Ok. então cá vai:
Regra número 1 para hamsters Sirios: 1 hamster = 1 gaiola.
Os hamsters Sirios são por natureza animais solitários e territoriais e ao contrário do que muita gente pensa, são muito felizes assim!! Não precisam de companhia e se a têm e se toleram.. o stress é muito grande.
O casal junta-se, apenas na altura do cio da fêmea e mesmo assim apenas por um periodo de 30 minutos.. 1 hora no máximo.
Mesmo crias que crescem juntas ou que permanecem com a mãe mais algum tempo, assim que atingem a maturidade aos poucos começam a lutar...e as lutas podem ser graves o suficiente para matar.
Portanto.. se não quer dissabores, ainda mais se pensa criar.... cada hamster na sua gaiola. SOZINHO.
MiguelPereira Escreveu:
1ª duvida Uma das femeas engravidando, pode ter os filhos e cria-los na mesma gaiola que as outras duas femeas ?
Não. O mais provável é ela comer as proprias crias por estar a ser incomodada e stressada com a presença de outros hamsters na mesma gaiola. Isto claro se não forem mortas primeiro pelas "irmãs", pois não estão propriamente com instintos maternais.
MiguelPereira Escreveu:
2ª duvida Tendo um macho numa gaiola sozinho, não posso colocar lá outro macho adulto pois eles começam `a "pancada". E quando os filhotes que nascerem, caso sejam machos, assim que possam ser separados da mãe, posso coloca-los junto do macho adulto.
Nem pensar! Pode separar as crias por sexos aos 20 e tal dias e colocar os irmãos todos juntos numa gaiola ( sozinhos) e as irmãs podem ficar com a mãe mais algum tempo até serem dados ou vendidos.
MiguelPereira Escreveu:
3ª Eu sei que também depende da gaiola, mas posso ter quantos hamsters juntos (femeas de um lado e macho de outro, claro) na mesma gaiola.
Não pode ter hamsters Sirios adultos, juntos. Só se forem crias ( pode até juntar várias ninhadas juntas) , separadas por sexo, mas não por muito tempo, aguentam juntas, sem lutar, mais um mês ou dois +/-...
Se está a falar daquelas gaiolas duplas com grade a dividir...ou coloca uma divisão opaca, ou eles mutilam-se através das grades. Isto claro falando de adultos, sejam de que sexo forem.
Portanto resumindo e concluindo:
-
Hamsters adultos machos -----> Sozinhos na gaiola
-
Hamsters adultas fêmeas ------> Sozinhos na gaiola ou com as suas crias fêmeas até mais 2 meses, depois do desmame +/-
-
Hamsters crias machos ------> todos juntos numa gaiola para eles até mais 2 meses depois do desmame +/-, depois cada um têm que ter uma gaiola só para si.
-
Hamsters crias fêmeas -------> Todas juntas numa gaiola com a mãe até mais 2 meses depois do desmame +/-, depois cada uma têm que ter uma gaiola só para si.
Isto claro varia de individuo para individuo. Se vê que começam a lutar mais cedo, faça a separação.
MiguelPereira Escreveu:
A primeira ninhada correu tudo bem, inclusive o macho esteve sempre com a femea, mesmo depois de nascerem os miudos, e todos se deram sempre bem, mas agora com as 3 femeas juntas não sei como fazer.
Eu chamo a isso, o factor sorte. Provavelmente comprou um casal que sempre esteve junto desde crias e por isso toleram-se. Se a gaiola for grande, o macho pode fugir da fêmea e as tensões não são muitas. Além disso as fêmeas jovens não são muito agressivas, mas com o tempo ficam mais. Na segunda ninhada... pode não ser tão tolerante.
Portanto o meu conselho é.. se quer ser um criador responsável, não mantenha o macho junto da fêmea, algum dia terá uma surpresa desgradável e além disso, a fêmea está sempre a parir... o que é prejudicial para ela e para as crias.
Nós podemos não nos aperceber, mas há sempre algum tipo de tensão quando dois hamsters sirios estão juntos. É contra natura. Por isso, se quer que a fêmea seja uma boa reprodutora, deixe-a sossegada na sua gaiola, sozinha!
Este é um dos grandes problemas de criar Sirios... a quantidade de gaiolas necessárias é enorme. É um grande investimento para aquilo que depois de ganha na venda das crias.
Boa sorte com a sua criação, qualquer dúvida, estamos aqui.