Podes cortar sim, se tiveres um alicate próprio para isso, mas tens de ter cuidado para não cortar curto demais.
Pode-se começar a cortar as unhas a partir dos 2 meses de idade, se for preciso claro. É melhor ter outra pessoa a segurar no porquinho e faz isso num local onde possas soltá-lo se ele tentar morder sem que ele se magoe (sentado em cima da cama por exemplo). Se as unhas forem transparentes (brancas) podes ver uma linha de sangue na unha, da base da unha para a ponta, podes cortar onde essa linha não existe já, se cortares nessa zona que tem a linha de sangue, a unha vai sangrar e vais magoar o porquinho (tem à mão algo que estanque o sangue se acontecer). Nas unhas escuras...tens de adivinhar...se as unhas estiverem já mesmo compridas, mais vale cortares um bocadinho pequenino só de cada vez e cortares mais vezes. Quanto mais vezes forem cortadas (por exemplo, uma vez por mês) mais a zona com sangue retrocede na unha e fica mais fácil cortar. Se se deixar a unha crescer demasiado sem cortar a zona com sangue vai avançando na unha e fica mais difícil cortar.
A informação está toda neste site (em inglês):
http://www.guinealynx.com/nails.html
Vê pelos desenhos no fim da página, tens de cortar na parte branca, percebes?
Vou ser sincera, eu já cortei umas duas vezes aos meus e com corta unhas humano mesmo (um grande) mas desisti, é sempre um drama e tenho medo de acertar na zona que não devo por isso levo-os ao veterinário quando as unhas estão grandes para cortá-las
beijinhos