As minhas mascotes lindas!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

sexta fev 11, 2005 6:06 pm

Oi! Eu tenho 4 mascotes lindas à pouco tempo, 3 chinchilas; o Eddie, a Kika e a Ariel e uma coelhinha linda, a Shadow, gostava mt k me dessem alguns conselhos sobre como os tratar de forma correcta de forma a k vivam felizes e saudáveis.
Bjo pa todos os amantes de animais como eu!
DeniseAytekin
Membro Veterano

sexta fev 11, 2005 6:19 pm

Já agora...
Uma das minhas Chin, a Ariel tem uma espécie de peles, parecem uns pontinhos brancos, na orelha, serão fungos???
Como devo tratar a minha coelhinha? E o k faço para k ela se habitue de uma vez a utilizar o W.C.? É k espalha os cocós por todo o lado e ainda faz chichi em cima de mim...
Desde já obrigado!
_nataxa_
Membro Júnior
Registado: terça fev 08, 2005 4:35 pm

sexta fev 11, 2005 10:40 pm

Ola,
Aqui vao umas dicas sobre o coelho.
Alimentação
A alimentação deve ser própria para coelhos,feno e alfalfa. Como complemento dê-lhe fibras vitaminas e sais minerais através de folhas de beterraba e rabanete, assim como ramos de couve-flor. É claro que adoram cenoura, no entanto, uma vez que engorda, deve dar-se em dias alternados.
Higiene
É muito asseado cuidando de forma eficaz da sua própria higiene. Pode também optar por dar-lhe banho desde que o resguarde de correntes de ar e o seque sempre muito bem.
Alojamento
Deve-se recorrer a uma gaiola específica para coelhos mantendo-a em local fresco mas protegido de correntes de ar e longe do solo para que a urina possa escoar. Quinzenalmente lave e desinfecte toda a instalação e utensílios.
_nataxa_
Membro Júnior
Registado: terça fev 08, 2005 4:35 pm

sexta fev 11, 2005 10:46 pm

E sobre as chinchilas :lol:

Alimentação
Só se alimentam de ração própria para chinchila, feno e alfafa. Frutas e outras coisas são guloseimas e devem ser dadas em muito pouca quantidade.Deixe sempre água à sua disposição.

Existem certas rações que trazem guloseimas misturadas, será correcto fornecer as chinchilas?
Embora elas gostem, não deve ser muito indicada, a não ser que retirem as guloseimas que estão mistradas. Aconselha-se a mudar de ração. Continuar com uma ração com guloseimas misturadas é diminuir o tempo de vida delas.
Gaiola
As chinchilas não dão muito trabalho, mas é necessário limpar a gaiola semanalmente.
Elas gostam de gaiolas espaçosas, com bastante altura. A gaiola precisa de ficar num local seco e bem ventilado. As chinchilas não toleram o calor.
Como gosta de pular, gaiolas com vários andares são ideais.

Banho
Para garantir que o pêlo fique bonito e para evitar os fungos, coloque a banheira com uma areia especial para chinchilas, uma vez por dia, ou no minímo três vezes por semana.

REPRODUÇÃO
A partir dos 6 meses de vida, as chinchilas já podem procriar. Pode haver entre um a dois partos por ano. A média de filhotes é dois.
O cio ocorre em média a cada 28 dias e a gestação dura cerca de 111 dias.
Normalmente a gravidez passa despercebida. A fêmea ganha peso, mas mesmo asim é difícil de se notar.
A fêmea entra em trabalho de parto quase sempre de madrugada. Após o parto, o banho deve ser suspenso durante 10 dias.
As 6 semanas devem ser separadas dos pais para não se correr o risco de filhotes copularem com a progenitora. :) :) :lol: :D
DeniseAytekin
Membro Veterano

sábado fev 12, 2005 3:40 pm

Obrigado pelas dicas Nataxa!
Procurarei seguir os teus conselhos à risca. A coelhinha tem uma gaiolinha própria e mt espaçosa e as Chin têm uma gaiolinha bem grande com 1º andar, foi a maior gaiola k consegui encontrar, acho k estão bem, assim espero... Beijinho e mais uma vez obrigado!
Responder

Voltar para “Exóticos”