chá

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

segunda out 03, 2005 12:51 am

Boa noite eu tenho uma duvida um pouco estranha....
Será que o chá faz mal aos porquinhos?
É que todos os dias depois de jantar eu bebo um chá e enquanto isso o meu moloko anda pelo atelier a solta e já não é a primeira vez que ele me rouba o chá!!
Ás vezes eu não reparo logo que ele pos o copo ao chão e quando reparo ele esta deliciado a bebe-lo, já pensei em dar-lhe um bocado no bebedoro dele mas não sei se lhe fara mal...
será que posso ou não?!?!?!
se alguem me poder dar uma opinião agradecia...
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda out 03, 2005 5:32 pm

Sinceramente não sei.

Há vários tipos de chá e infusões.

Por principio, não damos nenhum alimento estranho, até porque não se deve humanizar a alimentação deles. Deve-se seguir sempre o padrão de alimentação, penso eu. Eles não têm problemas em comer sempre do mesmo, enquanto eu se calhar tenho problemas se estiver sempre a repetir o mesmo prato.

Mas se alguem souber algo sobre chá está convidado a dissertar.

Cumprimentos,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

segunda out 03, 2005 8:56 pm

Se for chá verdadeiro não se pode dar pois contém um estimulante como a cafeína e o animal até pode ter um ataque cardiaco...se for infusão de alguma planta como tilia ou algo assim não lhe fará tanto mal mas mesmo assim não aconselhava...
Luiziane
Membro Júnior
Registado: quinta ago 11, 2005 5:20 pm
Contacto:

segunda out 03, 2005 11:39 pm

Chá de camomila eu sei que pode... e chimarrão tb...
E qnt ao resto não sei informar...
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda out 03, 2005 11:57 pm

loriquito Escreveu: Se for chá verdadeiro não se pode dar pois contém um estimulante como a cafeína e o animal até pode ter um ataque cardiaco...se for infusão de alguma planta como tilia ou algo assim não lhe fará tanto mal mas mesmo assim não aconselhava...

Chá verdadeiro???? eu penso que se está a referir ao chá preto ;) e é de facto um estimulante porque contém taína (a mesma substância existente no café - "cafeína").

MouTil que tipo de chá bebe????

Defacto o Loriquito tem alguma razão pode existir alguns perigos nos chás. O chá preto por exemplo é mto utilizado como base para compor outros chás com aromas por exemplo a frutos ou limão (tal tb acontece nos refrigerantes como o IceTea) e mtas vezes sem nos apercebermos consumimos a teína "escondida", há que estar atento.

O chá verde é outro que mesmo sendo "natural" contém a capacidade de fazer subir a tensão arterial ;)

As infusões de plantas são as mais seguras, como a camomila, Lúcia-lima, hortelã-pimenta, etc. (Refiro-me mesmo às as suas folhas, não aos típicos saquinhos de chás que contéem aditivos e outras misturas)

Por vezes os chás são utilizados com os animais numa indisposição ou como método homeopático, mesmo mto diluídos, eles até nem costumam gostar mto.

O que eu pensei logo foi que ele talvez se sinta atraído é pelo sabor doce do chá, MouTil adoça o seu chá???? Talvez seja apenas goludice!! :roll:
eu tenho uma cadela que gosta se tiver açucar ;)

Mas não há nada como se aconselhar com um vet :D
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

quinta out 06, 2005 1:05 pm

Desde já obrigado pelas respostas :D
Digamos que eu apreciso muito o chá e como tal todo o chá que consumo é natural ouseja nada de saquetas e também não gosto muito de chá preto por causa da cafeina e em geral o chá que tomo é branco, verde ou vermelho qualquer um sem açucar...por isso é que pos a questão,de todos os porquinhos que já tive este é o unico que faz isto,ele já aprendeu que não pode beber porque eu fico chateada com ele e ultimamente fica só por perto do copo mas não o põem ao chão mas fico com um focinho do mais ogado possivel...
E o engraçadp é que ele só quer do chá branco não sei porque!!! e tem de estar quente porque se não ele não liga...de todos os tipos de chá o branco é o mais leve e por isso pensei que poderia dar-lhe mas acho que ele vai continuar com aquele ar porque estou a ver que não lhe faria muito bem...ele agora esta sozinho porque todas as meninas que lhe comprei acabavam por morrer e então decidi não comprarf mais nenhuma por enquanto e ele já está a mais de um mês sem companhia mas eu passo a maior parte do meu dia no atelier com ele, quase parece um cão acho que ele deve pensar que eu sou uma porquinha gigante acho que ele reage assim porque aqui o chá é regra e ele está de tal maneira acustumado a nos e aos nossos habitos que tb quer fazer parte deles...
de qualquer maneira obrigado por tudo...
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

sábado out 08, 2005 4:10 pm

Um dos meus coelhos também adora chá!!!

O meu veterinario disse que os únicos que não lhes fazem mal são os de camomila, tilia, funcho e chá verde. Sempre SEM açucar claro!

O meu coelho que gosta de chá teve uma fase que não lhe apetecia beber água e eu pensei em por chá no bebedouro. Ele bebeu todo contente, mas o veterinário disse-me para lhe dar com moderação.

Ao meu porco da india só costumo dar chá verde quando ele tá constipado ou com diarreia e ajuda bastante :)
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

sábado out 08, 2005 4:10 pm

Um dos meus coelhos também adora chá!!!

O meu veterinario disse que os únicos que não lhes fazem mal são os de camomila, tilia, funcho e chá verde. Sempre SEM açucar claro!

O meu coelho que gosta de chá teve uma fase que não lhe apetecia beber água e eu pensei em por chá no bebedouro. Ele bebeu todo contente, mas o veterinário disse-me para lhe dar com moderação.

Ao meu porco da india só costumo dar chá verde quando ele tá constipado ou com diarreia e ajuda bastante :)
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda out 10, 2005 10:47 am

Pois,

Se o veterinário disse está dito. Também me parece que se alguma vez se der, infusões dessas plantas sem açuçar podem ser melhores. Nada de chá preto e outros tipos de chás que já vêm em saquetas com misturas.

Eu gosto de chá doce, por isso ponho sempre açucar, bebidas amargas não é o meu tipo. Por isso nada do meu chá para os porquinhos.

Aliás nos roedores o açucar é algo que se deve evitar dar. É preferivel dar mais vegetais e legumes que contenham vitamina C no caso dos porquinhos do que dar muita fruta dado o açucar que esta contém.

Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”