Boas! Será que alguém com experiência me podia dizer como fazer com que uma mãe hamster não coma os filhos? É que, pelo que sei é bastante frequente. Sou completamente ignorante no que toca a esse assunto...
É que tenho uma pessoa amiga que tem um hamster macho e que queria uma fêmea para fazer companhia, mas não queria assistir a actos de canabalismo...
condições para uma ninhada
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
Depende, não podemos controlar todos os factores. Atenção, se o macho da sua colega for um hamster sírio não pode juntá-los. os sírios são animais solitários e só se juntam para cruzar.
Para que a mãe não coma as ninhadas, há que manter um ambiente estável e onde ela se sinta segura, além de que não se deve mexer nem andar a espreitar a ninhada. Mas se ela se assustar ou se os filhos tiverem problemas ela vai mesmo come-los.
Para que a mãe não coma as ninhadas, há que manter um ambiente estável e onde ela se sinta segura, além de que não se deve mexer nem andar a espreitar a ninhada. Mas se ela se assustar ou se os filhos tiverem problemas ela vai mesmo come-los.
bem, eu já fiz criação uma vez, por sorte a minha hamster não comeu os filhotes! o que eu fiz foi não mexer no ninho e não estar sempre a espreitar os filhotes. deu resultado: passadas duas semanas já tinham pêlo e já tinham os olhos abertos. mas não deixe de modo algum, o macho com a fêmea, pois ele come os filhotes!
§cp_G!rl :p
§cp_G!rl :p
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Não é assim tão frequente a fêmea comer os filhotes...em 4 anos de criação, isso aconteceu uma ou duas vezes e nem foi por andar lá a mexer. O truque é não tocar com as mãos nos filhotes para não lhes mudar o cheiro. Se for necessário mexer no ninho, usa-se um pauzinho ou uma colher para afastar as palhas e olhar lá para dentro.
Outro motivo porque elas podem comer os filhos é a subnutrição. Elas tem que estar bem alimentadas e suplementadas com cálcio, vitaminas, proteina, porque se não houver para elas elas consideram que não há condições para que a ninhada sobreviva e vai sacrifica-los.
Em relação á junção de um casal de hamsters sirios... nem pensar! Só para acasalarem, durante 15 ou 20 minutos ao entardecer, na gaiola DELE ou numa neutra, e só se ela aceitar ( é porque está no cio ). Se não aceitar tentar no outro dia. Elas tem o cio de 4 em 4 dias.
Se vai comprar uma fêmea novinha, aconselho a esperar até ela ter 4 meses, pois se for muito pequena, terá problemas no parto e é mais propensa a comer os filhotes.
Outro motivo porque elas podem comer os filhos é a subnutrição. Elas tem que estar bem alimentadas e suplementadas com cálcio, vitaminas, proteina, porque se não houver para elas elas consideram que não há condições para que a ninhada sobreviva e vai sacrifica-los.
Em relação á junção de um casal de hamsters sirios... nem pensar! Só para acasalarem, durante 15 ou 20 minutos ao entardecer, na gaiola DELE ou numa neutra, e só se ela aceitar ( é porque está no cio ). Se não aceitar tentar no outro dia. Elas tem o cio de 4 em 4 dias.
Se vai comprar uma fêmea novinha, aconselho a esperar até ela ter 4 meses, pois se for muito pequena, terá problemas no parto e é mais propensa a comer os filhotes.