Boa tarde,
Infelizmente as duas rações pelas quais optou são umas das mais perigosas para a espécie de hamster que tem, mas em principal a Mini Nature, por conter imenso açúcar nos seus ingredientes, ela é quase toda composta por ingredientes com alto teor de açúcar, a espécie Anão Russo tem tendência aos diabetes e por isso é necessária imensa caução com esta espécie em especial.
Infelizmente nenhuma das rações é boa para nenhuma espécie de hamsters doméstica.
Aqui por Portugal o meu conselho é misturar uma chamada Supreme PetFoods Hazel Hamster, com Supreme PetFoods Science Selective Hamster e por fim Bunny para hamsters anões, esta última encontra nas lojas Ornimundo, as outras duas só conheço uma loja online que a vende, pois ainda é nova em Portugal, posso-lhe enviar por mensagem privada se desejar.
Deixo-lhe aqui uma lista das rações disponíveis no nosso país que são boas:
Melhores disponíveis no mercado português, por ordem de qualidade:
Muesli completo:
- Supreme PetFoods Hazel Hamster (Recentemente introduzida no nosso país!

)
- Beaphar Xtra Vital (Hamsters Anões ou Sírios)
Extrusadas (necessitam de ser acompanhadas por um muesli):
- Supreme PetFoods Science Selective Hamster
- Beaphar Care + (Com corantes)
- Versele-Laga Complete (Com corantes)
Bons muesli mas não completos devido aos níveis de garantia serem inadequados, devem ser misturados:
- Bunny (Hamsters Anões apenas) - Baixa em nível de proteína, necessita de ser complementada com outra rica em proteína
- Versele-Laga Nature - NUNCA deve ser dada a Russos ou Chineses e deve ser completada com outra de melhor qualidade
Rações com possível importação para o país através de distribuidor (Contactar a administração do grupo para mais informações):
- Burgess SupaHamster Harvest (Hamsters Anões) - Completa
Rações a evitar, a não ser usada nem mesmo em últimos casos:
- Ração da marca Continente
- Kiki
- Cunipic
- Versele-Laga Mini Nature
- Versele-Laga Crispy
- Versele-Laga Pellets
E muitas mais...
Isso dos hamsters comerem o que mais gostam é infelizmente muito comum, é por isso que é importante nunca colocar mais comida quando eles ainda têm alguma no comedouro ou no ninho deles, isto porque se o hamster comer só o que gosta mais, a sua dieta ficará desequilibrada.
Ao colocar mais comida ou ao substituir a que restou no comedouro por nova, está a acostumá-lo a comer apenas o que gosta, eles são como crianças, que se lhes dessem só chocolates, as crianças não queriam mais nada.
Quanto ao algodão, é um dos maiores perigos vendidos em lojas de animais, infelizmente, há até mesmo petições em inglês para que seja parada a produção desse material para eles, que pode levar à morte por obstrução ou exposição de órgãos.
Substitua por papel higiénico ou guardanapos sem perfumes nem tintas, ou seja, o branco e neutro, o mais barato, não há necessidade de comprar esse material, que basicamente não aquece o hamster e não é muito confortável, se tem algodão então é mesmo para parar de usar, o meu conselho era nunca, mas mesmo nunca, pedir informações em lojas, infelizmente elas são a causa número um de existirem imensos animais a serem tratados indevidamente por todo o mundo.
Existem WC já prontos para pequenos roedores, tente arranjar um, aconselho uns de plástico abertos, os meus pequenos não gostam tanto dos fechados, mas no próprio Continente há um da Living World laranja, super giro e moderno, é esse que tenho para os meus todos, adoro-o, embora alguns dos hamsters que já tive só fizessem em WC abertos.
Não conheço o produto que comprou, mas se conter perfumes ou essências, não é aconselhável o seu uso.
Aqui por casa uso areia para chinchila nos WC, fica baratinha e dura bastante.