas come alimento sólido! É também essa a idade ideal para serem adquiridos, pois criam um grande laço afectivo com os donos, chegando mesmo a responder pelo nome! Nunca pegar nos coelhos pelas orelhas, é sempre pelo cachaço (zona de pele do "pescoço"), ou caso eles já estejam habituados e não se importem, pelo peito. Evitar apertar o coleho, ou pregar-lhe sustos, para que a confiança que ele tem no dono, não se desvaneça.

Conselho especial para o Gatinhomalhado, o angorá não é considerado anão, chegando mesmo a ter 4kg:) Como essa raça tem um pelo enorme, que está sempre a crescer, chegando a ter 20 a 25 cm, e para evitar que vá enrrolando e dando nós, tem de o escovar regularmente, e de 3 em 3 meses, cortar o pelo de modo a ficar com cerca de 10 a 12cm de comprimento!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça mar 16, 2004 8:44 pm

Embora concorde com a maior parte da mensagem anterior, existem determinados pontos que, para mim, não são correctos. Evite pegar o coelho pela pele do cachaço, pois essa zona é muito sensível. tudo correrá bem, se ao segurar o coelho, apoiar as quatro patas, pois normalmente esperneiam e magoam as pessoas quando sentem que não estão em equilibrio. outra coisa, provavelmente se só limpar a gaiola de tres em tres semanas, terá uma gaiola muito mal cheirosa, pois como os coelhos tendem a urinar sempre no mesmo canto, e como a sua urina tem um cheiro muito activo, acaba por cheirar mal. com o meu costumo fazer o seguinte. numa semana limpo o canto da gaiola onde costuma fazer as suas necessidades, na semana seguinte, limpo e lavo a gaiola toda. não tenho tdo cheiros em casa, mas noto que se deixar mais um dia ou dois por limpar, começa a deitar um cheiro a amoníaco muit desagradável....
Não se esqueça de lhe dar feno e de o deixar fazer bastante exercício (o meu fica na gaiola de manhãe quando chego às duas/tres da tarde solto-o) a salsa também é boa para dar. A alface é demasiado diurética e pode provocar diarreias. não se esqueça da visita ao vet para vacinar. boa sorte com o seu coelhito.
bezuka
Membro
Registado: domingo set 14, 2003 7:20 pm

quarta mar 17, 2004 10:38 pm

oi gina,
Axo um pouco estranho a coelhinha ter olho choroso... não é muito normal. Pelo que já li é normal os coelhos virem a ter problemas de olhos, mas mais os do campo, os de casa não... mas se axa que esses pingos nos olhos continuam... seria melhor levá-la ao veterinário.
Em relação às vacinas, normalmente deve-se dar 2 tipos de vacinas, uma que é dada de 6 em 6 meses e outra de 1 em 1 ano.
Axo que fez muito bem em ter escolhido o angorá... para mim são bem mais giros... os coelhinhos com as orelhas grandes são giros mas mais quando são pequeninos... pois esse tipo de coelho tem tendência a ficar muito grande e depois pedem a piada toda... é claro também há angorás que não são anões... mas em principio... se lhe disseram que era anão quando o comprou... em principio deve ser...
Que idade é que tem a sua coelhinha?!
Em relação aos tópicos anteriores... atenção à hortaliça verde nos primeiros meses do coelho, por exemplo antes de ter o bé eu tive uma coelhinha branca, que lhe dei salsa, realmente ela adorou... mas no dia seguinte quando acordei, dei com ela morta na gaiola! :cry:
E depois perguntei ao veterinário o que é que se tinha passado, já que tinha lido em livros que era possível dar salsa a coelhinhos, só que há um problema... realmente pode-se dar... mas só é aconselhável dar quando eles já tão na idade adulta... a partir de 1 ano de idade... tanto que neste momento o meu bé tem 1 ano e 4 meses e só agora é que lhe comecei a dar couve portuguesa, couve flor e broculos... o que ele adora... mas claro tem que ser tudo com muita moderação... pois os coelhos são muito, mas mesmo muito sensíveis... tanto que se tem de ter muito cuidado na escolha da ração a dar-lhes, pois só com a mudança de marca de ração... eles podem adoencer e morrer... por exemplo... (infelizmente tenho passado por varias situações com o bé!) à cerca de 3 meses tive que mudar de ração bobtail, que era a que eu lhe dava desde pequeno, por outra, mas infelizmente ele não atinava com nenhuma... o que fez com que ele viesse a ter uma paragem intestinal... devido à mudança de ração... mesmo sendo estas muito parecidas!
Em relação à gaiola... eu na gaiola do bé não tenho nem pedrinhas nem granulados... não ponho nada no fundo da gaiola, só coloco o granulado no wc dele, já que é lá só que ele vai fazer o seu xixi! O que faz com que tenha um pouco mais trabalho, poix limpo a gaiolinha dele 2 vezes ao dia, de manha e à noite antes de dormir (o bé tá sempre no meu quarto), custa-me também ele ter o granulado em toda a gaiola, pois ele depois não vai fazer o xixi´no wc e faz em qualquer lado da gaiola, e depois deitasse em cima do xixi... e também como ele tem muito pêlo o granulado agarrasse ao pêlo... e sujava-me o quarto todo... assim é mais higiénico para mim e para ele...
A gaiola eu costumo lavá-la 1 vez por semana, na banheira com bastante água e desinfecto muito bem com alcool etílico... assim fica bem desinfectada! O wc dele é que tenho de mudar o granulado mais ou menos de 3 em 3 dias... já que começa a ficar com muito xixi e com um cheiro muito ácido... mas de resto o bé... não me deixa o quarto com cheiro nenhum!
Também concordo com o buzio, que não se deve pegar no coelhinho pela pele que está no pescoço... poix eles são demasiado sensíveis... e para além disso, como o bé tem muito pêlo, de certeza que o ia magoar... e arrancar-lhe pêlos... eu costumo agarrar nele por baixo, com uma mão na parte da frente e a outra no rabinho... como se agarra num bébé... e assim sei que não o magoo...
Bem... fico aqui por hoje... :lol:
Bezuka (sandra)
Olhos
Membro Júnior
Registado: segunda mar 04, 2002 10:53 pm

quinta mar 18, 2004 6:15 pm

Olá,

posso dizer que concordo também com algumas coisas que todos disseram!
Permitam acrescentar que os coelhos necessitam de comida "caseira", ou seja quando falam na ração dos hipermecados, sugiro antes que será preferivel comprarem aos produtores!
Por exemplo eu dou milho, centeio e aveia ao Bug's e ele adora! Tem 3 anos e nunca teve problemas com a dentição. Conheço no entanto que tenha variado a alimentação ao seu coelho mas sempre comida de supermecado o que levou a ter que ir ao veterinário desgastar/cortar o dente.
O bug's vai constantemente a veterinária algo que também aconselho! No entanto atenção grande maioria dos veterinarios não tem grande experiencia com coelhos, tentem encontrar alguém da vossa confiança.
Aconselho igualmente uma boa limpeza a gaiola é essencial.
Sugiro igualmente a moderação nos legumes, o Bug's uma vez sem me aperceber apanhou um molho de agriões e devorou tudo, ficou doentinho cerca de 4/5 dias foi horrivel!
Para além de tudo isto sugiro muitos mimos e muitas brincadeiras com eles!

Espero ter ajudado.

Olhos
buzio
Membro Veterano

segunda mar 22, 2004 8:06 pm

em relação à salsa, certamente o coelho não morreu por causa disso, se calhar foi da quantidade de frescos que deu. os coelhinhos bebes podem comer frescos, mas em quantidades reduzidas, aumentando aos poucos e poucos até à idade adulta. não se deve chegar à gaiola e dar tudo o que lhe apetecer comer.
bezuka
Membro
Registado: domingo set 14, 2003 7:20 pm

segunda mar 22, 2004 10:59 pm

Pois Buzio...
Mas acredite que foi mesmo da salsa e que não lhe dei muito!
Mesmo o veterinário me disse... claro que os coelhinhos devem comer "coisas verdes"... mas há certos coelhos que quando são ainda muito pequeninos que não aguentam esse tipo de alimentação, e o meu coelhinho tinha 2 meses e meio!
Tanto que o veterinário aconselhou-me a dar ao meu coelhinho... só verdes quando ele fosse mais adulto, como por exemplo agora, já com 1 ano de idade!
Porque eles têm um estomago muito frágil e podem não aguentar!
Agora cada um dá o que axar melhor... este foi o conselho que me deram e pelo qual me guiei... já que já passei por uma má experiencia e não estou disposta a perder o meu bézinho por falta de informação!
Bezuka
SoniaZoo
Membro Júnior
Registado: sexta out 11, 2002 11:39 pm
Localização: 2cães,2chinchilas,1porq.índia,1coelha,2hamsters,1gerbo,2turtles,peixes,3pássaros,1ratomarinheiro

terça mar 23, 2004 2:17 pm

É verdade. A minha coelha também tem um estômago muito sensível, já tem 1 ano de idade e mesmo assim quando lhe introduzo um pouco de legume ou fruta na alimentação tem que ser mesmo muito pouco; há pouco tempo dei-lhe um bocadinho de couve do tamanho da cabeça do meu dedo mindinho e ela andou logo de diarréia!
Há coelhos mais sensíveis que outros!
buzio
Membro Veterano

quinta mar 25, 2004 7:05 pm

realmente com 9 semanas ainda se deve dar muito pouco, mas olha que aponto mais para que a salsa que deste tivesse algum tipo de pesticida. costumo começar a dar uns pedacitos de couve, apos estar uns dias a perder água, para bnão fazer diarreia e uns pedacitos muito pequeninos de cenoura (mesmo muito pouco, senão faz mal). quanto à coelha de um ano, diarreia com um pedacito de couve é perfeitamente normal. uma coelha que até ao ano de idade não lhe introduziram nenhum tipo de fresco, é normal que quando se altere a alimentação faça diarreia de seguida. claro que cada um dá o que entende. já me deram mmilhares de conselhos e opiniões sobre isso, uns que se deve, outros que não (até dizerem que os veggies fazem os coelhos anões crescerem até ao tamanho normal....), sempre gostei de dar frescos aos meus animais. introduzo com muito cuidado, adoram e normalmente estão sempre saudáveis. dou desde a salsa, à couve, ao dente de leão, pepino, alcachofra.....
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

sexta mar 26, 2004 12:04 pm

olá pessoal!!

EU tenho uma Orelhuda, a Margarida, que por sinal até é da minha filha, mas que mais uma vez digo, não tem "muito" a ver com o que se diz de um Coelho...

Em primeiro tenho-a desde Dezembro e ja cresceu imenso, nem me atrevo a pesá-la, nos ja sabiamos que esta raça era assimmas talvez não pensássemos que fosse u crescimento tao rapido. De qualquer forma achamos o maximo, é linda, enorme e ainda dá mais gozo fazer festinhas, até pq engordou bastante.

A nossa coelha suja muito, pelo que eu e a minha filha mudamso e lavamos tudo dia sim dia não, memso tudo! Mas como organizamos tudo muito bem demoramos apenas 20 m a tratar de tudo, temos tudo o que pertence à Margarida numa caixa gigante de plástico (Rosa choque :lol: ) e temos essa caixa guardada dentro do poliban da casa de banho do quarto da minha filha que nunca é usado pois toda a gente usa a banmheira do outro WC. Lavamos tudo nesse mesmo poliban com um detergente que contém alcool e fica tudo muito bem limpo.

Durante esse tempo e a Coelha fica solta e anda por alguma sdivisoes da casamas assim que pode entra na goila e não sai memso com a porta aberta, 20 chegam e sobram para ela. Corre, salta, para e descansa....

Em relação aos legumes eu comecei logo adar couve, cenoura, alho frances, nabo, maça e ela adora e devora, eqd parei de dar por uns dias a gaiola cheirava muito pior, coincidencia ou nao voltei a dar de dois em 2 dias qq coisa e tuod voltou ao normal...
Responder

Voltar para “Exóticos”