diarreia chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tita_
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:56 pm
Localização: 1hamster 3gatos 1cao 1tartaruga 1papagaio 1chinchila

sábado jan 15, 2005 9:30 pm

ola! as vezes vejo na gaiola no meu chichila diarreia, mas tambem cocos duros...o que sera? dou-lhe duas passas de uva por dia, pode ser disso?
***beijinhos***
chinchilinha
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2004 8:21 pm
Contacto:

domingo jan 16, 2005 1:34 pm

Olá , eu tambem dou passas de uvas mas não dou todos os dias, dou 3 x por semana , e tb dou 1 a 2 x por semana um kuadradinho de maçã elas adoram, mas no meio disto tudo dou tb um kuadradinho de torradinha para normalizar depois os intestinos, experimenta a dar uma torradinha de vez em kuando;).
Espero k ela não tenha mt diarreia, toma atenção a isso:).
Beijinhos.
Minda.
Dragoon
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2004 1:10 pm

domingo jan 16, 2005 6:39 pm

sims e a diarreia persitir ela pode ficar desvitamninada
cktc
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 12:07 pm

quarta jan 19, 2005 2:34 pm

Olá,

Atenção à diarreia, pois além de desvitaminar a chinchila, conforme já foi dito, ainda a pode desidratar, o que pode ser tanto ou mais perigoso.

E caso seja de origem bacteriológica, ou seja, fruto de parasitas, pode ter mais complicações.

Mas a maior parte das vezes a diarreia é de origem alimentar. As chinchilas são, de facto, uns animais com um sistema digestivo muito sensível, pelo que se devem evitar quaisquer alterações bruscas na alimentação.

Aconselho a parar imediatamente com as passas, evitar pôr alfafa e deixar só a ração peletizada. Isto até a diarreia passar.

Deves-lhe dar também pão torrado. O que na maioria dos casos parece ser o suficiente para passar.

Há, no entanto, algumas questões que tens que tentar responder antes de poderes tomar outras medidas.

1. O aparecimento da diarreia foi coincidente com o teres começado a dar-lhe passas? Se sim, então deves moderar essa prática e podes ficar relativamente descansada, que nada de mal deverá acontecer à tua chinchila.

2. Houve para além disso que referes, alguma alteração na alimentação? Mudaste por acaso a marca da ração que lhe dás? Nesse caso, não deverá também haver problema. Aconselho então a comprar mais um pouco da outra ração e começar a misturar as duas por forma a que a mudança não seja tão brusca.

3. Em termos de cuidados com a higiene? Com que frequência tens limpo o fundo da Gaiola? E não me refiro só a despejar o granulado, o que no mínimo deve ser feito uma vez por semana, mas sim também a lavares o fundo com água bem quente (não usar detergentes), o que deve ser feito no mínimo de quinze em quinze dias.

4. Quanto à água? Deve ser mudada pelo menos de dois em dois dias.

Se após responderes a estas questões todas, ainda assim não conseguires encontrar uma razão, deves considerar levar a chinchila a um veterinário. E aconselho-te a levar um pouco das fezes da chinchila para análise. Pois as infecções bacteriológicas só conseguem ser diagnosticadas mediante a análise microscópica das fezes.

Fica bem. ;)
mariapipas
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 8:02 pm

terça mar 22, 2005 11:24 pm

ola! tenho 2 chinchilas e ja tiveram diarreia devido à mudança de alimentação... elas comiam só ração e eu comecai a dar mistura... tirei toda a comida e durante 3 dias dei-lhes só pão torrado e muita água... depois voltei a dar apenas a ração e hj estão mt bm! tenta, cmg resultou mt bem! boa sorte e as melhoras!
mariapipas
Membro

terça mar 22, 2005 11:25 pm

ola! tenho 2 chinchilas e ja tiveram diarreia devido à mudança de alimentação... elas comiam só ração e eu comecai a dar mistura... tirei toda a comida e durante 3 dias dei-lhes só pão torrado e muita água... depois voltei a dar apenas a ração e hj estão mt bm! tenta, cmg resultou mt bem! boa sorte e as melhoras!
mariapipas
Membro

mariapipas
Membro

sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta mar 23, 2005 8:48 am

Parece-me um conselho acertado! E suspende imediatamente as passas!

nos hamsters costuma-se pôr coca-cola no bebedouro um dia ou dois. ( Mas isso só me aconteceu uma vez e o hamster nem sequer estava na minha casa...)
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
Tita_
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:56 pm
Localização: 1hamster 3gatos 1cao 1tartaruga 1papagaio 1chinchila

quarta mar 23, 2005 12:35 pm

Obrigada pela ajuda! Isso ja foi ha algum tempo e agora ja esta td bem! :D dei-lhe algumas tostas e tive uns dois dias sem lhe dar outras "guloseimas" e passou! Mas pregou-me um grande susto!! :o

beijinhos
Responder

Voltar para “Exóticos”