Castrar um coelho anão?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
kittiek
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 3:40 pm

sábado mar 09, 2002 11:13 am

Será que posso castrar o meu coelho? Conheço pessoas que já o fizeram o dizem q n em problemas mas estou um bocado renitente.... o que é certo é que me dava imenso jeito uma vez que tenho 3 coelhas e um coelho e este anda sempre doido - morde, raspa no chão, qd vem para o nosso colo roe-nos as camisolas, está sempre a bater com as patas no chão ainda qd n há nada q o possa ameaçar, emite constantemente ums ronronares estranhos, até mesmo dentro da gaiola, ou seja, está IMPOSSÍVEL! Antes de termos as coelhas nunca se comportou desta forma por isso penso que o problema seja a presença delas. Daí que tenha pensado em mandar castrá-lo mas tb n quero q nada de mal lhe aconteça, nem q sofra, nem q fique apático, por isso gostava de saber a vossa opinião :)

Confesso que, relativamente aos gatos, tb me custa pensar nisso mas, uma vez que tantas pessoas mandam castrá-los e n lhes acontece nada é pq n´deve haver problema... Já qto aos coelhos..... :?
flaxodude
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 10:49 pm

sexta mar 15, 2002 7:30 pm

OLÁ..nunca tinha ouvido falar da castração de coelhos mas se existe é pq não deve fazer muito mal, experimente pedir a opinião de um profissional :)
jÁ AGORA, tb tenho uma coelhinha que por sinal teve filhotes á pouco tempo, ou seja, ela esteve junta com um coelho aqui na minha casa uma tarde inteira e deu no que deu. o pior é que eu só soube da facilidade que os coelhos tem em engravidar dps disso... mas não há problema, estou a adorar ver os pequenotes a crescer...
Mas eu gostava de saber o seguinte, pode se ter mais do que um coelho adulto na mesma gaiola?? posso ficar com um dos filhos da minha coelha e po lo junto da mãe já que a gaiola é enorme? de preferencia uma fèmea certo?..que é para não haver mais Festa :D
Como é que isso funciona? se me puder dizer agradecia
obrigado
kittiek
Membro Júnior

sexta mar 15, 2002 7:41 pm

Eu tb tenho coelhinhos pequeninos agora mas vou ficar com ekles...são 2 fêmeas por isso vão ficar com a mãe na gaiola, por sinal é bastante grande! :))
Acho que podes tb ficar com as crias desde que sejam fêmeas...eu tenho um macho e montes de problemas por ele estar sempre a ver a fêmeas por isso ... é um conselho q te dou :)
Mas se tiveres um macho podes sempre ficar com ele...convém é q n o juntes com uma fêmea! :D
flaxodude
Membro

sexta mar 15, 2002 7:51 pm

tenho um macho ca em casa mas n é meu!!..e além disso está noutra gaiola! a mim nasceram me 5 crias..mas nao cnsg ver se são femeas ou machos. tenho de esperar um pouco ainda.
e não posso ficar c todos eles..estou a pensar ficar com uma fémea e os outros ja tenho donos para eles..
:p
os coelhos são animais de estimação perfeitos! é pena que o xixi deles cheire tão mal!!
kittiek
Membro Júnior

sábado mar 16, 2002 12:39 am

se achas q os dos coelhos cheira mal é pq talvez nunca tenhas tido um cão!!!! Além disso os meus têm uma liteira para as necessidades como as dos gatos, com areia absorvente que neutraliza os odores... são uma maravilha! n precisam de banho e são mto asseadinhos :D
flaxodude
Membro

domingo mar 17, 2002 1:30 pm

he he..eu disse que cheiravam mal mas nem sequer comparei c outros animais. os cães são bem piores mas n fazem em casa usualmente certo?
a minha coelha está no meu quarto dentro da gaiola e tb tem liter absorvente no fundo mas isso não impede que se sinta o cheiro por vezes.
ainda por cima nao posso mecher muito na gaiola para mudar a areia ou coisa do estilo pq estão lá os filhotes e ela nao gosta muito que aspessoas la mexam..
enfim, vou tirando as partes que tem chichi !

mas é verdade, os coelhos são bem porreiros!...nao mordem, comem a mão, são comicos a andar, e sao muito queridos mesmo!
gambit
Membro Júnior
Registado: terça dez 11, 2001 11:41 pm

segunda mar 18, 2002 4:23 pm

É um crime contra a natureza castrar os bichos. :cry:
funnybunny
Membro Júnior
Registado: quarta fev 27, 2002 9:04 am

sexta abr 05, 2002 1:41 pm

[quote=gambit]
É um crime contra a natureza castrar os bichos. :cry:
[/quote]
Sabes, eu tive que castrar os meus 2 coelhos por vários motivos: a questão do território, o urinarem por toda a casa,(e em mim inclusivé!! a agressividade ... Custou-me muito fazer isso, muito mesmo, mas não me arrependo, e aconselho a toda a gente que tenha coelhos a fazerem o mesmo: tornam-se mais dóceis, mais sociaveis e até é muito melhor para eles, porque em muito melhora a sua qualidade de vida.
Agora, é também muito importante que o façam num veterinário que conheça bem os coelhos, como é obvio.
Tchau e fikem bem!!! ;)
kittiek
Membro Júnior

sexta abr 05, 2002 5:54 pm

Ainda bem que há alguém que me compreende....
É que tenho dois coelhos e duas coelhas e é sempre um problema pq tenho de os soltar em 3 turnos diferentes, já que os 2 coelhos juntos brigam e mordem-se um ao outro e as coelhas não podem estar com os coelhos por razões óbvias.... além disso, cada vez que solto um dos machos, o outro vem a seguir desmarcar o território que o outro já tinha marcado.... por isso é sempre urina espalhada e fezes tb.... é um problemão cada vez que se soltam.... e como sou contra ter animais fechados em gaiolas acho que a melhor solução seria castrar os dois machos e deixá-los todos andar à solta numa varanda fechada que tenho. Mas tb ninguém percebe alguns veterinários.... fui com um dos coelhos ao veterinário para ser vacinado e aproveitei para saber a opinião dele (como me havia sugerido o Flaxodude) sobre este assunto. Respostas:
"Nunca ouvi falar em castração de coelhos anões." Mas logo depois: "Mas isso funciona nos gatos mas não nos coelhos!"
Eu pergunto.... como é que uma pessoa nunca ouviu falar em coelhos anões castrados e logo depois afirma que não resulta.... se ele nunca ouviu falar, tb nunca viu; se nunca viu nenhum como é que sabe que não resulta?!..... sinceramente não percebo!
Já agora aproveito para perguntar à/ao Funny Bunny (ou a alguém que saiba) se me pode aconselhar algum veterinário que já tenha feito este tipo de operação e o custo aproximado, se fosse possível
:)
Obrigado!
kittiek
Membro Júnior

sexta abr 05, 2002 6:01 pm

A propósito.... Este é o n.º 4 da lista da filosofia da House Rabbit Society (http://www.rabbit.org/translations/port ... sophy.html)

4. É do melhor interesse dos coelhos domésticos serem castrados, viver em habitações humanas com supervisão e protecção e, quando doentes, serem tratados por veterinários
funnybunny
Membro Júnior
Registado: quarta fev 27, 2002 9:04 am

segunda abr 08, 2002 11:02 am

olá kittiekat!
Olha, os meus coelhinhos foram castrados por um amigo meu , que é veterinário, e o processo foi este: Dá-se a anestesia geral, que não pode ser demasiada (eles lá sabem as doses...), e quando eles estiverem já sonolentes faz-se uma incisão na pele que cobre os testículos a fim de retirá-los. Custa um bocado porque os coelhos não estão totaçlmente adormecidos e por vezes podem sentir. O processo de castração dos coelhos é idêntico ao dos gatos. Depois da cirurgia, é conveniente põr o coelhonhoa a descansar num sítio fresco, e fazer com que ele coma um pouco, mesmo que ele não aparente ter fome. Conveneiente é deixá-los em paz, pelo tempo que eles precisarem, e depois ir limpando a area que foi cortada com betadine. Só te poderia aconselhar o meu amigo de Braga, não conheço mais nenhum, porém procura bem na zona onde moras e só com toda a certeza que o vet sabe bem o que faz é que entregas o coelhinho nas mãos dele, ok? às vezes basta um ml a mis de anestesia e o coelhinho morre!
Fika bem, espero ter ajudado! :lol:
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

terça ago 20, 2002 6:01 pm

castrar coelhos? SEMPRE
esterilizar coelhas? SEMPRE

A kittie (aleluia!!!) disse bem, a HouseRabbit Society (HRS), que é a grande voz em termos de conhecimentos e experiência com coelhos aconselha vivamente a fazer. Mais, todos os coelhos que a HRS recolhe (devido ao excesso de população que a criação -intencional ou não- levou) são esterilziados/castrados desde que seja possível fazê-lo (no caso de coelhos com imunidade em baixo, ou com avançada idade é um bocado arriscado, segundo percebi).

Se não conhecerem vets com experiência que façam castração/esterilização, posso tentar encontrar (perguntar ao meu, etc).

Espero que ajude!

Maria

Ps1- o meu Zacarias já tem 7 anos, mas se tivesse há 6 anos o vet que tem agora, sem dúvida que tinha feito! Era mais saudável para ele e deixava de ter o problemas das marcações, das dentadas, etc. Pois, pq ele também o fez, principalmente à minha mãe, que era a intrusa!

Ps2- Kittie, que alívio saber que alguém por aqui também vai à HRS tirar dúvidas!...
mmcoelho
Membro Veterano

terça ago 20, 2002 6:02 pm

castrar coelhos? SEMPRE
esterilizar coelhas? SEMPRE

A kittie (aleluia!!!) disse bem, a HouseRabbit Society (HRS), que é a grande voz em termos de conhecimentos e experiência com coelhos aconselha vivamente a fazer. Mais, todos os coelhos que a HRS recolhe (devido ao excesso de população que a criação -intencional ou não- levou) são esterilziados/castrados desde que seja possível fazê-lo (no caso de coelhos com imunidade em baixo, ou com avançada idade é um bocado arriscado, segundo percebi).

Se não conhecerem vets com experiência que façam castração/esterilização, posso tentar encontrar (perguntar ao meu, etc).

Espero que ajude!

Maria

Ps1- o meu Zacarias já tem 7 anos, mas se tivesse há 6 anos o vet que tem agora, sem dúvida que tinha feito! Era mais saudável para ele e deixava de ter o problemas das marcações, das dentadas, etc. Pois, pq ele também o fez, principalmente à minha mãe, que era a intrusa!

Ps2- Kittie, que alívio saber que alguém por aqui também vai à HRS tirar dúvidas!...
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

quarta ago 21, 2002 3:10 pm

bem os vossos coelhinhos ao pé dos meu são uns auténticos diabinhos.. So me queijo que o Carlitos não me deixe pegar nele ao colo, gosta é de estar a fazer correrias no corredor e a Camila não pode ver uma papelinho que rasga tudo :roll:
Não me acontece nem metade do que voçês dizem, Castrar? bem o meu não faz nada do que os outros coelhos tlz por ser o unico, não marca território, não morde nada ele quer mesmo é um corredor ;) e nem está sempre em cima da femea acho que nem isso fez o máximo que faz é limpa-la..

Como disse castrar acho que não fazia ainda mais depois de ouvir os relatos de alguns.. tb na minha zona(são miguel Açores) não existe vet expecializados.. o veterinário dos meus outros animais só faz as coisas básicas em animais que não conhece bem, como hei-de dizer ele ajuda até ao ponto de saber o que faz mas mais para a frente ele para, olha aí está um vet consciente, muito diferente dos que já ouvi aqui..

Só de pensar que podia acontecer algo aos meus coelhinhps :( buaaa nem pensar ficam como estão.

Sandra
mmcoelho
Membro Veterano

quarta ago 21, 2002 9:52 pm

Pois, Sandra, eu também não csatrei o Zacarias e o Gaspar porque não tinha em quem cinfiar na altura...mas confesso que teria sido melhor para eles, caso houvesse alguém competente que o fizesse...como não havia, eu NEM pensei em "arriscar". Preferi-os doidos do que na "Rainbow Bridge"*

Maria

* Rainbow Bridge é a Ponte do Arco-Íris, para onde os amantes de animais crêem que os seus melhores amigos vão ;-) É uma espécie de Céu/Paraíso, onde todos os animais que tivémos supostamente ficam à nossa espera...
Responder

Voltar para “Exóticos”