escolher um novo amigo...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
xOfiNha
Membro
Registado: sexta abr 18, 2003 1:25 pm

sexta abr 30, 2004 9:19 am

Olá,

gostava que me ajudassem a escolher um novo amigo :)

-quero um animal que não seja muito caro e que não dê muita despesa
-que não haja problema de ficar sozinho ao fim de semana (se for melhor...junto 2 para que não se sinta muito só)
-que seja pequenino
-que eu possa pegar

se calhar estou a ser muito exigente...

xOfiNha
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sexta abr 30, 2004 11:19 am

Pois...vou tentar dar exemplos de alguns animais:

Porquinhos da índia: não têm de ser vacinados; são baratos (para aí de 6 a 10 euros cada um dependendo da raça); mas precisam de uma gaiola grande que acaba por custar para aí 30, 35 euros; a manutenção é barata, vêm à mão facilmente e são muito meigos; podem ficar sozinhos 2 dias (dois porquinhos).

Coelho anão: é pequenino também, muito bonito e meiguinho (pode pegar), leva uma vacina de 6 em 6 meses, gaiola grande (30/35 euros), o coelho custa de 15 a 35 euros talvez, a manutenção é barata também, devem poder ficar sozinhos 2 dias também mas não sei de certeza.

Gato: é barato, até é gratuito se quiser adoptar um, leva vacinas todos os anos, é desparatizado, esterelizado, mas depois destes cuidados iniciais só leva mesmo a vacina todos os anos e o comprimido de desparatização que custa 1 euro e pouco. Pode é escolher adoptar um gato ou gata que já venha vacinado e esterelizado. A manutenção é razoavelmente barata e pode ficar sozinho à vontade por 2 dias.

De resto, os outros animais que me lembro são os furões (custam no mínimo 100 euros mais a gaiola enorme e vacinas), as chinchilas (custam de 40 a 75 euros, mais gaiola grande, e agora no verão precisam de ar condicionado ou ventoinha constante), os esquilos (custam 35, 40 euros, mais gaiola enorme, e tem de estar habituado a estar na mão), cão da pradaria (custa para aí 75 euros, mais gaiola grande, necessita de muita atenção e pode ser agressivo na altura do cio).

Espero ter ajudado de alguma forma ;)
Beijinhos
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta abr 30, 2004 12:38 pm

Eu recomendaria sem dúvida os Porquinhos da Índia! São super queridos, 99% das vezes não mordem, fazem "cuí-cuí" quando nos vêm ou ouvem, não precisam de vacinas e podem ser deixados por um fim de semana, com bastante ração, feno e água fresca. As gaiolas não têm de ser enormes, e se fores de férias não terás dificuldade em encontrar quem te fique com eles. Além disso são perfeitamente legais e não são caros - a não ser que queiras comprar uns de raça, porque aí cuidado: há lojas que os vendem a quase 50€, e nem sequer são de raça pura. Os porquinhos Self, os normais, não são nada caros. Cuidado ao comprar uma fêmea, pode já vir grávida. Dois machos juntos vão lutar a menos que um deles seja castrado (30€ no meu Vet). Duas fêmeas juntas não costuma correr mal. Macho e fêmea é garantia de teres bebés várias vezes por ano.

Também tenho furões, mas eles não acham muita graça a ser deixados sozinhos durante o fim de semana. O cheiro natural deles pode ser ofensivo para algumas pessoas, levam tempo até deixarem de morder, e tens de ter cuidado pois ainda são ilegais. Se fores de férias, será difícil encontrar quem tome conta deles.
xOfiNha
Membro

sexta abr 30, 2004 1:37 pm

Muito obrigado pelas sugestões.

Até agora...dentro das vossas sugestões os que me agradam mais são o coelho anão e o porquinho da India.

Fico à espera de mais sugestões :)

xOfiNha
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

sexta abr 30, 2004 9:49 pm

Bem, com medo de começar a parecer obcecada, vou dar a minha opinião....
Vocês acham bem um porquinho ficar sozinho durante um fim-de-semana? Companhia, certamente é positivo, duas fêmeas claro que é o ideal mas isso ainda torna pior o problema do fim-de-semana. Eu já não ponho em causa a questão de não terem vegetais porque há rações que supostamente deveriam cobrir o prob da vitamina C, mas e o feno?
Na minha opinião, e isto falo pela experiência de ter tido um porquinho que ficava sozinho ao fim-de-semana, a falta de feno durante esse tempo (e pareceu-me que quando esta pergunta foi feita, a questão da ausência nos fins-de-semana deve ser frequente) pode levar ao crescimento dos dentes.... eu não sei, podem dizer para deixar uma dose industrial mas não me parece certo.
Ainda bem que esta pergunta foi feita com todas as condições e que não foi o caso de mais um dono que comprou um animal esperando que este se adaptasse às suas necessidades mas a minha opinião é que se não houver ninguém para verificar a comida do porquinho no fim-de-semana, a escolha não deverá cair neste animal. Talvez um hamster fosse melhor ideia, as doses de alimentação devem ser muito menores e logo não deverá ser difícil ficarem sozinhos no fim-de-semana.....

Desculpem se estou a ser muito exagerada mas acho que não vale a pena correr o risco....

Jinhos, Joana

P.S.: E boa escolha ;)
xOfiNha
Membro

sexta abr 30, 2004 10:31 pm

tenho pensado muito bem nas condições que posso dar ao meu novo bichinho pois não quero de maneira nenhuma que possa sofrer com os meus hábitos.

tenho andado a ler algumas coisas sobre Gerbos da Mongólia e parece-me que estes seriam uma boa opção, mas vou continuar a minha investigação para ver se consigo cumprir todas as "exigências" deles :D

obrigado pelas vossas sugestões

xOfiNha
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

sábado mai 01, 2004 12:59 am

que tal uma cobra? ;)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado mai 01, 2004 1:51 am

Para mim, os únicos que deixo ficar um fim de semana sem problema são os meus gerbos. de resto, os porquinhos nunca. os cães, gatos, nem pensar... por isso, o ,elhor será um bichinho pequenino de gaiola. para saber mais sobre este visite o fórum dos gerbos
ines_faria
Membro Veterano

sábado mai 01, 2004 8:51 am

Estava a pensar nos Degus... parecem Chinchilas em miniatura, são muito activos - mas gostam de trepar e teria de ser uma gaiola "na vertical", com troncos de árvore e outras actividades. São muuuuito giros.
danielcat
Membro
Registado: quinta abr 08, 2004 12:40 pm
Localização: Chinchillas, Caes, Gatos, Gerbilos, Hamsters Chineses, Hamsters Syrios, Mufeta, Furões
Contacto:

sábado mai 01, 2004 6:18 pm

xOfiNha Escreveu: Olá,

gostava que me ajudassem a escolher um novo amigo )

-quero um animal que não seja muito caro e que não dê muita despesa
-que não haja problema de ficar sozinho ao fim de semana (se for melhor...junto 2 para que não se sinta muito só)
-que seja pequenino
-que eu possa pegar

se calhar estou a ser muito exigente...

xOfiNha
Um bom amigo...

pode ser eu :D

Ah... animal?

Pode ser eu entao :)

Dou muito trabalho?

Então vejamos...

Tenho uma chinchilla que naõ deita mto cheiro como os caes da pradaria, e que conseguem aprender coisas simples, como vir kd é chamada ou kd abanamos o frasquinho das goloseimas, ou mexemos no saco das recompensas...

Mas se mesmo assim não for animal para ti, exprimenta um Gato ou um Furão.., sao excelentes animais de companhia, com algumas coisas contra, como por exemplo, o cheio.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado mai 01, 2004 7:05 pm

Bem, acho que se esqueceram dos hamsters...

o Sirio é o hamster mais indicado, pois é o maior das espécies domésticas, mais calmo e pode-se agarrar e acariciar sem problemas. Eu gosto especialmente dos Angorás ( pêlo comprido) pois são mais fofinhos. São animais solitários e tem boa interação com os donos, inclusive pode-se ensinar alguns truques. São de todos os exóticos, os mais baratos. A gaiola é talvez a maior despesa de todas, mas depende do tamanho, qualidade e acessórios. Come sementes, fruta e legumes. É um animal nocturno, dorme muito durante o dia.
Em relação a deixá-lo um fim de semana inteiro, desde que deixes água e comida.. podes até te ausentar mais tempo, que ele fica bem.

Imagem
ines_faria
Membro Veterano

sábado mai 01, 2004 7:41 pm

Oh que coisinha tão querida! Aliás, todos os seus hamsters, Elsa, são muito, muito lindos! Parabéns.
Já tive vários hamsters, só dois é que eram de morder, mas na maior parte dos casos gostavam de subir para a mão assim que a punha da gaiola. A minha Pesseguinha, a última que tive, era muito travessa e deu-me cabo de uma dessas gaiolas todas modernas e cheias de diversões - mas era um miminho! ;)
belier
Registado: sexta fev 06, 2004 12:06 pm

domingo mai 02, 2004 11:06 am

ola eu axo k decias comprar um coelho pork nem sao mto caros e a unica coisa k prexisas de fazer e ensina lo a ir a wc e a nao roer fios electricos e devias comprar uma coelha pork os coelhos tens k os castrar pork mais tarde eles podem vir a ter problemas nos testiculos.

adeus

:lol:
belier
Registado: sexta fev 06, 2004 12:06 pm

domingo mai 02, 2004 11:07 am

ola eu axo k decias comprar um coelho pork nem sao mto caros e a unica coisa k prexisas de fazer e ensina lo a ir a wc e a nao roer fios electricos e devias comprar uma coelha pork os coelhos tens k os castrar pork mais tarde eles podem vir a ter problemas nos testiculos.

adeus

:lol:
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo mai 02, 2004 11:08 am

Obrigada Inês. Tenho umas saudades deles....

Eu Já tive que criar á mão duas ninhadas inteiras...e sobreviveram todos, fiquei com 2 filhotes para mim... e sinceramente, eram as coisas mais meigas que já vi. Adoravam vir para o colo, adormeciam na minha mão, pegava-os de todas a maneiras e eles sempre relaxados e confiantes, vinham ao chamamento.. era um espetáculo.

Mesmo socializando todas as crias que tinha, nunca eram tão apegados como aqueles.
Nunca tive hamsters que me mordessem, á excepção dos russos albinos, mas nesses era genético não conta..

Em relação ás gaiolas, eu também já tive alguns dissabores com gaiolas todas XPTO e sirios. Nem todos roem, mas a maioria era tiro e queda. Adoravam roer os plasticos todos.. eu bem punha pauzinhos, biscoitos.. tá bem tá... Para essas gaiolas de tubos.. só mesmo os russos.
Responder

Voltar para “Exóticos”