aquisição de um furão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado mai 08, 2004 10:56 am

leoa_nova_ Escreveu: Só uma pequena pergunta...os furões dão-se bem com coelhos? ? ? ? ? ?

Adoram-nos, chamam-lhes um figo! :lol: :p

Agora a sério, se o coelho ficar numa gaiola à parte onde o furão não chegue, não há problema. Mas o furão é um caça-coelhos e o seu instinto diz-lhe que coelho é para apanhar, de modo que juntos é capaz de ser lume ao pé da estopa.
Mas também deve depender do furão. O meu é tão manso que tenho a impressão que não lhes faria mal. Mas só mesmo experimentando é que poderia ter a certeza.

MHZ
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado mai 08, 2004 11:02 am

Enganei me e respondi fazendo um novo fórum...sou mesmo tolinha :roll:
MHZ
Membro Veterano

sábado mai 08, 2004 2:23 pm

leoa_nova
Pode apagar o tópico que criou na cruz à direita.

leoa_nova respondeu
Mas se o educassemos para o contrário? Eu adorava ter um furão, mas tenho 2 coelhos! k estão presos numa gaiola, só os solto durante a minha supervisão!!!

Penso que ninguém experimentou e só mesmo experimentando. Mas pode ter o furão e soltar os coelhos em alturas diferentes. O furão dorme cerca de 18 h por dia, solta-os quando ele estiver a dormir. E se o comprar pequenino, pode ser que se habitue. Mas nunca fiando...Vigie sempre os dois.
leoa_nova_
Membro Veterano

sábado mai 08, 2004 2:53 pm

Muito obrigado pela informação,é k eu gostaria de ter um furão mas sem ter de escolher entre ele e coelhos, são duas criaturas totalmente mimosas!!!
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quarta mai 19, 2004 10:40 am

olá a todos,

Katia, pode sempre optar por te-los separados.... depois va experimentando com jeitinho. mas cuidado nao va ter um desgosto!!
Aconselho a informar-se nas FAQs do forum do furao!!
Boa sorte
leoa_nova_
Membro Veterano

quarta mai 19, 2004 3:22 pm

Eu tenho os coelhos numa gaiola, e assim tinha o furão também, e poderia habituar enquanto pequeno, o furão aos coelhos, mas se visse comportamentos agressivos, vou variando os turnos das gaiolas!!!
MHZ
Membro Veterano

quarta mai 19, 2004 6:05 pm

Há autores que defendem a teoria que os furões domésticos, uma vez habituados a " não trabalharem para comer ", desabituam-se de caçar.
Ou seja, podem matar os coelhos pois são predadores naturais dele, mas depois não sabem o que lhes fazer.
Por isso é que um furão solto na natureza, habituado a comer comida processada, tem poucas possibilidades de sobrevivência.
E com o tempo esse instinto de predador também pode mudar.
Mas nunca fiando... Há sempre que os vigiar aos dois, deixá-los sózinhos, não, porque se arrisca a um desgosto.

MHZ
VetExotico
Membro Júnior
Registado: sábado dez 27, 2003 1:20 pm

quarta mai 19, 2004 8:08 pm

É iumpossível habituares um furão a vive com um coelho, pois ele ssão animais que seguem os seus instintos, terás de escolher entre uns e outros.
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta mai 20, 2004 8:31 am

Eu não arriscava, não...
Tenho furões numa gaiola na cozinha, e 2 porquinhos da índia e 1 coelho em gaiolas, num quarto que está sempre de porta fechada. Quando os furões andam à solta, certifico-me de que a porta desse quarto está mesmo bem fechada.
Uma vez a minha filha esqueceu-se da porta aberta e uma das furões andou a passear em cima das gaiolas. Apanhei um susto enorme, para não falar nos desgraçados animais, que ficaram "paralizados"...
Mesmo que os coelhos estejam fechados nas suas gaiolas, os furões são extremamente engenhosos e têm garras afiadas - podem magoar/estropiar qualquer "petisco" que esteja ao seu alcance.
leoa_nova_
Membro Veterano

sábado mai 22, 2004 7:21 pm

Eu já habituei a minha cadela de caça aos meus coelhos, ela vai com o meu pai caçar coelhos mas áqueles ñ faz mal nenhum, mas eu nunca viro costas... Eu tenho a bixarada toda em gaiolas, menos uma das perdizes, e as cadelas k estão à solta no kintal!! Sempre solto uns de cada vez, ñ haverá problemas assim, certo?
Acrata
Membro
Registado: quarta abr 14, 2004 11:33 pm

sábado mai 22, 2004 7:31 pm

Não sei ao certo, mas os furões são animais carnivoros que quando com roedores ou coelhos despertam o seu instinto para caçar, mas se for domestico e estiver habituado desde pequeno a conviver com outros animais acho que não deve haver problema ;)
leoa_nova_
Membro Veterano

sábado mai 22, 2004 7:49 pm

Eu gostava de saber se alguém já fez essa experiência...
VetExotico
Membro Júnior
Registado: sábado dez 27, 2003 1:20 pm

domingo mai 23, 2004 9:14 am

Tomem cuidado que a primeira vez que fizerem essa expriência pode acontecer algo de mau ao coelho.
Notem que os animais nascem com instintos que não podem ser contrariados. as tentativas de o fazer só causam problemas.
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

domingo mai 23, 2004 8:00 pm

um conselho, nao vamos querer humanizar os bichos...

mas eu sou da opiniao que pode ter ambos, em divisoes separadas, com portas bem fechadas...

o meu cão se pudesse também comia o meu furão!!!
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo mai 23, 2004 8:05 pm

É como a Scar_raf diz: em divisões diferentes e com portas bem fechadas. Se assim fôr, não terá problemas. Eu não tenho.
Responder

Voltar para “Exóticos”