NASCERAM HJ!! e agora?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
flaxodude
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 10:49 pm

terça mar 05, 2002 8:46 pm

ola a todos, afinal a coelha estava mesmo gravida e hj qd chegei das aulas vi 5 coisas vermelhas a mais na gaiola! ele teve 5 crias que tapou , mais ou menos com pelo que ela propria arrancou e feno que pus de proposito para o efeito. acho que esta td a correr bem mas tenho uma duvida.. é supsto eles mamarem logo no primeiro dia em que nascem??
É que acho que eles ainda nao mamaram e isso esta me a preocupar, ja fui pedir a opiniao ao veterinario dos meus animais e disse me que eles supostamente mamam, mas eu ainda nao vi nada e a mae nem sequer se mete por cima deles a aquece los ou qq coisa do estilo. Uma coisa é certa, nao me deixa mexer neles, esta muito nervosa e refilona e eu tb nao mexo para que ela nao rejeite as crias.
Ela é mesmo muito peluda, sera que devo cortar o pelo junto das maminhas para eles conseguirem mamar??
como nao percebo muito disto se me pudessem dar a vossa opiniao o mais rapidamente possivel agradecia.

Obrigado!!
:) :) :)
kittiek
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 3:40 pm

sábado mar 09, 2002 10:55 am

Bem, o ideal seria que eles tivessem uma caixinha de madeira (30x30x30) onde a coelha pudesse ter feito o ninho mas, uma vez que parece que não, o melhor será aqueceres o sítio onde está a gaiola (n mudes a gaiola de sítio pq isso pode constituir uma mdança mto grande prá coelha), tenta q haja silêncio à volta da gaiola e mais importante, se ela "refila" quando mexes nas crias, não lhe mexas por enquanto! Tenta fazer uma vigília (de maneira a q a coelha n te veja!) pra veres se a consegues ver amamentar as crias (as coelhas amamentam de pé enquanto as crias, por baixo da barriga dela vão chupando); não precisas de cortar o pêlo da coelha (a minha coelha tb tem pêlo grande e os coelhinhos nunca se atrapalharam com isso... n te preocupes q se for preciso ela própria arranca o pêlo); se realmente nunca a vires amamentá-los depois de fazeres uma vigília, podes interferir: pede a alguém q segure a coelha pra q possas retirar as crias, pesa-as primeiro (para posteriormente veres se estão a aumentar de peso) e alimenta-as ou com leite para gatos bebés ou com leite condensado a 10% (10% de leite condensado com 90% de água) e morno como para bebés; esta "operação faz-se com uma seringa (sem agulha) várias vezes ao dia (+ ou - 4) mas em pequenas quantidades (normalmente consegues ver se o estômago já está a ficar cheio mas n podes abusar nas quantidades!); no final massajas a barriga deles com o indicador em movimentos circulares pra estimulares a digestão.
Espero que isto não seja preciso porque é mto trabalhoso mas provavelmente tudo o que a coelha quer é um pouco de privacidade pra criar os filhotes por isso, se poderes arranjar a tal caixinha era o ideal - tanto a coelha como as crias se sentem mto mais protegidas!

Espero que te tenha ajudado
:)
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

segunda mar 11, 2002 12:54 pm

Não entres em stress e por favor não comeces a mexer nos láparos e a andar a pesa-los... Tudo o que vais conseguir é que a coelha os abandone e acabam por morrer todos.

O melhor a fazer é deixar a coelha sossegada e deixar a natureza trabalhar...
A coelha com certeza que amamenta os coelhos e n~eo precisa estar sempre em cima deles pois os ninhos delas sao muito quantinhos...

Não faças barulho perto da gaiola da coelha, alimenta-a bem e daqui a dois dias, numa altura em que lhe coloques comida ( cenoura nesta altura é importante!!!) tenta ver os coelhinhos. coloca as mão dentro da comida dela para que os láparos não fiquem com nenhum cheiro que ela não conheça.

E boa sorte...

ZOOEXÓTICO
flaxodude
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 10:49 pm

terça mar 12, 2002 3:23 pm

OLÁ MAIS UMA VEZ! Obrigado pelas dicas!
Os pequeninos ja tao o triplo do tamanho e peludinhos, realmente nao foi preciso fazer nada. eles tem um ninho espectacular, todo rodeado de pelo quentinho e muita palha que ela moldou para fazer o ninho.
Ainda nao os vi a mamar mas se já cresceram assim tanto é porque realmente mamam, ja tou mais descansado!
Eu quase nao lhes toco, por isso nao dve haver qq problema.. muito menos tira los para pesar :)
bem..daqui a uns dias ja estao bem grandes e andam aos saltos pela gaiola!

obrigado
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quarta mar 13, 2002 10:33 am

:)
Como vês... muitas das vezes é melhor deixar a natureza fazer o seu trabalho sem a nossa intervenção!

Boa sorte!
;)
Responder

Voltar para “Exóticos”