Porquinhos Gordos!?!?!?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

domingo mar 06, 2005 1:58 pm

BoAs TArDEs!!!

De á uns tempos para cá tenho achados a minha time M,ou seja os meus quatro cuís,godos,será que lhes ando a dar comida a mais?..alguém me pode dizer mais ou menos a quantidade certa de comida que lhes devo dar diárimente?

Eu acho que é preferivél eles terem comida a mais que a menos mas também penso que o excesso de gordura não lhes fará nada bem...

Espero resposta!!!
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo mar 06, 2005 3:49 pm

Olá!

Não há receitas pois cada um tem seu método, não é? Mas a verdade é que os porquinhos são devoradores por natureza, visto terem um metabolismo muito acelerado. Se vc der toda a comida para esse dia numa só dose, de manhã, os gulosos eles vão comer tudo, e passam o resto do dia a pedir mais.
O melhor é dosear a alimentação: por exemplo dar ração de manhã e legumes/frutas ao fim da tarde, tendo feno sempre disponível.

Eles ficam melhor de saúde se estiverem menos gordos - sobretudo as fêmeas, se pretendermos cruzá-las. O excesso de peso parece estar aliado a mortes por toxémia nas porquinhas grávidas.
MouTiL
Membro

domingo mar 06, 2005 4:22 pm

obrigado pela resposta ines :D

É verdade,eles são ate mais golosos que as chinchilas!!
Andam sempre a minha volta quando chego e se me vêm a mexer num saco é a locura...
Eu acho que duas delas já estão cheias,mas não tenho a certeza...
Mas mesmo se eu dividir a comida por duas ou mais vezes continuo a dar-lhe a mesma quantidade!!
Tenho de me informar melhor, não quero que nenhum dos meus bebés morra por causa disso...é que eles correm e saltam imenso todos os dias e eu continuo a achar que estao gorditos...
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

domingo mar 06, 2005 9:13 pm

Olá!

E quanto é que eles pesam?

beijinhos
MouTiL
Membro

domingo mar 06, 2005 9:50 pm

se queres que te diga não sei...ainda não me tinha lembrado de os pesar,mas amanha vou fazer isso...quanto é que eles devem pesar?
eles têm cerca de 3/4 meses pelo que o senhor da loja onde os comprei disse...
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 07, 2005 12:07 am

Depende do sexo deles, em adultos, as fêmeas normalmente têm um peso que ronda as 800-900g, uma das minhas tem 1kg e não a acho gorda, depende também do tamanho (comprimento) do porquinho, há porquinhos maiores que outros. Os machos normalmente têm um peso que ronda os 1kg - 1,200kg. Não tenho a certeza se com 4 meses já têm um peso assim...o meu macho peewee com 6 meses pesava 900g...

O peso em excesso não é bom não, principalmente se precisarem de uma cirurgia, se tiverem excesso de peso não aguentam a anestesia. O que engorda mais no que lhes damos é a ração, por isso se só lhes deres 1 colher de sopa de ração a cada um por dia, em princípio não precisas de te preocupar. Se tiveres sempre feno na gaiola, eles não comem tanta ração também, comem o feno.

É bom pesá-los todas as semanas, porque quando eles adoecem o primeiro sinal normalmente é perda de peso, por isso vês a tempo a doença.

Tens duas porquinhas grávidas? Não as metas a elas em dieta...e dá alfafa e mais vegetais ricos em vitamina C. Tens todos na mesma gaiola?

beijinhos
MouTiL
Membro

segunda mar 07, 2005 3:07 pm

Entao axo que não tenho muito que me preocupar,nenhum deles passa 1kg...é mais o menos isso que lhes dou por dia de ração....eles não me parecem nada doentes,acredita,só se as doenças deles forem muito estranhas,devias de os ver quando estão a solta :lol:

Não tenho a certeza se estão xeias ou não,de acordo com o que o senhor da loja me disse a Muryan e a Muxa devem estar porque elas estão mais gordas que a Mya e o Moloko...e ele viu o Moloko em cima delas...mas não tenho a certeza...

Tenhos todos juntos mas eles passam a maior parte do dia a solta no meu atelie,só la estão quando não estou e a noite...mas existe algum problema nisso?
A casa deles é grande...eu li que não é preciso separalos porque se ajudam uns aos outros quando nascem os bébés!!!!!
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 07, 2005 5:43 pm

:D Não, não existe problema em estarem juntos, vão-se dar bem de certeza. Eu tenho duas fêmeas e um macho e são os melhores amigos, machos juntos é que é mais perigoso, normalmente lutam pelo território. Mas o meu macho está castrado...esse é o único problema em teres todos juntos, é que como tens um macho vais ter sempre criação em casa se não separares o macho das fêmeas, aliás, se não separares a tua outra fêmea também vai engravidar...

Além disso começas a acasalar irmãos com irmãs, filhos com pais e isso pode fazer com que os bebés nasçam com problemas genéticos. Além disso as fêmeas só devem engravidar pela primeira vez por volta dos 3, 4 meses para não terem problemas. Vê só como vais fazer com os bebés e pensa se queres ter uma data de bebés em casa, porque três fêmeas a ter bebés é obra :D

Esse é o problema da maioria das lojas, não separam os animais por sexo e deviam fazê-lo para que quem compre uma fêmea não venha grávida, para que não existam gravidezes precoces e para não haver consanguinidade, porque a consanguinidade contínua é que provoca uma diminuição da esperança média de vida dos animais. E cá em Portugal faz-se muito consanguinidade infelizmente, enquanto que no estrangeiro não se faz, por isso é que cá em Portugal a maioria dos porquinhos vive uns 4 anos e lá fora vivem 8.

Beijinhos
Responder

Voltar para “Exóticos”