Ola!
Realmente já se abordaram aqui precticamente todos os tópicos que me interessavam...
1º Interacção com os humanos:
Neste momento tenho, em casa, 4 porquinhos e 2 chinchilas. Toda a minha vida tive hamsters.
Em relação ao relacionamento com os humanos, eu penso que as chinchilas aqui ficam a perder, uma vez que odeiam andar ao colo e não conseguem ficar paradas mais de 2 minutos seguidos

. Por outro lado sempre que chego ao quarto dos animais, são as chinchilas que me vêm cumprimentar, enquanto os porquinhos fogem deseperadamente para dentro das casotas.Tambem é verdade que quando pego neles e os levo para o sofá, são os porquinhos que me fazem mais companhia.
2º Cheiros:
Isto para mim é um factor muito importante pois sou um pouco paranóica com cheiros. E nisto os porquinhos perdem muito (na minha opinião ,claro). Enquanto eu para as chinchilas tenho um taperware ,que serve de casa de banho, e que basta ser mudado uma vez por semana, para os porquinhos ao fim de 3 dias já se sente algum cheiro. E com a desvantagem que não se pode habituá-los a fazer numa casa de banho, tendo sempre que lavar toda a gaiola e mudar todo o fundo mais que uma vez por semana.
Em relação á alimentação acho que não há desvantagens nem vantagens. Gosto muito de preparar as saladas para as minhas porquinhas e não dá nem mais, nem menos trabalho que as chinchilas.
Os hamsters: Deitam mais cheiro que as chinchilas e menos que as porquinhas.Penso que a nivel de trabalho de manutenção, serão os melhores de todos.
coelhinhoNino: Tens razão. Os coelhos! Não me pronunciei sobre eles pois nunca tive nenhum e não sei como são...embora os ache muito muito fofinhos. Já agora agradecia que alguem "mostrasse" as vantagens e desvantagens dos coelhitos.
....E já agora alguem que fale dos Degus...pois tb nunca tive nenhum...
Bjokas
Loca