Parece que aminha hamster esta gravida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
mary14600
Membro
Registado: domingo out 31, 2004 10:48 am

terça nov 09, 2004 3:34 pm

ola pessoal, como saber se aminha hamster esta gravida ela estava junto a varios machos ela pareçe que tem a barriga dura por isso n sei se esta gravida ou n :?:
o que fazer alguem pode ajudar agradecia .
espero as vossas respostas

beijinhos a todos
Mario_e_Gui
Membro
Registado: sexta abr 23, 2004 2:16 pm

terça nov 09, 2004 7:41 pm

Se ela estava junto com machos antes de ir para si, é bem provável que esteja grávida!
Tenha cuidado com movimentos bruscos agora e dê-lhe alguma fruta e muitos mimos, para que os bébés nasçam saudáveis.
Se depois n os quiser pode ser vendê-los ou dá-los, até à lojas de animais que aceitam, por isso não fique nervosa por ter tantos ratinhos ;)
A minha Gerbo da Mongólia e a minha ratazana também vieram grávidas para casa, mas infelizmente os seus bébés morreram :(
Boa sorte e vá dando notícias

*Gui*
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça nov 09, 2004 11:15 pm

Olá

Primeiro, qual a espécie da tua hamster? E como a tens alojada?

Quando a hamster está grávida, nota-se a barriguinha, mais larga na zona traseira, assim a crescer para os lados :D e os mamilos ficam mais proeminentes.

Tem de ter alguns cuidados com a alimentação durante a gravidez e aleitamento. Deves acrescentar umas coisas à alimentação da fêmea grávida e durante o aleitamento, como:
- mais vegetais
- meio ovo cozido
- pão molhado em leite (miolo do pão)
- ração de gato (de peixe preferencialmente - de modo a que fique metade ração de hamster, metade ração de gato)

Estes alimentos devem ser dados apenas um por dia, por exemplo, num dia dar meio ovo cozido, noutro dia dar o leite, noutro o pão, etc.

Dois dias antes da data prevista para o nascimento, deves limpar muito bem a gaiola, tirar a roda de exercício, colocar as aparas e muito material para o ninho.

Quando já tiverem nascido os bebés e estando saudáveis, não deves mexer na fêmea nem nos bebés durante 14 dias, até abrirem os olhos, só aí então é que podes mexer neles e limpar a gaiola.

Ao 21º dia deves retirar os machos da ninhada e colocá-los numa gaiola.
Ao 24º dia deves retirar as fêmeas da ninhada e colocá-las noutra gaiola sozinhas.
E depois, é só esperar 2 semanas e já podem ir para venda ou adopção.

Mas vai dizendo como está a correr, que vamos explicando mais coisas.
Boa sorte!

E diz qual é a espécie da tua hamster, porque se for síria tens de a colocar numa gaiola sozinha...

beijo
mary14600
Membro

quinta nov 11, 2004 4:26 pm

eu n sei a raça dela mas ela é e meia acastanhada e tem uma risca cinzenta nas costas.
Ja agora quanto tempo dura a gestaçao de uma hamster eu ja tanho ela ha perto de umas tres semanas obrigado pelas vossas respostas
mary14600
Membro

quinta nov 11, 2004 4:30 pm

eu pois ela dentro de um aquario grande de vidro sera que faz mal :?: e alimentaçao dela e a comida normal para hamster. Ela as vezes n quer que pege nela sera isto normal.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 11, 2004 4:40 pm

Então deve ser uma hamster anã, é parecida com este?:
Imagem

Se for uma hamster anã, a gravidez dura entre 18 a 21 dias, agora é fazeres as contas para ver se é possível ela estar ou não grávida. Se a tens há 3 semanas, tens há provavelmente uns 19 dias, ou seja, se ela está grávida, deve estar para nascer os bebés, se ela teve contacto com os machos antes de ir aí para casa.

Então, é melhor aproveitares o mais rápido possível para lavares a gaiola, tirares a rodinha e meteres muito material para o ninho (tiras de papel higiénico branco por exemplo). Porque a partir do momento em que ela tenha os bebés, não podes mudar a gaiola nem mexer nela ou nos bebés durante 15 dias. E tira a rodinha porque ela continua activa durante e depois da gravidez e pode magoar os bebés sem querer na rodinha. Vê este site para perceberes melhor a gravidez e parto:
http://www.hamstersite.hpg.ig.com.br/ (vê a "reprodução").
Não te esqueças de lhe dar os alimentos que falei, para que ela tenha proteínas animais essenciais à produção de leite e saúde dos bebés e dela, para que os bebés sobrevivam e ela não os abandone, ok?

Se ela estiver gravida, está para breve, prepara-te e muda já a gaiola, antes que ela os tenha.

beijinhos
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 11, 2004 4:53 pm

Sim, ela pode estar num aquário de vidro, desde que ventilado por cima, com uma rede e não um vidro.
Vai a esta página, clica em "mamíferos exóticos" no menu ao lado e depois em "hamster" no fim da página, na zona dos artigos para saberes mais como cuidar dela:
http://www.companhiadosanimais.pt.vu/

A alimentação deve ser reforçada agora, com os alimentos que falei em cima. E mesmo sem estar grávida, podes dar de vez em quando biscoitos de gato ou de cão, como guloseima, só de vez em quando e alguns vegetais ou fruta, de vez em quando também. Por exemplo, uma vez por semana dás uns 3 ou 4 biscoitos de gato ou cão. E uma vez por semana dás uma folhinha de salsa ou coentros, ou um bocadinho pequenino de maçã ou cenoura.

Se ela estiver grávida, não deves pegar nela, isso pode provocar um aborto...não pegues nela agora até ter a certeza, cuidado com as quedas também. E mesmo quando ela não estiver grávida, pode não gostar que lhe pegues, a minha não gosta, gosta de festinhas mas não gosta que pegue nela :D Além disso, quando elas estão com o cio, de 4 em 4 dias, ficam mais irrequietas e agressivas e aí pode não querer mesmo que pegues nela :p Vai habituando devagar, e não forces. Mas agora não pegues nela até ter (ou não :D ) os bebés.

beijinhos
mary14600
Membro

quinta nov 11, 2004 6:21 pm

muito obrigado pelas suas respostas ajudou-me imenso

muito mas muito obrigado
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 11, 2004 8:23 pm

Nada :D Fico à espera dos bebés, depois diz como correu ;)

beijinhos e boa sorte!!
mary14600
Membro

sábado nov 13, 2004 5:15 pm

se ela estiver gravida eles devem estar quase a nascer n é :?:
quando ela tiver a dar leite a eles e perciso dar alguma coisa em especial hoje dei-lhe um pouco de alface

aguardo as vossas respostas

beijinhos a todas as pessoas que gostao de animais
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 13, 2004 5:22 pm

Quando ela estiver a dar leite é preciso o mesmo reforço que já disse acima, não dês alface...a alface não tem nutrientes nenhuns, só serve para encher a barriga deles e até lhes pode fazer mal. Dá a alimentação que eu já falei acima, até os bebés estarem desmamados.

E sim, se ela estiver grávida, estão mesmo para nascer...já mudaste a gaiola e tiraste a rodinha e puseste MUITO material para o ninho?

beijinhos
mary14600
Membro

sábado nov 13, 2004 5:53 pm

ja mudei a palha dela mas ainda n dei-tei as tiras de papel mas vou fazer isso muito obrigado pelas tuas respostas

muito obrigado pela tua ajuda
mary14600
Membro

segunda nov 15, 2004 2:33 pm

hoje foi deitar comer aminha hamster e ela deu-me uma mordidela ela nunca me tinha dado assim uma tao de força sera que ela anda setreçada
Ou tinha medo que eu lhe tirace a comida :?:
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 15, 2004 3:22 pm

Epá! :D Está stressada está!!
Já puseste o papel higienico para o ninho? Na volta já teve os bebés, e estava com medo que os fosses tirar...consegues ver o ninho? Mas não toques no ninho com as mãos, para não ficar o teu cheiro, se quiseres podes pegar num lápis e afastar só um pouco o papel higiénico com cuidado para veres alguma coisa, mas se vires, deixa o ninho sempre sossegado e não mexas na hamster.

Ela era mansa antes?

beijinhos
mary14600
Membro

terça nov 16, 2004 2:20 pm

n se sempre foi um pouco arisca mas ela deixa pegala agora n deixa so deixa deves enquanto fazer-le uma festinhas na cabeça :( . consigo ver o ninho talvez n esteja gravida graças a deus pk eu n sabia o que fazer com eles mas obrigado na mesma pelos concelhos etc

muito obrigado

beijinhos
Responder

Voltar para “Exóticos”