Por incrível que pareça, imensos exóticos são abandonados diariamente, mas ao contrário dos cães e dos gatos, são animais que são por norma soltos em qualquer lugar, pois como sabemos, praticamente não existe nenhuma associação que acolha estes pequenos, além disso, algumas pessoas acreditam que esses animais têm chance de sobreviver na rua, o que não é verdade.
Ficaria surpreso/a ao saber quantos pequenos encontrei abandonados, já encontrei cerca de 20 hamsters abandonados e dois desses estavam basicamente a morrer e doentes, já encontrei dois coelhos também, ratazanas domésticas...enfim.
É por isso que eu digo sempre que a reprodução de outros animais também afecta o número de animais abandonados, não apenas a criadeirice de cães ou gatos, mas infelizmente ainda se riem da minha cara quando digo isto.
Eu por exemplo adoptei uma hamster há cerca de 3 meses, o ser deixava-a junta com o pai e a mãe, resumo, foi mais propriamente um resgate que adopção, a pequena veio grávida do próprio pai, teve 6 bebés, 1 nasceu morto, os outros sobreviveram, uma delas tem sérios problemas neurológicos e ficou comigo, também fiquei com uma irmã dela com algum esforço, porque não são animais baratos, no entanto, em quase 3 meses apenas consegui um dono responsável para um deles, acredita?
Conseguiu alguma informação desse ser? Até onde sei é considerado crime e pode tomar uma acção.