OLá
O meu nome é Isabel e sou nova aqui no fórum
Tenho um casal de chinchilas (o Bob e a Bety), o Bob é um macho heterozigotico e nasceu em 5 de Outubro, a Bety é cinza standard e é 2 meses mais nova.
Adoro o Bob, ele é mais velho aqui em casa e é afectuoso e meigo, é também mais gorducho e menos ágil que a bety mas infelizmente estou com um problema com ele que detectei o fds passado e não sei se é grave ou não...
O bob está a perder pelo na zona do pescoço e eu não sei se é algum fungo que apanhou, se bem que eu meto um fungicida na areia do banho ou se é devido a outra razão que é a seguinte...
Eles estão numa gaiola que tem bastante altura, por isso para ganharem mais espaço coloquei 2 prateleiras em madeira para eles se poderem deslocar e saltar de um lado para o outro. A questão é que os 2 têm a mania de subir pelas grades roçando-se pela prateleira de madeira (que já está roida e por isso não está lisa mas sim bastante áspera), só que enquanto que a bety é ágil, mais pequena e passa bem, o Bob como é bastante rechonchudo praticamente não cabe, o que não o impede de ir para ali e muito menos forçar a passar...
Agora qual será a causa para a queda de pelo? E independentemente do que seja, será que o pelo volta a nascer? é que tem lá zonas em que se vê a pele rosadinha e só em algumas é que se vê pelo novo a nascer mas mais importante que tudo... que é que eu faço? Ainda por cima vou 2 semanas para fora!!!!!!!!!!
Será que alguém me pode ajudar ou aconselhar?
Isabel
Ajuda - chinchilas
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Isabel eu não sou perita, mas quando tinha Chins, o meu macho apanhou fungos, e coçava-se muito, se o seu não se coça nessa zona , não existem feridas ou vermilhão na pele, vamos pensar que é a dita prateleira que está a estragar o casaquito dele. há que mudar, o pelo só poderá crescer se deixar de roçar na prateleira.
Se ele se coça, isso já é pior, aí não posso ajudar porque na altura do meu e já lá vão 4 anos, o Sr. José, (Presidente Fundador do clube da chinchila em Portugal) deu-me um comprimido que foi partido em "mil" bocadinhos, e em 2 semanas estava curado e até ficou em 3ª lugar dos jovens machos homozigóticos (acho que é assim que se escreve)
Mas ele costuma frequentar aqui o forum com o Nik "bichos do mato"
Se ele se coça, isso já é pior, aí não posso ajudar porque na altura do meu e já lá vão 4 anos, o Sr. José, (Presidente Fundador do clube da chinchila em Portugal) deu-me um comprimido que foi partido em "mil" bocadinhos, e em 2 semanas estava curado e até ficou em 3ª lugar dos jovens machos homozigóticos (acho que é assim que se escreve)

Mas ele costuma frequentar aqui o forum com o Nik "bichos do mato"
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Olá
Pois é, outra das perguntas que eu queria fazer era qual o site do clube das chinchilas, só há 3 dias fiquei a saber da sua existência e não tenho conseguido aceder ao site.
Quanto ao Bob, já mudei a prateleira há uns dias, não noto que ele se ande a coçar e a pele dele é rozadinha, sem sinais de vermelhidão nem feridas ou outra coisa qualquer, apenas é rosadinha mas só em alguns sitios noto que está a crescer pelo... talvez ainda seja cedo para crescer em todo o lado.
Também vi aí um tópico em que falavam de um veterinário de animais exóticos na universidade veterinária de Lx... será que eu devia tentar ir? Nunca precisei de ir a um veterinário antes
Isabel
Pois é, outra das perguntas que eu queria fazer era qual o site do clube das chinchilas, só há 3 dias fiquei a saber da sua existência e não tenho conseguido aceder ao site.
Quanto ao Bob, já mudei a prateleira há uns dias, não noto que ele se ande a coçar e a pele dele é rozadinha, sem sinais de vermelhidão nem feridas ou outra coisa qualquer, apenas é rosadinha mas só em alguns sitios noto que está a crescer pelo... talvez ainda seja cedo para crescer em todo o lado.
Também vi aí um tópico em que falavam de um veterinário de animais exóticos na universidade veterinária de Lx... será que eu devia tentar ir? Nunca precisei de ir a um veterinário antes

Isabel
-
- Membro Júnior
Olá
Isabel

Isabel
-
- Membro
- Registado: terça out 26, 2004 1:49 pm
- Localização: 4 porquinhos da india e 1 canário gloster e 1 chinchila
Está aqui um site para estudares que é originário do clube das chinchilas
http://www.chinchila.org/apostilas.php
Carla Franco
http://www.chinchila.org/apostilas.php
Carla Franco
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta ago 11, 2005 5:20 pm
- Contacto:
Se o pelo estiver parecendo q foi tosado, ou algo assim.. é mais provavel que seja tricofagia...
Agora, se for queda mesmo, falha e o couro estiver aparecendo, pode ser fungos!!!!
Queda de pelo em chinchilas não é normal... Pode ser por falta de vitamina...
Eu dou aos meus, não sei se ai em Portugal tem, Hemolitan Pet na agua... A pelagem melhorou mto, esta bem mais bonita!!!
Bjos
Agora, se for queda mesmo, falha e o couro estiver aparecendo, pode ser fungos!!!!
Queda de pelo em chinchilas não é normal... Pode ser por falta de vitamina...
Eu dou aos meus, não sei se ai em Portugal tem, Hemolitan Pet na agua... A pelagem melhorou mto, esta bem mais bonita!!!
Bjos
-
- Membro Júnior
Não, é mesmo pela raiz, de qualquer maneira a pele não apresenta feridas e não o vejo coçar-se, há alguns sitios onde o pelo está a crescer de novo mas outros ainda não.
Esse produto não conheço, não sei se há cá.
Mas espero que seja mesmo apenas uma queda de pelo e sem consequencias porque não sei se consigo tempo para o levar a um veterinario antes de ir de ferias
Esse produto não conheço, não sei se há cá.
Mas espero que seja mesmo apenas uma queda de pelo e sem consequencias porque não sei se consigo tempo para o levar a um veterinario antes de ir de ferias

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
- Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes
Eu ia, pelo sim pelo não, ao vet da Faculdade de Veterinária, não é muito caro e sempre fazias um check-up aos bichinhos.
A tricofagia é o acto de comer os pêlos, do próprio ou de outras chinchilas da gaiola. Pode ser falta de minerais ou um mau vício.
Uma pedra para roer e uma vitaminas na água podem ajudar.
Se tiver fungos tem q ter um tratamento.
Experimenta colocar mais anti-fungos na areia e dar o banho de areia vários dias seguidos a ver se melhoram.
A tricofagia é o acto de comer os pêlos, do próprio ou de outras chinchilas da gaiola. Pode ser falta de minerais ou um mau vício.
Uma pedra para roer e uma vitaminas na água podem ajudar.
Se tiver fungos tem q ter um tratamento.
Experimenta colocar mais anti-fungos na areia e dar o banho de areia vários dias seguidos a ver se melhoram.
-
- Membro Júnior
Pois é... pior não me parece
Vou deixá-lo com o meu namorado e ele vai ver, se for preciso vai com ele ao vet no sábado (deram-me a morada de um de exoticos em cascais que dá consultas ao sab, ele não pode noutro dia)
Estou convencida que não é tricofagia... não parece ter nada aspecto disso... na zona que é não podia ser ele próprio (é mesmo por trás do pescoço... lombo?!?) e a bety não me parece que seja também, além de que, passados tantos meses era estranho só ter começado agora
Pedra de cálcio nunca lhes falta na gaiola e coisas para roerem também não... até conseguiram fazer um buraco na gaiola anterior e fugir!!!!
Quanto a fungicida ponho sempre no banho a quantidade que me recomendaram, a unica coisa que poderá ser era eu não ter mudado a areia do banho tantas vezes quantas as necessários ou não lhes dar tantos banhos como os que eles necessitam... de qualquer maneira também já corrigi isso, agora é praticamente todos os dias!
Vou deixá-lo com o meu namorado e ele vai ver, se for preciso vai com ele ao vet no sábado (deram-me a morada de um de exoticos em cascais que dá consultas ao sab, ele não pode noutro dia)
Estou convencida que não é tricofagia... não parece ter nada aspecto disso... na zona que é não podia ser ele próprio (é mesmo por trás do pescoço... lombo?!?) e a bety não me parece que seja também, além de que, passados tantos meses era estranho só ter começado agora
Pedra de cálcio nunca lhes falta na gaiola e coisas para roerem também não... até conseguiram fazer um buraco na gaiola anterior e fugir!!!!
Quanto a fungicida ponho sempre no banho a quantidade que me recomendaram, a unica coisa que poderá ser era eu não ter mudado a areia do banho tantas vezes quantas as necessários ou não lhes dar tantos banhos como os que eles necessitam... de qualquer maneira também já corrigi isso, agora é praticamente todos os dias!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Olá
Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa em Monsanto.
Dra Sandra de Jesus. ( no hospital escolar as consultas não são mais baratas, os preços são equivalentes).
Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa em Monsanto.
Dra Sandra de Jesus. ( no hospital escolar as consultas não são mais baratas, os preços são equivalentes).