[Hamster] Dúvidas acerca da ração e outros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
zeasc
Registado: quinta mar 05, 2015 10:41 pm

terça mar 10, 2015 7:34 pm

Boa tarde colegas,

Tenho um hamster anão russo à cerca de duas semanas e tenho algumas dúvidas nas quais gostava que me ajudassem a esclarecer.

Na pet-shop onde comprei o hamster comprei também esta ração:

Imagem

Mais tarde comprei esta:

Imagem

E então agora misturo um pouco das duas e dou ao hamster.
Estou a fazer bem? A ração é adequada para ele?
Ele deixa sempre aqueles grãos duros verdes e alaranjados/amarelados para o fim. Quase que aposto que são os fazem melhor mas os que ele menos gosta.

Outra coisa, na pet-shop, a funcionária disse-me para colocar um bocadinho de algodão na gaiola. Quando coloquei o hamster na gaiola coloquei também um bocadinho de algodão, mas no dia seguinte fui pesquisar sobre a relação dos hamsters com o algodão e vi que é muito mau colocar algodão para os hamsters pois os fios podem prender-se nas patas. Retirei logo o algodão!

Sendo assim comprei esta espécie de feno noutra pet-shop:

Imagem

Imagem

Perguntei ao funcionário se não fazia mesmo mal pois eu vi que continha um pouco de algodão e ele disse que não tinha problema absolutamente nenhum e que até era desse produto que punha nos hamsters que tinha na loja.

Ora então, faz mal eu colocar isso na gaiola para o meu hamster fazer o ninho?

Última dúvida, quando comprei o hamster comprei também isto:

Imagem

Com intenção de colocar num pratinho de modo a ser o WC dele. Ora, ele faz o seu cocó em todo lado menos em cima daquilo. Mas também pode ser do prato, deveria ser algo mais 'fechado' e aconchegado talvez.

Este produto é desaconselhado para o WC do hamster? Como poderei fazer um WC para ele? Tem de ser uma coisa mais 'fechada' para ele ter alguma privacidade?

Obrigado desde já pela disponibilidade :)
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça mar 10, 2015 8:14 pm

Boa tarde,

Infelizmente as duas rações pelas quais optou são umas das mais perigosas para a espécie de hamster que tem, mas em principal a Mini Nature, por conter imenso açúcar nos seus ingredientes, ela é quase toda composta por ingredientes com alto teor de açúcar, a espécie Anão Russo tem tendência aos diabetes e por isso é necessária imensa caução com esta espécie em especial.
Infelizmente nenhuma das rações é boa para nenhuma espécie de hamsters doméstica.
Aqui por Portugal o meu conselho é misturar uma chamada Supreme PetFoods Hazel Hamster, com Supreme PetFoods Science Selective Hamster e por fim Bunny para hamsters anões, esta última encontra nas lojas Ornimundo, as outras duas só conheço uma loja online que a vende, pois ainda é nova em Portugal, posso-lhe enviar por mensagem privada se desejar.

Deixo-lhe aqui uma lista das rações disponíveis no nosso país que são boas:

Melhores disponíveis no mercado português, por ordem de qualidade:

Muesli completo:
- Supreme PetFoods Hazel Hamster (Recentemente introduzida no nosso país! :D)
- Beaphar Xtra Vital (Hamsters Anões ou Sírios)

Extrusadas (necessitam de ser acompanhadas por um muesli):
- Supreme PetFoods Science Selective Hamster
- Beaphar Care + (Com corantes)
- Versele-Laga Complete (Com corantes)

Bons muesli mas não completos devido aos níveis de garantia serem inadequados, devem ser misturados:
- Bunny (Hamsters Anões apenas) - Baixa em nível de proteína, necessita de ser complementada com outra rica em proteína
- Versele-Laga Nature - NUNCA deve ser dada a Russos ou Chineses e deve ser completada com outra de melhor qualidade

Rações com possível importação para o país através de distribuidor (Contactar a administração do grupo para mais informações):
- Burgess SupaHamster Harvest (Hamsters Anões) - Completa

Rações a evitar, a não ser usada nem mesmo em últimos casos:
- Ração da marca Continente
- Kiki
- Cunipic
- Versele-Laga Mini Nature
- Versele-Laga Crispy
- Versele-Laga Pellets
E muitas mais...

Isso dos hamsters comerem o que mais gostam é infelizmente muito comum, é por isso que é importante nunca colocar mais comida quando eles ainda têm alguma no comedouro ou no ninho deles, isto porque se o hamster comer só o que gosta mais, a sua dieta ficará desequilibrada.
Ao colocar mais comida ou ao substituir a que restou no comedouro por nova, está a acostumá-lo a comer apenas o que gosta, eles são como crianças, que se lhes dessem só chocolates, as crianças não queriam mais nada. :lol:

Quanto ao algodão, é um dos maiores perigos vendidos em lojas de animais, infelizmente, há até mesmo petições em inglês para que seja parada a produção desse material para eles, que pode levar à morte por obstrução ou exposição de órgãos.
Substitua por papel higiénico ou guardanapos sem perfumes nem tintas, ou seja, o branco e neutro, o mais barato, não há necessidade de comprar esse material, que basicamente não aquece o hamster e não é muito confortável, se tem algodão então é mesmo para parar de usar, o meu conselho era nunca, mas mesmo nunca, pedir informações em lojas, infelizmente elas são a causa número um de existirem imensos animais a serem tratados indevidamente por todo o mundo. :(

Existem WC já prontos para pequenos roedores, tente arranjar um, aconselho uns de plástico abertos, os meus pequenos não gostam tanto dos fechados, mas no próprio Continente há um da Living World laranja, super giro e moderno, é esse que tenho para os meus todos, adoro-o, embora alguns dos hamsters que já tive só fizessem em WC abertos.
Não conheço o produto que comprou, mas se conter perfumes ou essências, não é aconselhável o seu uso.
Aqui por casa uso areia para chinchila nos WC, fica baratinha e dura bastante.
zeasc

terça mar 10, 2015 8:48 pm

Meu Deus...

Eu até me sinto mal, até estou envergonhado por até agora ter dado sempre a ração errada. Estou mesmo a ver que não me devo guiar pelos vendedores das lojas.

Agradecia que me mandasse então por mensagem privada o 'local' onde posso comprar dessa ração. Espero que não lhe tenha feito mal esta que tenho dado e que se habitue à nova!

Quanto àquele produto da foto que parecem pedrinhas, a funcionária da loja disse que podia ser para o WC por isso eu levei.

Outra questão, não tem mal ele roer os rolos de cartão do papel higiénico pois não? Ele não está constantemente a roer, mas de vez em quando lá anda à luta com eles :P

Muito obrigado pelos esclarecimentos :)
CristinaFrr
Membro Veterano

terça mar 10, 2015 9:32 pm

Não precisa de ter vergonha nenhuma, errar é humano, se lhe fizer sentir melhor, eu usei algodão com a minha primeira hamster por exemplo, ou seja, também já errei. :wink:
Como foram só duas semanas, acredito que não lhe tenha feito mal. :wink:
Quanto aos rolos, não, eles adoram fazer isso na verdade, é seguro. :)
zeasc

terça mar 10, 2015 9:39 pm

Então quanto ao ninho, utilizo apenas papel higiénico, é isso?
CristinaFrr
Membro Veterano

terça mar 10, 2015 9:42 pm

Sim, é o mais indicado. :)
No Inverno mais folhas, no Verão, só uma.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta abr 01, 2015 10:34 am

Penso que a areia da última imagem é igual à minha (:
Responder

Voltar para “Exóticos”