coelho com unhas enormes!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta nov 21, 2003 2:33 am

olá!

a minha empregada tem um coelho anão angorá e esta semana pediu-me se eu podia ir cortar as unhas ao coelhinho dela! eu disse que sim, até porque tenho bastante prática nestas coisas, mas quando lá cheguei apanhei um susto de todo o tamanho.... O bichinho tinha umas unhas tão grandes que eram do tamanho do meu dedo mindinho :o ! lá levaram um grande corte, mas eu acho que aquele crescimento de unhas não é normal! eu já tive uma coelha durante 8 anos e nunca lhe precisei de cortar as unhas ela gastava-as...

eu sei que o coelho até sai bastantes vezes da gaiola e não consigo compreender de maneira nenhuma que o coelho tivesse umas ganfias daquelas e ele só tem um aninho!

há alguma coisa para o coelho gastar as unhas?
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta nov 21, 2003 12:29 pm

Olá

Penso que a unica coisa que haja para eles desgastarem as unhas é darem umas boas coridas em piso áspero e rugoso, tipo cimento ou alcatrão :roll:
Os meus, também tenho que lhes cortar as unhas ás vezes, mas nunca tiveram tão grandes como o da tua empregada ;) ;)
Será que é alguma disfunção que ele tem?? nunca tive conhecimento de coelhos com unhas tão grandes :o

Beijinhos

Tchinho
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sábado mai 08, 2004 6:56 pm

s calhar o coelho saía mas poucas vezes da gaiola e isso n pode acontecer. lá se sabe s podem apanhar doenças nas unhas.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado mai 08, 2004 7:10 pm

se sai da gaiola, é por causa do piso. basta não cortar de início, que elas começam a entortar e não param de crescer. é mesmo assim. já deviam era ter sido cortadas há muito tempo, pois as unhas como descrevew podem causar mal formações dos próprios dedos. temos de ter sempre atenção ás unhas e aos dentes.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo mai 09, 2004 11:43 am

É como o crescimento execivo dos dentes, é um problema k eles têm de, primeiro gastam muito as unhas mas depois param de o fazer e o organismo continua a produzi las, para compensar as gastas! :p
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça mai 11, 2004 3:58 pm

Aos meus nunca precisei de cortar os dentes e já tive 5 coelhos ;)

As unhas corto só ao Tim Tim, à Tótó não precisa, são tão curtinhas :)

Megaran, como está o coelhinho?
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça mai 11, 2004 5:48 pm

Eu aos meus também ñ, eu dou-lhes muitas ervas para eles comerem, a minha tia ñ da, e o seu coelho tem o crescimento excessivo dos dentes!
Olhos
Membro Júnior
Registado: segunda mar 04, 2002 10:53 pm

quarta mai 12, 2004 11:49 am

Já uma vez disse nete mesmo forúm, que a alimentação na maioria das vezes é que faz com que o dente cresça demasiado ou não!!

Já tive vários coelhos e nunca tive que cortar o dente, que apesar de hoje em dia os VET's o fazerem com alguma facilidade é sempre bastante desgastante para o bichano!

As unas acho anormal o caso relatado, mas de facto ou não sai da gaiola com muita frequencia ou então não cortava as aunhas a muito tempo ou ulgum problema de saúde!

Entretanto como esta o "coelhinho"?
buzio
Membro Veterano

quarta mai 12, 2004 9:17 pm

Não é só a alimentação que provoca o crescimento excessivo do dente. por vezes e tenho esse caso cá em casa, o dente não cresce direito e não encaixa com os restantes, não desgastando, tenho de cortar frequentemente os dentes a essa coelha. não é o comer "erva" que vai desgastar os dentes (ou refere-se ao feno?), mas sim alimentos ou materiais mais rigidos. já existem inúmeros brinquedos para desgastar os dentes.
quanto ás unhas é mesmo assim, se o piso for liso, não gastam e pronto têm de ser cortadas, tal como as nossas, se não crescem e enrolam (tal como as nossas) , com a particularidade de que quando partimos uma unha normalmente partimos mesmo só unha, porque é relativamente frágil. no caso dos coelhos, e isso aconteeu com uma das minhas que adoptei recentemente , devido á sua forma, a unha quebrou pela raiz, logo tenho uma coelha "desunhada". também tinha as unhas, não do tamanho do meu dedo mindinho que é grande, mas grandes e encaracoladas.
como o meu piso é liso tb tenho de cortar frequentemente tanto as unhas dos coelhos como as dos porquinhos, assim como os dentes de um dos meus porquinhos. por isso tive mesmo de aprender a cortar tudo.
Olhos
Membro Júnior

quinta mai 13, 2004 9:35 am

É óbvio que não é só a alimentação que condiciona o crescimento do dente... mas lá que ajuda acredito que sim!
De facto pode haver vários factores que provocam o crescimento do dente em excesso desde mal formações cogénitas até a falta de alimentação/hábitos alimentares adequados.

Sem dúvida o feno, cenoura, maçã, milho, aveia, centeio, barras de desgaste e brinquedos apropriados ajudam a que o dente não cresça em demasia! Claro que se houver alguma mal formação cogénita a alimentação poderá não ser suficiente (e não o é maior parte das vezes), mas também não fará mal e ajuda garantidamente!;) ;)

Caro forista Búzio, realmente concordo consigo tendo um piso liso constatemente irá obrigar ao crescimento das unhas. Também tive quase sempre pisos lisos, embora os meus coelhos sempre tivessem muito espaço e saiem frequentemente a rua (pisos completamente diferentes).
Não são muito apologista do simplesmente cortar (dentes/unhas), prefiro sinceramente evitar faze-lo, prefiro criar condições para que o crescimento (dentes/unhas) seja normal e não excessivo! Mas também o faço (cortar unhas ao Bunny) quando necessário!
buzio
Membro Veterano

quinta mai 13, 2004 3:52 pm

os meus tb têm muito espaço, mas o piso não ajuda, logo claro que as unhas têm de ser cortadas. quando respondi não era directamente a si, mas sim à forista leoa_nova. as indicações que deu achei correctas e interessantes. de qualquer modo, claro que alimentação faz grande parte do "trabalho", tanto que no meio dos meus actuais 19 coelhos, apenas uma tem o problema de encaixe da dentição (e um dos porquinhos). Quando se dá estes casos de mal formação não há brinquedo ou alimentação que valha e só mesmo o corte. não penso que lhes faça doer o corte dos dentes, tanto que nunca nenhum dos coelhos a que tive de o fazer fugiu ou esperneou ou demonstrou alguma dor, apenas se fartam de mastigar em "seco" quando acabo de cortar (deve estranhar a falta de dente). em relação ás unhas, desde que haja o cuidado das cortar tb não vejo o problema, não penso para já mudar o chão por causa deles.... eheheh, talvez de casa, quem sabe.
de qualquer modo acho que tem muita razão quanto á alimentação.
Olhos
Membro Júnior

quinta mai 13, 2004 4:52 pm

Compreendo, de facto a mensagem que escrevi tem a ver muito com uma colocada a já algum tempo atrás!

Também não me parece que lhes doa... mas também não me parecem que gostem, cada vez mais acho que é como nós que receamos ir ao dentista mesmo que saibamos que não vai doer!

Só não gosto é que as pessoas se acomodem ao facto de ter um coellho por moda... e depois não o tratam convinientemente, se o dente crescer corta-se... percebe é apenas isso! ;)
Pelo que reparo não é o seu caso, mas infelizmente a casos destes.

Acredite que vi acontecer isso a um peludino, porque a senhora como me via ir passear os meus coelhos ao jardim achou que não era preciso nada para ter um!!! O coitadito acobou por sofrer bastante infelizmente, desde deixar de comer por causa do dente (muito grande mesmo), problemas de pele.... imensas coisas... melhor a senhora recusou sempre ajuda!!!!!
:evil:

É apenas isso que pretende evitar!! Conto com a sua colaboração também!!!
buzio
Membro Veterano

quinta mai 13, 2004 5:46 pm

Conte sempre! se não fosse contarem comigo, não tinha estes todos... há alguns anos atrás criava coelhos anões, até que uma das reprodutoras que trouxe de espanha veio infectada com mixomatose, e os meus, apesar de vacinados... bem, está a ver, decidi nunca mais ter coelhos... mas, há uns meses atrás a sararp convenceu-me a ficar com um dos seus bebes (sararp a culpa é toda tua e o kiko está lindo e é um espetáculo de coelho)... depois apareceram uns que tive de ficar com eles (o grilo falante é uma coisa... esta consciência que não nos deixa descansados...) e neste momento, dado que todas as coelhas que trouxe na última vez vinham grávidas tenho alguns bebes, logo, faz esta linda soma de 19, para quem não queria ter mais coelhos... De qualquer modo, tenho muitos bons amigos e alguns excelentes exemplares de uma das raças e estou a pensar seriamente reiniciar-me novamente na criação... estou só a mentalizar-me primeiro nos gastos e no trabalho, depois logo decidirei.
Sim, penso que será como ir ao dentista, ou nem tanto, pois os meus coelhos só têm medo a primeira vez, depois é como "beber um copo de água", atenção que não é assim tão fácil, [b]primeiro temos de aprender[/b]. também deve ser da confiaça no dono. os meus como estão habituados a ser observados por todos os ângulos não demonstram qualquer desconforto, mas posso dizer, que a primeira vez que esta nova coelha cortou os dentes, foi muito complicado, pois ela com o medo (e sem me conhecer, pois já veio adulta) até xixi fez pelas patinha abaixo. agora já não, já fica com a boca quieta e tudo. Foi muito complicado, pois quando chegou cá a casa os dentes já estavam partidos (dando a impressao de dentes normais), mas o dente estava tão grande que se estava a espetar ao fundo da garganta... :?
Olhos
Membro Júnior

sexta mai 14, 2004 9:36 am

Também já fiz criação, quando estava na casa dos pais onde tinha espaço de sobra.... felizmente nunca tive problemas de maior, embora saiba de imensos casos que foram fatais (como o seu).

Neste momento não tenho espaço suficiente.... mas um dia ainda heide ter... e nessa altura nem vou pensar duas vezes!

E você vá em frente, realmente é como diz eles são muito queridos e depois de adquirida confiança mutúa é muito fácil lidar com os peluditos!!!
O meu Bunny cada vez que vai a vet não me larga um segundo... é incrivel tem medo que eu fuja!!! hihi :lol:

Se precisar de ajuda para alguma situação da sua nova criação, desde que possa ajudar, conte comigo Búzio!
buzio
Membro Veterano

sábado mai 15, 2004 9:23 pm

obrigada! :D
Responder

Voltar para “Exóticos”