criacao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
nykytta
Membro Júnior
Registado: quinta abr 07, 2005 12:48 am

quinta abr 07, 2005 1:30 am

qual a idade dos hamsteres para se reproduzirem??? :)
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quinta abr 07, 2005 10:39 pm

Os hamsters são férteis por volta das 4 semanas logo, mas não deixes uma fêmea engravidar antes dos 4 meses, senão aumenta a probabilidade de ela ainda não estar madura o suficiente (física e mentalmente) e de os bebés morrerem, para além de poder afectar o crescimento da própria fêmea. Não a deixes engravidar pela primeira vez muito depois disso também. Os machos para aí aos 2 meses já podem ser papás :) Elas têm o cio de 4 em 4 dias a partir de 1 mês de idade para aí, por isso separa macho da fêmea até quereres ter bebés.

beijinhos
nykytta
Membro Júnior

quinta abr 07, 2005 11:21 pm

obrigadao pela dica mas secalhar ja nao vou a tempo de os separar,teem 2 meses e ja tao juntos a 1 mes.sera q vai haver mts problemas??'
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 08, 2005 12:12 am

Podem haver problemas sim, mais ao nível de os bebés morrerem. Podes separá-los na mesma, porque é aconselhável separá-los mesmo senão tens ninhadas todos os meses :? Vai pensando a quem dar ou vender os bebés que podem estar para nascer ;)

Que espécie de hamsters são, sabes? Como é que eles são? Tens a certeza de que é um casal? Pela espécie dá para te dizer quanto tempo de gestação é e assim sabes que se os separares e ela não tiver os bebés nesse tempo é porque não está grávida, ou então, afinal tens 2 machos ou 2 fêmeas...

beijinhos
nykytta
Membro Júnior

sexta abr 08, 2005 12:43 am

ainda nao sei q especie sao mas tenho fotoe no album da arca chamam-se nero e nykytta se puderes ver-me isso agradecia,,,,,, :lol:
nykytta
Membro Júnior

sexta abr 08, 2005 1:03 am

afinal nao deu para meter as fotos nao sei o q se passa com isto mas obrigadao , acho q vou separa-los para ter a certeza... beijinhos :D
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 08, 2005 2:58 pm

É melhor separar sim, pelo menos até teres certeza até se será mesmo um casal, às vezes as lojas enganam-se :oops:

As fotos no álbum demoram até aparecerem depois de as pores lá, ainda demora uns dias.

Mas vê estes sites com fotos das 2 espécies principais e diz qual achas que os teus são:

Hamster Sírio
http://www.petwebsite.com/syrian.htm

Hamster Anão
http://www.petwebsite.com/hamsters/dwar ... msters.htm

beijinhos grandes!!
nykytta
Membro Júnior

sábado abr 09, 2005 9:21 am

ola !!!SAO HAMSTERES SIRIOS MM.E UM MACHO E UMA FEMEA ONTEM FUI DAR COM ELES NO ACTO MM LOL.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 09, 2005 4:45 pm

Se são hamsters sírios não podem mesmo estar na mesma gaiola, os hamsters sírios têm de viver cada um na sua gaiola porque senão quando adultos brigam e podem mesmo se matar um ao outro. Na natureza eles não vivem juntos, vivem isolados e só se juntam para copular, 30 minutos e vai cada um à sua vida novamente.

Como distinguir o sexo nos hamster (no teu caso são as duas fotos de baixo, a do lado esquerdo é macho, a do lado direito fêmea):
http://www.petwebsite.com/sexing.htm

Então agora começa realmente a pensar o que vais fazer aos bebés se eles nascerem e sobreviverem, podes vir a ter uma grande ninhada e tens de pensar o que vais fazer.

Existem cuidados especiais numa gravidez, separa já a fêmea do macho, a gravidez dura cerca de 16 dias e deves dar uns suplementos à hamster grávida, principalmente no teu caso que ela nova demais para ter bebés já e se o teu casal forem irmãos a probabilidade de haverem problemas aumenta . Não dês muito, mas mistura alguns bicoitos de gato na ração dela e papa fortificante para hamster. Podes, de vez em quando, dar um bocadinho de queijo também por causa do cálcio. Não exageres, mas dá um bocadinho de cada destas coisas durante a gravidez e enquanto os bebés estiverem com a mãe.

Dois dias antes da suposta data para ela ter os bebés (dia 23 Abril se ela engravidou) deves mudar a gaiola, tirar a rodinha da gaiola e meter muito muito material para ninho (tiras de papel higiénico branco é o melhor). Porque quando ela tiver os bebés não podes limpar a gaiola durante 16 dias. Quando os bebés nascerem não podes tocar na hamster mãe, nem nos bebés, nem no ninho durante cerca de 16 dias, ou seja, até os bebés abrirem os olhos, porque se a fêmea sente um cheiro diferente no ninho ou nos bebés ela pode matá-los ou rejeitá-los. Não mexas na hamster grávida também para evitar um aborto ou problemas na gravidez.

Boa sorte, é uma grande responsabilidade e vai pensando o que fazer aos bebés, porque quando eles tiverem 1 mês de idade tens de os separar da mãe e tens de os separar por sexo (o que não é muito fácil de ver nesta idade) para não engravidarem logo (quando os separares continua a dar os suplementos aos bebés, mas deixa de dar à mãe). Se ficares com eles, passadas umas semanas podes já ter de ter cada um numa gaiola...não deixes a hamster mãe engravidar outra vez logo, se quiseres ter mais ninhadas espera uns 3 meses para ela recuperar desta ninhada.

beijinhos
nykytta
Membro Júnior

sábado abr 16, 2005 10:15 am

ola a todos... :o nao sei o q fazer com a minha nykytta,nao me parece q esteje gravida e depois de a ter separado ela ficou super nervosa,nao par um bocadinho e quando a junto com o nero e um sossego total :D ja da para ver as fotos se me puderem ajudar..... :o beijinhos a todos
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 16, 2005 5:56 pm

Ainda só passaram 7 dias desde que eles "brincaram", é natural que ainda não se note se ela estiver grávida mesmo. Mas tens dado os suplementos na mesma? Se tiver grávida, daqui a 7 dias mudas a gaiola e 2 dias depois ela deve ter os bebés...vamos lá ver. Se ela não estiver grávida e estiver com o macho, eles "brincavam" outra vez dali a 4 dias porque ela teria o cio novamente. Se ela não tem cio é porque está grávida.

Talvez ela sinta a falta dele neste momento, eles ainda são novinhos, mas à medida que se tornam adultos pode vir a brigar mesmo a sério...podes soltá-los fora da gaiola, sempre de olho neles.

beijinhos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo abr 17, 2005 8:52 am

Tem experiencia com hamsters ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

domingo abr 17, 2005 2:12 pm

Bom, antes de mais eu diria q deve separá-los, mesmo q fiquem nervosos...
Depois, com 2 meses, é natural q tenha apenas dois ou três bébés, ou q sejam frágeis. Estes bébés devem ser separados da mãe, e por sexos, quando fizerem um mês de idade.
Entretanto não deixes faltar comida e reforça a quantidade de proteínas, como frisou a Sandra.
Ah! E não ponhas algodão para o ninho, é preferível papel higiénico ou feno.

E antes de deixares q façam criação outra vez espera pelo menos uns 2 meses, porque podes provocar a morte da mãe.
D&atilde;o-se gerbos da Mong&oacute;lia. lilases, siameses...
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 17, 2005 4:31 pm

Quem, casadeanaval?

Se for eu, tenho alguma experiência, mas mais com hamsters sírios, por isso quando é algo que se refere especificamente a outra espécie de hamsters prefiro deixar quem tem experiência (prática e não teórica) falar.

Sim, também acho que devem continuar separados.

beijinhos
nykytta
Membro Júnior

domingo abr 17, 2005 10:54 pm

ola a todos e obrigadao pela ajuda, realmente nao tenho mt experiencia mas com a vossa ajuda.....eles tao separados so os junto quando tou de olho neles,a ver vamos como vai correr ...beijinhos a todos
Responder

Voltar para “Exóticos”