1 amiguinho peludo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sandramag
Membro
Registado: domingo abr 18, 2004 1:21 pm
Localização: 1 cão, 1 rã albina, vários peixes e vários bichos páu e 1 periquito.

terça mai 10, 2005 3:05 pm

Gostava de oferecer aos meus filhos um amiguinho peludo. Não temos tempo para ter um cão, por isso pensamos oferecer-lhes um animal diferente.
Estive a ler sobre furões mas desaconselham oferece-los a crianças, por causa dos seus dentinhos e das suas unhas afiadas.
Qual o melhor animal para oferecer a crianças de 7 anos?
Um Porquinho da India? Uma chinchila?
Qual a idade ideal para adoptar estes animais?
Kalikas
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 12:22 am
Tomás (labrador x husky)

terça mai 10, 2005 3:26 pm

Boa tarde!!!
Eu não tenho muita experiência com chinchilas, mas uma prima minha já teve uma porquinha da india que era muito amorosa, simpática e divertida.
Como já referi anteriormente, eu não tenho muita experiência mas aconselhava a comprar um porquinho da india, pois sao muito dóceis.
boa sorte e qual for a sua escolha será sempre certa, e espere por mais respostas, porque pode vir alguem com muita experiência e dar-lhe melhores conselhos.

beijinhos... :D
<p>"Os animais s&atilde;o pessoas, como n&oacute;s somos animais" (<u>Teixeira de Pascoaes</u>).</p>
<p>&nbsp;</p>
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

terça mai 10, 2005 3:46 pm

Se não tem muito tempo disponivel então para uma criança de 7 anos talvez (na minha modesta opinião) seja melhor os porquinhos da india, mas não convém obter só um, pelo menos dois para que não se sinta sózinho, são meigos e brincalhões.
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça mai 10, 2005 6:19 pm

Sim, os porquinhos-da-índia são grandinhos e não muito activos, por isso bons para crianças. Eu não acredito muito em idade ideal, para mim depende da maturidade da criança, veja se a criança tem maturidade para ter um animal, se é uma criança responsável que respeita os animais, que percebe que não os pode estar sempre a chatear porque eles podem se fartar e atacar, se a criança gosta de animais e sabe cuidar deles.

Existe um texto sobre os porquinhos-da-índia e crianças (que se aplica a todos os animais) que a aconselho a ler:
http://www.freewebs.com/cavy_porquinho- ... uinhos.htm

Se não tem muito tempo e mesmo que tenha, é sempre aconselhável ter 2 porquinhos do mesmo sexo juntos, porque eles são mais felizes com outro amigo da mesma espécie e o trabalho que dá é o mesmo.

Tente informar-se primeiro sobre cada um dos animais, para saber o que é necessário para cuidar deles, o tempo que precisam, os custos de manutenção, cuidados de saúde, etc. Por exemplo manter porquinhos custa-me a mim uma média de 70 ou 80 euros por mês (para 3 porquinhos), é necessário um custo adicional no início para comprar uma gaiola grande e todos os acessórios necessários (isso também não é muito barato), eles para além da ração própria precisam de 2 refeições diárias de vegetais (o que implica ter de ter algum tempo para isso), ver se costuma ir de férias o que fará a eles nessa altura, perceber que ainda não existem muitos veterinários que saibam tratar exóticos, por isso é melhor se informar primeiro se teria um veterinário onde ir com um porquinho se precisasse, etc.

Sobre porquinhos existem alguns sites que a podem ajudar:
http://www.freewebs.com/cavy_porquinho- ... /index.htm
http://porkinhos.blogspot.com/
http://porquinhos.no.sapo.pt/
http://www.clik.to/os3porquinhos

Um furão realmente não é o mais aconselhável para uma criança e um furão precisa de tempo livre, como um gato ou um cão. Um porquinho vive feliz na sua gaiola (se for grande o suficiente para ele fazer o exercício necessário) desde que lhe dêem de papar e de beber
:p Mas atenção que qualquer animal morde se chateado, não é só o furão.

Um coelho também me parece apropriado para uma criança, e não é necessário ter dois, também é necessário ensinar a criança a lidar com ele. A Chinchila não sei o suficiente para aconselhar ou não. Um hamster sírio (dos maiores) também pode ser bom, embora mais difícil de pegar, tem de ser habituado com cuidado, mas não dá trabalho nenhum e só exige alguma atenção quando chegar a casa à noite.

Diga aqui quais os animais que gostaria de saber mais que nós arranjamos sites para ir ver

Boa sorte! ;)

beijinhos grandes!!!
PandR
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 3:51 pm

quarta mai 11, 2005 3:58 pm

Qto a mim acho os coelhos um óptimo animal de estimação, não precisam de ir à rua como um cão mas comportam-se como tal. Só quem tem ou quem já teve coelhos sabe ver o quanto eles são inteligentes e espertos... Se forem tratados com muito carinho são o melhor para as crianças.
È a minha modesta opinião...

Depois da escolha há muitos sites onde procurar informação.
Claro que a questão do veterinário tem de ser sempre tida em conta independentemento do animal escolhido.

Boa sorte.
Spunki
Membro Veterano
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

quarta mai 11, 2005 4:53 pm

Eu tb sou a favor d um porquinho, para além das chinchilas serem tb mt amorosas, mas para crianças n tou ver.
Não é por mal, mas tem k ser pegadas com cuidado e tratadas tb.

jinhs
<p>Thor's Hams</p>
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta mai 11, 2005 5:22 pm

A Sandra chamou a atenção para um detalhe importante e para o qual eu recomendo vivamente que pondere: para a maior parte dos animais, a interacção com crianças deve ser sempre supervisionada!
Não só pela segurança das crianças como do próprio animal.

Ela também já o fez mas eu repito a recomendação de se informar previamente. Visite algumas casas de animais e faça todas as perguntas que tem em cada uma delas. Há casas mais responsáveis que outras onde não tem medo de perder uma venda se acharem que aquele animal não é o melhor para o cenário que apresenta.
E por último, visitar sites e ler tópicos em fóruns é óptimo mas não há nada como por todos os sentidos à prova =)
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta mai 11, 2005 9:08 pm

Bem, eu tenho esses animais todos e os que a minha filha gosta mais são os porquinhos da Índia. Mas é preciso ter muita atenção senão partem-lhes a coluna em menos de nada!
Os coelhos também tem a nossa simpatia mas não dão muita confiança aos pekenitos, fogem e têm aquelas patonas q magoam a sério!
As chinchilas nem os deixam aproximar, tá visto q n são boa opção!
D&atilde;o-se gerbos da Mong&oacute;lia. lilases, siameses...
Responder

Voltar para “Exóticos”