habitos alimentares dos furões em estado selvagem

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Jordania
Membro
Mensagens: 75
Registado: quarta fev 25, 2004 6:12 pm
Localização: bastantes hamster russos e alguns canários

sábado nov 27, 2004 12:24 pm

Quais os habitos alimentares dos furões em estado selvagem?

serão parecidos com os lobos? caçam apenas o que comem.
com os cães em matilhas? matam o que aparecer pela frente,
ou serão como os esquilos? tentão fazer uma despensa
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo nov 28, 2004 3:23 am

Para lhe responder, baseei-me entre outros, nos seguintes sites:

http://www.todohurones.com/huronturon1.html
http://carnivora.fc.ul.pt/
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.a ... &iLingua=1

O toirão (Mustela putorius) e não o furão, é o animal que existe no nosso continente no estado selvagem e é uma espécie autóctone protegida. O furão (Mustela putorius furo) é considerado no nossos país, uma subespécie do toirão. Digo nosso, porque alguns biólogos estrangeiros consideram-no uma espécie distinta do toirão. É um animal domesticado segundo os estudiosos 500 anos antes do gato.
Ainda existem poucas certezas de como apareceu o furão. Há pelo menos duas teorias diferentes, uma que diz que veio do toirão europeu e outra que considera que teve origem no toirão das estepes (Mustela eversmanni).
Geneticamente há quem diga que têm o mesmo número de cromossomas mas também há quem afirme que há alguma variação no número de cromossomas.
Morfologicamente há algumas diferenças: a forma e a base do crânio, a dentição, a estrutura ocular, a estrutura cerebral e a capacidade para os saltos. E sobre estas diferenças também existe controvérsia sobre se são derivadas de espécies distintas, se devidas à domesticação.
No comportamento é que existem as maiores diferenças. Os furões são gregários e os toirões solitários. Os furões podem dividir o seu território com outros e os toirões são muito territoriais. Por isso se diz que dificilmente um furão conseguiria sobreviver sozinho na natureza, podendo ser o toirão um dos seus predadores. Embora haja casos de acasalamentos entre toirão e furão (mais facilmente toirão macho e furão fêmea) dando origem a hibridos ferteis. Mas e salvo erro, o ADN do furão seria absorvido pelo do toirão em poucas gerações.
E segundo estudos feitos, não há casos de que os furões tenham estabelecido por si mesmos, colónias silvestres autónomas. As poucas que existem foram provocadas artificialmente pela mão do homem e parece que também ninguém conseguiu ainda provar que sejam formadas unicamente por furões domésticos de "puro sangue", poderão tratar-se de híbridos.
Com tudo isto se conclui que há poucos estudos sobre eles e sobre a origem do furão.

Os toirões na natureza vivem em tocas que eles mesmo escavam ou em fendas entre rochas e mesmo em tocas de coelhos ou de outros animais. E as suas tocas têm uma câmara para dormirem e outra para armazenamento da comida. É um carnívoro e alimenta-se essencialmente de coelhos, roedores, anfíbios, pequenas aves e peixes. Raramente comem frutos ou vegetais. E costumam fazer reserva de alimento quando têm excesso de comida.
Não vivem em grupos e não se dão com as fêmeas, excepto no período de acasalamento. Após este, abandonam as fêmeas e as crias ficam por conta da mãe. Na natureza a sua esperança de vida não costuma ultrapassar os 5 anos. Já em cativeiro há casos de 10 anos e mais.
É um animal nocturno e se possui uma boa quantidade de alimento, pode ficar a descansar na sua toca.

MHZ
Responder

Voltar para “Exóticos”