Socorrooooo.....deram-me um Porquinho da India

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta jul 07, 2004 5:54 pm

Pois é não sei o que fazer :oops: :oops:
O que pode comer, como se trata e o que precisam :p
É que de cães percebo eu agora de porquinhos :oops: :oops:

Já agora é uma menina :D

Será possivel habitua-la aos meus cães? :oops:
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

quarta jul 07, 2004 6:21 pm

Dá uma vista de olhos em:
www.clik.to/os3porquinhos
www.porquinhos.no.sapo.pt

Quanto a habituar aos cães diria que não é impossível desde que eles não se ponham a ladrar de cada vez que ela se mexe (o que costuma acontecer)! São animais um pouco nervosos!

Fazias bem em arranjar-lhe uma companhia. Não dá muito mais trabalho nem despesa e ela ficará muito mais entretida e feliz mesmo quando não lhe puderes dar tanta atenção! Agora não cometas o "erro" de lhe arranjar um parceiro do sexo oposto (às vezes as pessoas enganam-se a dizer o sexo e estes erros acontecem) para não virem filhotes que depois n têm para onde ir!

Jinhos grandes,
Joana

E Boa Sorte!!!! ;)
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quarta jul 07, 2004 9:22 pm

Parabéns! Tens de aranjar um nome para a bichinha e realmente, como a Joana diz, era melhor se ela tivesse uma companhia. Lê as informações nos sites que a Joana disse e depois vem cá dar notícias ou tirar dúvidas :) E queremos ver fotos da menina!!!!! :)

beijinhos
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 08, 2004 1:45 am

susanasaraiva Escreveu: Pois é não sei o que fazer :oops: :oops:
O que pode comer, como se trata e o que precisam :p
É que de cães percebo eu agora de porquinhos :oops: :oops:
Em geral alimenta.se os porquinhos da india com uma mistura de cereais especiais (de evitar os dos coelhos anos), algum feno e se possivel algumas verduras : das mais secas, de forma a evitar diarreias, já que sao sensiveis a nivel intestinal.

São animais gregarios, muito calmos. Um gaiola para coelho anões serve perfeitamente, sendo de forrar o chão, tv primeiro com areao proprio, seguido com feno ou aparas (pessoalmente prefiro feno). Uma pequena casota tb n seria má ideia.

Uma companhia é um must. Tanto pode optar por outro porquinho da india, como por um coelho. No entanto, este ultimo obriga a mais espaço e tem o problema de separar a alimentação. Porquinho macho ou femea, não deverá ser problema já que a gestação dos mesmo dura cerca de 100 dias, o que impossibilita muitas ninhadas por ano.

De realçar que são muito sensiveis a variaçoes de temperaturas e correntes de ar.

Saudaçoes e espero ter ajudado
Nanci

De realçar que são animais mt sensiveis a correntes de ar.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 10:15 am

Desculpa a correcção Nanci mas dizes algumas coisas imprecisas.

A gestação não dura 100 dias mas de 63 a 75. E apesar de isto ser mais discutível gostava de deixar a minha opinião. Quando uma porquinha engravida corre vários riscos, nestes animais não é raro haverem complicações (a Rochamar cá do forum poderia contar algumas histórias). Infelizmente não são muitos os vets que as sabem resolver.
E não é pela gestação de uma animal durar mais tempo, ou nascerem menos filhotes que uma pessoas deverá deixar que isso aconteça! Só porque é bonito? Tem piada ver bebés? Ainda pro cima como ela deu a entender na mensagem, é a primeira vez que tem porquinhos e por isso percebe pouco do assunto. Até podia nem gostar.
E se se pode evitar todos estes problemas, porque não arranjar um parceiro do mesmo sexo? Existem muitos bebés porquinhos por aí que precisam de casa, não vamos fazer do cruzamento de animais uma diversão para as coisas não acabarem como com os cães e gatos por aí. Isto não é pessoal, estou só a deixar o outro lado da situação porque acredito piamente que está errado alojar-se um casal de porquinhos quando a outra opção existe.

Outra coisa é que NÃO convém alojar porquinhos com coelhos. Por muitos que tenham experiências positivas, certamente haverá experiências negativas. Os coelhos poderão magoar os porquinhos, que são animais sensíveis, com a simples força das suas patas traseiras. Para além de que, como dizes, a alimentação é diferente (os porquinhos n produzem vit C e daí precisarem de vegetais, já os coelhos ganham diarreias se comerem mts vegetais), são animais diferentes pelo que "n falam a mesma linguagem" (como dizia o Rui da CAPI) e certamente que quem arranja um coelho arranja um porquinho. Senão eu própria tenho para dar (tentativa de resolução de um caso de sobrepopulação).

Jinhos,
Joana
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 11:38 am

Pois, realmente criação não é aconselhável, até porque não está a ser fácil arranjar casa para os porquinhos que nascem, por ainda não serem muito conhecidos. Por outro lado, ao ter um casal, tem de separar o macho da fêmea quando ela tem os filhotes, o que implica mais uma gaiola e que o macho fique sozinho quando estava habituado a ter companhia. A partir de uma certa idade dos bebés á que dá-los ou ficar com eles em casa, se ficar com eles há que saber juntá-los, sendo que machos juntos só se forem habituados desde cedo ou seja um macho adulto e um bebé e não podem sentir o cheiro das fêmeas, senão podem lutar até à morte. Para fazer uma criação segura, tem de se ter muita disponibilidade, tempo e espaço em casa, não é assim tão fácil, ou não deveria ser pelo menos.
Quanto a juntar um porquinho e um coelho, não é mesmo nada aconselhável, ou o porquinho aprende a estar sempre escondido do coelho sempre que ele começa aos pinotes ou acaba por levar com as patas traseiras do coelho (mesmo sem ser essa a intenção do coelhito) e pode ficar gravemente ferido.

Beijinhos e boa sorte!!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 08, 2004 7:11 pm

Zohia Escreveu:E não é pela gestação de uma animal durar mais tempo, ou nascerem menos filhotes que uma pessoas deverá deixar que isso aconteça! Só porque é bonito? Tem piada ver bebés? Ainda pro cima como ela deu a entender na mensagem, é a primeira vez que tem porquinhos e por isso percebe pouco do assunto. Até podia nem gostar.
Por acaso tinha e tenho a ideia que a gestação dura entre 90 a 100dias, no entanto posso estar sendo imprecisa.

No entanto, confesso, que acho que sempre que possivel devemos deixar a natureza seguir o seu curso. Se a gestação durasse 20dias e desse origem a ninhadas numerosas era uma coisa, agora e por experiencia vejo que é raro terem mais que duas a três ninhadas anuais ... e ninhadas de 2 ou 3 ...
Outra coisa é que NÃO convém alojar porquinhos com coelhos. Por muitos que tenham experiências positivas, certamente haverá experiências negativas.
Sem duvida, foi por essa mesma razão que referi o espaço e a alimentação. No entanto confesso, que noto a preferencia dos porquinhos para coelhos, do que mesmo para outros porcos.Isto, pq em geral a relação porco-coelho é menos conflituosa do que porco/porco

Saudaçoes
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 9:15 pm

CindelP Escreveu: No entanto, confesso, que acho que sempre que possivel devemos deixar a natureza seguir o seu curso. Se a gestação durasse 20dias e desse origem a ninhadas numerosas era uma coisa, agora e por experiencia vejo que é raro terem mais que duas a três ninhadas anuais ... e ninhadas de 2 ou 3 ...
Deixar seguir o curso da natureza? Seguindo essas contas, 3 ninhadas com 3 porquinhos cada uma (considerando que uma ninhada pode ter só 2 mas outra ter 4) dá 9 porquinhos, o que em 3 anos são 27 porquinhos. Ora isto equivale a arranjar 27 donos RESPONSÁVEIS. Mesmo ficando com alguns, não me parece que haja condições para manter bem tantos, com toda a atenção que merecem.

Isto para além de que na natureza os porquinhos não vivem aos pares pelo que haverá outros factores de hierarquia e instinto que impedirão o curso de vida que terá um casal de proquinhos fechado numa gaiola. Ou seja, 2 porquinhos fechados numa gaiola não seguem de certeza o curso da natureza!

Não me leve a mal, mas acho que quando informamos as pessoas, como neste caso em que foi pedida ajuda, devemos prezar o bom senso, consideração cuidada e responsabilidade. Logo, avisar a pessoas a começar devagar, com 2 porquinhos do mesmo sexo. À medida que a pessoa se vai interessando pela espécie logo pensará em pesquisar e ver quais as vantagens e desvantagens (não só para si mas para o animal de que cuida) de certas tomadas de decisão como a criação!

Repito que isto não é pessoal, é só a minha tentativa de contribuir para o bem-estar destes animais que adoro!

Jinhos, Joana
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 9:23 pm

Manter o curso natural, o curso da natureza é uma coisa um pouco irresponsável e irónica quando nós próprios tomamos anticonceptivos...A criação de porquinhos pode sair fora do nosso controlo se não tivermos preparados para ela. Imagine 27 porquinhos como a Zohia disse, mesmo que queira ficar com todos, imaginando que metade são machos (13) e metade são fêmeas (13), seriam necessárias (para ser um dono RESPONSÁVEL ter cerca de 3 gaiolas de 1m por 70cm (no mínimo) para as fêmeas (se se derem bem juntas) e cerca de 6 ou 7 gaiolas do mesmo tamanho para os machos. Não queira juntar machos com fêmeas, não deve fazer criação entre porquinhos do mesmo sangue para evitar graves problemas de saúde.

beijinhos
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 08, 2004 9:23 pm

Manter o curso natural, o curso da natureza é uma coisa um pouco irresponsável e irónica quando nós próprios tomamos anticonceptivos...A criação de porquinhos pode sair fora do nosso controlo se não tivermos preparados para ela. Imagine 27 porquinhos como a Zohia disse, mesmo que queira ficar com todos, imaginando que metade são machos (13) e metade são fêmeas (13), seriam necessárias (para ser um dono RESPONSÁVEL ter cerca de 3 gaiolas de 1m por 70cm (no mínimo) para as fêmeas (se se derem bem juntas) e cerca de 6 ou 7 gaiolas do mesmo tamanho para os machos. Não queira juntar machos com fêmeas, não deve fazer criação entre porquinhos do mesmo sangue para evitar graves problemas de saúde.

beijinhos
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sábado jul 10, 2004 10:06 am

Obrigada a todos ;)
syndel
Registado: quarta jul 14, 2004 1:33 pm

quarta jul 14, 2004 10:22 pm

:cry:alguem pode me ajudar ? meu porquinho esta doente ninguem sabe o q ele tem ,o outro ja morreu e eu cuido dele mt bem só dou ração e cenoura , e enfim o deixo em condições propicias, e ele emagreceu ,tem diarreia mas come normalmente.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 15, 2004 12:04 am

Se ele está com diarreia, a primeira coisa a fazeres é parares de dar legumes, inclusive a cenoura.
Ele continua a comer, mas repara se o pêlo dele está mais eriçado do que o costume, se ele fica mais quieto a um canto. Se ele tiver outros sintomas para além da diarreia leva-o a um veterinário de exóticos (posso te dizer alguns). Mesmo que seja apenas diarreia, se com a ausência de verduras, a diarreia não passar em 2 dias no máximo, leva ao veterinário na mesma.
Repara também se ele continua a beber água, para não ficar desidratado.
Vai dando notícias,
beijinhos e boa sorte
Lamento a perda do outro porquinho :(
Responder

Voltar para “Exóticos”