alimentação de coelha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
kapito
Membro Júnior
Registado: quarta dez 01, 2004 12:33 am

terça ago 23, 2005 11:36 am

olá.
comprei ontem uma coelha anã (ker dizer, ela n deve ser lá mto anã, alias, era a maior da montra mas como foi a k m chamou mais a atenção...) e tenho algumas duvidas em relação á alimentação:

doses de alimento
tipos d legumes k posso dar e frequência
etc

se alguem m puder dar umas dicas, thanks!

abraço
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça ago 23, 2005 11:44 am

Claro que não lhe passou pela cabecinha informar-se de uma coisa tão básica como a alimentação ANTES de comprar o pobre animal... Nem sequer na loja...
x0269620
Membro
Registado: segunda mar 18, 2002 9:18 am

terça ago 23, 2005 11:54 am

ok ok, ele fez mal em não se ter informado minimamente, mas sempre que aparece alguém a pedir ajuda o senhor tem de vir logo com uma pedra em cada mão?
kapito
Membro Júnior

terça ago 23, 2005 12:06 pm

ok
Última edição por kapito em sexta jan 20, 2006 11:36 pm, editado 4 vezes no total.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 23, 2005 12:16 pm

Bem, pena é que não ensinem português. Já agora, que o jovem sentiu vontade de abanar os supostos futuros pergaminhos, já que ainda não passa de um estudante e não de um suposto biólogo, não tem vergonha de não saber o que um coelho come ? E de ser tão criançola que nem uma coisa básica como o do que um coelho como se informa ao ponto de ser confundido com uma criança ?

X não sei quantas, e você não se sente mal comomadre teresadefender irresponsáveis? Também lhe pergunto, não sabe fazer mais do que isto ?

Basta ver pelas anteriorres intervenções do kapito que não é a primeira vez que ele compra sem saber nada do animal...e graças a pessoas como você que he dão força nãos erá a última...
kapito
Membro Júnior

terça ago 23, 2005 12:24 pm

pa, plo k ja vi nas tuas outras mensagens n andas aki c nenhuma utilidade p isso n vale a pena dizer nada.

nunca tive um coelho, se ja tiveste, bom proveito.

enganado andas tu k te deves achar o maximo p andares aki a insultar toda a gente.

ps:p muito bons k sejma os profes d biologia, nc nenhum me disse nas aulas e duvido k algum o venha a dizer se um coelho anão come uma cenoura inteira por dia, etc etc etc
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 23, 2005 12:28 pm

Alterar a mensagem em que fingia ser estudante universitário de Biologia e que sabia mais do que todos nós só mostra que na verdade é um miúdo armado aos cucos. Nada de mal em ser miúdo mas em sr mentiroso para dizer barbaridades já cai muito mal...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 23, 2005 12:30 pm

kapito Escreveu: vascov

se n percebes nada sobre o assunto ou n keres ajudar n te metas onde n foste chamado. Eu tenho kuase o curso de biologia porisso sei mais ke tu sobre isto d certeza.
aliás, se tiveres a capacidade de perceber português, eu n disse k n sabia nada, apenas k tinha algumas duvidas.

ainda bem k na zona onde vives os funcionarios das lojas d animais percebem de tudo...

ja agora, pk é k n tentas arranjar outra ocupação mais produtiva ja k, pelos vistos, aki n serves pa nada?
Última edição por VascoV em terça ago 23, 2005 12:31 pm, editado 1 vez no total.
kapito
Membro Júnior

terça ago 23, 2005 12:30 pm

nerd, mudei a msg pk a tinha escrito p impulso...

n gosto d m armar...como tu
Witch
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 8:52 am

terça ago 23, 2005 5:28 pm

Olá Kapito.
Respondendo às tuas questões!
:)
O meu coelho come ração que compro, numa loja de animais muito "tradicional", ao kg. Também adora tostas, couve (cenoura, nem lhe toca... aliás, conheço mais coelhos que não gostam de cenoura!) e feno.
Se lhe quiseres dar couve, tenta dá-la seca e nunca lhe dês muita, porque depois os intestinos dela... já se sabe!
Quanto às quantidades, bom, arranjas uma tigelinha - existem algumas próprias, mas se não tiveres, uma daquelas de sopa ou sobremesa, pequenas - e enches. Depois vais vendo se ela come tudo até não poder mais, ou se só come quando tem fome.
O meu, por exemplo, vai comer quando lhe apetece. Uma tigela cheia dura cerca de dois a três dias.
Nota: às vezes vario a razão, porque ele farta-se. O que é normal... Afinal de contas, nós não gostamos de comer o mesmo todos os dias, não é?
:)
Felicidades para a coelhinha!
Adriana
kapito
Membro Júnior

terça ago 23, 2005 6:03 pm

obrigado ;)

por muita peskisa e por muito k tenha lido queria a opinião de alguem mais experiente k eu no assunto.
um abraço
Nikax
Registado: terça jul 19, 2005 5:25 pm

sexta ago 26, 2005 1:16 am

a minha irma kd me deu a coelha ofereceu.m um livro k ela andou a peskixar na net.. foi um livro feito por ela..
Brenna
Registado: sexta ago 26, 2005 12:26 am

sexta ago 26, 2005 1:48 pm

Não querendo de forma alguma contradizer a Witch, gostaria de dar também a minha "achega" neste tema. :)

Estou longe de ser uma expert em coelhos anões, já que tive o meu primeiro coelhito há 4 meses atrás, tendo ele agora 7 mesitos, e há 2 semanas recebi uma nova inquilina, uma lion-head ainda bébézita D
Como estou completamente apaixonada por este bixinhos, e porque eles me dão tanto, e eu acho que também lhes devo dar o melhor, tenho pesquisado o máximo possível acerca dos seus hábitos, comportamentos, necessidades, etc.
Gostaria então de partilhar a informação que recolhi acerca da sua alimentação, baseada em pesquisas na net, fóruns, livros e conselhos dados pelo vet dos meus coelhitos (especializado em exóticos) e também os vendedores das lojas de animais que frequentei.
Há que ter sempre em atenção que se encontram com frequência opiniões contraditórias, daí o meu "apanhado" se basear nas informações que mantiveram um maior nível de coerência ao longo dos vários elementos que pesquisei, sobretudo na observação directa dos meus coelhinhos.

:arrow: Muito importante: o aparelho digestivo dos coelhos é muito sensível, ter smp em atenção as suas fezes para, no caso de terem diarreia, tentar perceber o que a pode ter causado, já q estas podem ser muito perigosas para eles.

:arrow: Ração: de preferência deve ser comprada numa loja de confiança, onde lhe indiquem o valor nutritivo das diferentes rações, de modo a escolher a mais indicada para o seu coelho (caso seja um coelho q passe a maior parte do tempo fechado na gaiola, e tenha tendência a engordar, não devrá comer a ração mais rica, já se for um coelhito muito enérgico deverá optar por essa ração). Não se deve mudar de ração de um momento para o outro, pode provocar diarreia! De preferência manter sempre a mesma, ou caso se verifique necessidade de mudar, fazê-lo gradualmente, misturando com a anterior. E ter em atenção que existe uma ração especial para coelhinhos muito jovens!

:arrow: verduras: não devem ser inseridas na alimentação dos coelhitos muito jovens, apenas a partir dos 3/4 meses devemos começar a da-las aos nossos amiguitos, e sempre de forma muito gradual. Começar por exemplo por dar um raminho de salsa, e na semana a seguir uma rodela de cenoura, etc. Tendo atenção às fezes, para verificar se lhes provoca diarreia, se não provocar pode-se começar a dar cada vez mais regularmente, sem cair no exagero, claro! Não se deve dar alimentos saídos directamente do frigorífico ou húmidos, nem alimentos congelados ou já velhos.

:arrow: Feno: o feno deve estar sempre disponível para eles, e de preferência ser verdinho e aromático (é o mais rico e saudável para eles).

:arrow: Água: também sempre disponível, e mudada pelo menos uma vez por dia. Mas nunca demasiado fresca (do frigorífico!!).

Peço desculpa pelo testamento, mas penso que é importante partilhar as informações que temos com os novos donos de coelhinhos, para eles não cometerem erros desnecessários... penso que é para isso mesmo que existem estes fóruns. :roll: :)

kapito, disponha sempre que precisar...tenho muito gosto em partilhar o pouco que já vou sadbendo. ;)

^*^
kapito
Membro Júnior

terça ago 30, 2005 10:00 pm

obrigadão :)
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

terça set 20, 2005 9:44 pm

Olá!!

Este é o melhor site para coelhos que já vi, tem lá de tudo. Tens é de ter paciencia para ler em inglês.

http://www.rabbit.org/

PS: Não te esqueças de que deves vacinar o coelho de 6 em 6 meses contra a Mixomatose e de ano a ano contra a Doença Hemorragica Virica.
E deves desparasita-lo de 6 em 6 meses (sempre no veterinario).

Boa Sorte!
Responder

Voltar para “Exóticos”