Cuiadados a ter com coelho !

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
MINIEMIX
Membro
Registado: segunda out 14, 2002 9:35 am

sexta mar 18, 2005 12:51 pm

Boa tarde a todos,
Gostava que me informações sobre os cuidados a ter com um coelho!
Eu tenho um à uma semanita ainda é bebé, mas n sei quantos meses tem!

Obrigada
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

sexta mar 18, 2005 2:08 pm

Ora bem...
O teu coelhinho deve ter uma gaiola espaçosa, onde se sinta confortável... O fundo deve ser coberto com serrim (natural, sem cheiros) ou corn cobs e podes pôr tbm um pco de feno por cima.
Devem ter sempre feno disponivel para comer. Deves-lhe dar comida todos os dias, eliminando os restos de comida. O bebedouro deverá ser tipo biberão e grandito pois eles bebem mta água. Deves lavar o bebedouro e mudar a água dia sim, dia ñ.
Alguns coelhinhos, podem ser habituados a fazer as necessidades num WC, que consiste num plástico de canto que é colocado num dos cantos da gaiola.
Mt cuidado com os legumes k dás ao teu Coelho, eu pessoalmente, ñ lhos dou por precaução... Nas lojas de animais, podes encontrar umas goluseimas próprias k eles adoram e ñ lhes fazem mal. Há de cenoura, frutos silvestres, iogurte natural... A dose é de 1 a 3 por dia.
As unhas dos coelhos têm k ser regularmente cortadas, para isso, podes comprar uma tesoura própria em lojas de animais, é aconselhávem k na 1ª vez seja o Vet, a cortá-las, dp ele ensina-te a seres tu a fazê-lo.
Os dentes dos Coelhos crescem durante toda a sua vida e prcisam ser desgastos, para isso, compra-lhes pedras de cálcio e põe na gaiola, para k eles a roam e assim desgastem os dentinhos. Por vezes surjem casos em k os Coelhos têm k cortar os dentes, se isso acontecer deverá ser sempre o Vet a fazê-lo e nc tu. Se ele precisar de os cortar, notarás pk começará a deixar de comer.
Os Coelhos têm k ser vacinados contra a DHV e a Mixomatose e tbm desparasitados. A 1ª vacina é aos 3 meses, bem como a desparasitação. Um mês dp, levam nova vacina e dp são vacinados de 6 em 6 meses.
Boa sorte com o teu Coelhinho...
Espero ter ajudado! ;)
MINIEMIX
Membro
Registado: segunda out 14, 2002 9:35 am

segunda mar 21, 2005 11:52 am

Muito obrigada pela sua resposta,
Realmente a agua eu dava-lhe numa tacinha, pois no bebedouro que vinha com a gaiola, ele n bebia por lá, e fiquei preocupada que ele ficasse com sede.
Referente a alimentação comprámos-lhe ração seca especial para coelhos, e o tal feno que ele adora, ele come imenso..
A minha questão é a seguinte : eu não tenho ideia nenhuma sobre doenças e média de vida dos coelhos , que tipo de doenças eles podem apanhar ( se é contagioso para nós )
Esta questão é porque passei um ano pessimo a tentar combater um fungo na minha gata ( que graças a Deus consegui ) mas é altamente contagioso para nós....sofremos muito..
Pois lá em casa alêm dos humanos vive uma gatinha e uma cadelita. :lol: Agora o meu marido resolveu oferecer o coelho ( Tobias ) à minha filha. ( não me levem a mal, mas para ser sincera contra a minha vontade).

mais uma vez obrigada
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mar 21, 2005 1:19 pm

Mais um ponto a referir, o feno deve conter alfarroba, vai ver que o seu coelhinho vai cheirar muito bem ;)
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

segunda mar 21, 2005 6:30 pm

Os Coelhos podem apanhar a Mixomatose (formam-se uma espécie de bolhas em volta dos olhos, kuase tipo quistos, k dp alastram à boca, nariz e orelhas) ou a DHV - Doença Hemorrágica Viral (são diarreias k os podem levar à morte). Ñ são contagiosas a nós pessoas. Dp, os Coelhos podem apanhar gripes ou até msm pneumonias se apanharem mt frio ou correntes de ar... E tbm podem apanhar fungos, mas é raro, só apanham por contágio de outro animal ou objecto infectado ou por falta de higiene.
Os Coelhos têm k ser vacinados contra a Mixomatose e a DHV.
Os Coelhinhos são uma ternura, acho k o seu marido fez mt bem...

beijinho;
Denise
Responder

Voltar para “Exóticos”