Olá a todos.
Tenho uma hamster síria muito meiguinha, com 1 ano de idade aproximadamente.
Ultimamente tem acontecido algo que me está a preocupar.
Ela aninha-se num canto da gaiola, imóvel...e quando dou por isso já ela está como morta, gelada e a ficar enrijecida.
O que faço nestes casos (já me aconteceu com todos os hamsters que tenho tido), é pegar nela e com um secador...esfregar-lhe o corpinho pra activar a circulação e ao mesmo tempo aquecê-la. Passados uns minutos, começa a tremer muito, abre os olhos e já começa a andar. Depois dou-lhe queijo....costuma resultar.
O problema é que quando começam a ter este problema, começa a acontecer com mais frequência até que acabam por morrer.
Alguém já passou por esta situação?
O que acham que seja?? Frio? Doença? Velhice?
Digam alguma coisa.
Obrigada
Sandra
Hamster doente...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Olá Sandra!
Olha, não sei ao certo o que será, na minha opinião poderia ser hibernação sim, tem todos os sintomas...
A hibernação pode ocorrer quando algo muda no ambiente, pode ser demasiado frio sim, costuma estar muito frio por aí? Mas também podem hibernar devido a outras mudanças no ambiente, como faltar a água por exemplo. Os hamsters anões lidam melhor com o frio do que os sírios também...
Se perceberes inglês lê esta página que explica a hibernação:
http://www.petwebsite.com/hiber.htm
Por outro lado, também pode ser "choque", mas normalmente algo que acontece antes leva a isso, como uma queda por exemplo:
http://www.petwebsite.com/shock.htm
Os sintomas de um ataque cardíaco não são assim, nesse caso o hamster perde o equilíbrio, fica com paralisia parcial (não mexe uma pata por exemplo), ficam com incoordenação motora, não conseguem andar direitos, a cabeça cai para o lado..enfim, não é este o caso.
Um ano de idade, ela ainda não é velhinha
está como que na meia idade :p
Achas que eles morrem por causa disso? Os hamsters não estão preparados para hibernar, é um choque para eles quando hibernam e se os deixarmos a hibernar acabam por morrer de fome ou desidratados, Não se deve dar muito calor para os acordar, liga o secador no mínimo mesmo e não muito em cima dela, aos poucos ela vai acordando, começa por tremer ou abanar-se à medida que a temperatura do corpo vai aumentando. Ela deve ficar boa entre 30m a 1hora.
Claro, que se for hibernação, o ideal é não a deixares hibernar mesmo, arranja forma de aqueceres o quarto (não ponhas o aquecedor ao pé da gaiola, mete só no quarto para a temperatura total do quarto aumentar um bocadinho), isso se for por causa do frio.
O que achas?
beijinhos grandes
Olha, não sei ao certo o que será, na minha opinião poderia ser hibernação sim, tem todos os sintomas...
A hibernação pode ocorrer quando algo muda no ambiente, pode ser demasiado frio sim, costuma estar muito frio por aí? Mas também podem hibernar devido a outras mudanças no ambiente, como faltar a água por exemplo. Os hamsters anões lidam melhor com o frio do que os sírios também...
Se perceberes inglês lê esta página que explica a hibernação:
http://www.petwebsite.com/hiber.htm
Por outro lado, também pode ser "choque", mas normalmente algo que acontece antes leva a isso, como uma queda por exemplo:
http://www.petwebsite.com/shock.htm
Os sintomas de um ataque cardíaco não são assim, nesse caso o hamster perde o equilíbrio, fica com paralisia parcial (não mexe uma pata por exemplo), ficam com incoordenação motora, não conseguem andar direitos, a cabeça cai para o lado..enfim, não é este o caso.
Um ano de idade, ela ainda não é velhinha

Achas que eles morrem por causa disso? Os hamsters não estão preparados para hibernar, é um choque para eles quando hibernam e se os deixarmos a hibernar acabam por morrer de fome ou desidratados, Não se deve dar muito calor para os acordar, liga o secador no mínimo mesmo e não muito em cima dela, aos poucos ela vai acordando, começa por tremer ou abanar-se à medida que a temperatura do corpo vai aumentando. Ela deve ficar boa entre 30m a 1hora.
Claro, que se for hibernação, o ideal é não a deixares hibernar mesmo, arranja forma de aqueceres o quarto (não ponhas o aquecedor ao pé da gaiola, mete só no quarto para a temperatura total do quarto aumentar um bocadinho), isso se for por causa do frio.
O que achas?
beijinhos grandes
-
- Membro
- Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
- Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais
Olá Sandra e obrigada pela tua resposta.
Também acho que seja isso...
Ela de facto depois de a aquecer fica melhor...e começa a comer e a voltar ao seu estado normal.
A minha casa nem é mt fria, mas estes ultimos dias como sabemos têm estado um gelo!!
Vou andar atenta e qualquer novidade volto a colocar aqui.
Beijocas
Sandra
Também acho que seja isso...
Ela de facto depois de a aquecer fica melhor...e começa a comer e a voltar ao seu estado normal.
A minha casa nem é mt fria, mas estes ultimos dias como sabemos têm estado um gelo!!
Vou andar atenta e qualquer novidade volto a colocar aqui.
Beijocas
Sandra