Habitante nova em casa... como proceder à sociabilização?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

segunda dez 23, 2002 7:41 pm

olá! :D

Eu comprei ontem um hamster para oferecer no Natal ao meu namorado, mas agora tenho algumas dúvidas como lidar com ele... aliás, ela! Quando fui à loja ia com a ideia de comprar um macho, porque já tive um macho e uma fêmea e gostei realmente mais do macho, pq era muito mais meiguinho, a fêmea mordia-me e nc se deixava ficar quieta. Pelo contrário, o macho (que foi o que tive primeiro, quando só tinha 11 anos), veio muito assustado no início e fartava-se de morder e de arranhar, mas passado alguns tempos deixou de morder mesmo se lhe pusessemos os dedos junto aos dentes, e deixava-se ficar deitadinho a dormir durante muito tempo ao meu colo, enquanto eu lia ou via tv. Era tão querido que nem as necessidades dele fazia cá fora, qd já estava há muito tempo fora da gaoila sem fazer nada agitava-se um bocadinho, eu punha-o lá dentro e ele fazia os cocós e xixs que tinha a fazer e dp voltava p o meu colo... foi incrível que ficasse assim pq nem tive muito a fazer para domesticá-lo, na altura era muito novinha e só sabia brincar com ele... Mas acabei por comprar uma fêmea porque o resto eram todos albinos e, apesar do macho que eu tive ser albino e ser adorável, o meu namorado não gosta muito e optei por lhe comprar a única castanha que havia, apesar de me parecer um pc nervosa... ;as ontem qd chegou a casa desatou aos guinchos só de ouvir a minha voz, então tocar-lhe era impensável, parecia que estava a ter um ataque, até ficava com a respiração completamente acelerada. Dp lá acalmou um bocadinho e pareceu habituar-se à minha voz, mas hoje passei o dia todo fora de de casa e qd cheguei fartou-se de guinchar outra x. Se lhe pego ela faz logo xixi ou cocó, e mesmo não fazendo cheira muito pior do que os meus outros hamsters... acham que irá ficar sp assim, intocável, ou vai habituar-se com o tempo? devo deixá-la primeiro ambientar-se ao ambiente novo e só dp tentar sociabilizar com ela? Agradecia muito que me tirassem estas dúvidas, apesar de estudar veterinária e trabalhar num consultório continuo sem saber muito sobre estes pequenos roedores, pois todos os meus conhecimentos estão virados p os cães e gatos que aparecem habitualmente nas clínicas... :oops:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda dez 23, 2002 8:20 pm

já viu se está grávida?
como deve saber melhor que eu ele procriam com muita facilidade
pos-lhe uma casinha?
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

segunda dez 23, 2002 8:22 pm

Quando eu tive os meus hamsters também eram assim, no entanto, fui habituando-os á minha presença, punha a mão na gaiola e deixava-os cheirar, falava com eles,etc. No entanto, a fêmea era realmente mais difícil de sociabilizar, mas nada que uma goloseima não resolva! ;) começava a dar-lhe fruta. Remédio Santo!! Mas uma coisa! Dava sempre á mão, nunca deixava na gaiola, e se ela não fosse ter comigo, não lhe dava. Passado um tempo, mal me sentia, metia-se em cima da casinha, á minha espera, e subiam para a minha mão. Nunca me morderam, nem a fêmea nem o macho...
Beijinhos, e Boa sorte!!
ninjamotard
Membro Veterano

segunda dez 23, 2002 8:24 pm

A Tiabela tem razão, pode estar grávida! E outra coisa, nunca a pegue á força, tente ser sempre ela a subir para a mão, para não terem medo!!
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 24, 2002 4:22 pm

Eu acho que a melhor abordagem é ir aos poucos, estar presente mas sem meter-se com ela. deixá-la habituar-se á sua voz e cheiro. Depois aproxime-se da gaiola e faça o que tem a fazer lá dentro sem lhe tocar. Faça assim até ela se habituar á sua presença e á rotina ( pode colocar uma casinha para ela se refugiar e aproveite para mexer na gaiola durante o dia quando ela está a dormir) . Quando lhe der comida traga também frutas e/ou verduras para que ela associe a sua vinda a algo agradável. Quando ela deixar de guinchar, começe por tocar-lhe ao de leve nas costas mas apenas se ela não estiver a guinchar ou encurralada. Com o passar dos dias, aumente o tempo em que lhe toca, mas sem agarrar. Depois faça o truque das guloseimas até que seja ela a vir ter consigo e se deixe tocar. A melhor forma de agarrar um hamster é fazendo uma concha com as mãos. resulta bem para as crias, mas se o animal já é grande então tente agarrar enrrolando os dedos á volta do peito. agarrar pelo cachaço ou pelas ancas só em casos de extrema necessidade, pois é um boa forma de contenção mas enerva o animal, o que não é aconselhável se estamos a tentar criar confiança.

O problema de colocar a mão aberta na gaiola para o hamster cheirar é que se ele for agressivo, pode mesmo morder a sério. Eu prefiro tocar-lhes nas costas levemente até ser chata e eles já não reagirem.

A minha experiência é de que se os hamsters não forem habituados a serem manuseados desde bebés podem nunca mais perderem o medo das nossas mãos. eu tenho um hamster comprado numa loja já com 2 meses, tendo agora quase um ano, e até hoje se sobressalta quando lhe toco. Já não guincha mas se o agarro sem ele estar preparado ferra-me o dente.

Os hamsters criados por mim, são muito manuseados antes de irem para os novos donos ou até para as lojas. Até hoje não tive nenhuma queixa de agressividade, antes pelo contrário. Eu tenho esse cuidado, pois o hamster é um animal adorável e muito inteligente se bem educado e é uma pena que por falta de socialização não possa demostrar isso. Infelizmente muitas lojas compram hamsters ao kilo nos importadores ou produtores industriais, que criam animais como quem crias galinhas ou porcos sem qualquer cuidado. Depois é o que se vê.

Boa sorte com a sua bichinha ;)
ninjamotard
Membro Veterano

terça dez 24, 2002 5:40 pm

Elsa, já agora, queria colocar-lhe uma questão. Os hamsters que eu me referi anteriormente tiveram filhotes, e ficaram algum tempo em minha casa, e estavam todos habituados a mim. Como eu tenho um bonsai, até costumava "passea-los" pelo vaso... enfim, manias. O que interessa é que eles eram meiguissimos, e nunca me morderam, e nem temiam a Niki. Só que, como a minha mãe decidiu dar os meus meninos, fiquei com um macho, e o respectivo filhote. A mãe e as restantes crias foram para uma loja. O que aconteceu foi: as crias e a mãe (na loja) tornaram-se muito agressivas, e o pai com o filho sempre se deram bem, mas o pai, quando eu fui de férias matou o filho... eu até compreendo que dois machos não se entendam, mas eles tiveram bastante tempo juntos, pelo que acho, o filho já devia ter alcançado a maturidade... com o macho, nunca mais tive problemas, nunca me mordeu nem nada! Que acha que aconteceu?
Elsa
Membro Veterano

quarta dez 25, 2002 11:18 am

Olá,

Os hamsters sirios não são animais sociais, eles começam a lutar mesmo com irmãos da mesma ninhada apartir +/- das 8 ou 10 semanas de idade. Alguns são muito mais precoses.

A regra com os hamsters sirios é "um hamster, uma gaiola ".

as fêmeas que foram para a loja, ao mudar o ambiente, o cheiro, as pessoas e se calhar até foram colocadas com outros hamsters estranhos, esse stress adicional, pode precepitar e antecipar o comportamento agressivo e territorial próprio desta espécie de hamster. Na minha experiência, normalmente até é a mãe a primeira a causar problemas com a ninhada. Costumo isolá-a e depois mais tarde separo a ninhada toda. Por isso é que as lojas não gostam de receber hamsters com 2 meses de idade, pois já não se vão aguentar todos juntos.

em relação aos machos, é natural que ao crescer, começem a lutar, principalmente o mais velho. aliás foi um proeza teres conseguido que o pai da ninhada se desse com o filho, pois só a fêmea e é porque está cheia de hormonas maternais é que os tolera durante algum tempo até ao desmame. Bem... é verdade que os machos são menos territoriais, mas estiveste apenas a adiar o inevitável.. Normalmente só em gaiolas enormes é que os mais novos se conseguem refugiar do mais velho e mesmo assim é um stress enorme para eles estarem sempre com medo de serem mordidos, muitas vezes mortalmente.

quem diz que tem casais na mesma gaiola é porque é uma gaiola grande e os animais foram habituados desde bebés, e mesmo assim é preciso ter muita sorte. Eu nunca consegui, mas já li relatos de pessoas que o fizerem com algum sucesso.

eu jogo pelo seguro, cada macaco no seu galho, ou seja, cada hamster na sua gaiola. ;)
ninjamotard
Membro Veterano

quinta dez 26, 2002 1:04 am

Obrigada pelo esclarecimento, mas os hamsters eram Russos, não sírios, mas suponho que isto se aplique na generalidade...
Elsa
Membro Veterano

quinta dez 26, 2002 11:26 am

Olá,

Bem então se os hamsters eram Russos o caso muda de figura, pois estes são sociais.

Eu não tenho nem nunca tive os russos siberianos ou winter white, mas tenho antes os Russos Campbell que são muito parecidos, embora eu sei que o comportamento não é tão social nos primeiros, não te posso falar com toda a certeza sobre isso.

Bem então analizando novamente a questão, partindo do principio que são campbells:

1) Em relação á mãe e ás filhas que foram para a pet-shop, eu na mesma situação nunca tive problemas de relacionamento, principalmente entre pais e filhos ou entre irmãos da mesma ninhada. Mesmo entre estranhos, desde que a gaiola fosse grande e lavada recentemente ( para não haver cheiros de nenhumas das partes..), conseguia que se dessem bem e mesmo que algum deles não fosse bem aceite, pondo muitos lugares de refugio, eles o iam tolerando sem perseguições ou lutas graves.
Uma das melhores técnicas que já usei para formar casais ou trios, era colocar-lhes no pêlo essência de baunilha, limão, morango, etc... que comprava na body shop e também espalhava um pouco nas paredes da gaiola. Era quase instantâneo.. ficavam tão baralhados com o seu cheiro e o dos outros que assumiam que já se conheciam e aceitavam-se muito bem.
Também é verdade que alguns hamsters são conflituosos por natureza e atacam todos os outros, normalmente isso é genético, e um hamster que socializa mal, que é agressivo ( inclusivé para nós ) não deve ser usado na reprodução.

Concluindo então... sinceramente não sei o que se passou com a mãe a agredir as filhas, pois os meus campbells nunca se agridem se forem da mesma familia, se nunca tiverem sido separados. Talvez tenha sido o stress na loja ou estarem em contacto com hamsters estranhos ou inclusivé com sirios... mas mesmo assim, agredirem-se uns aos outros... não é normal.

2) Em relação ao pai e filho... bem ás vezes, mas nem sempre, pode ocorrer lutas hierárquicas entre machos adultos o que pode acabar em morte. Mesmo assim não é comum nos campbells. De qualquer forma o melhor será dispor de uma gaiola bem grande, com muitos refugios, para evitar os confrontos. Se um deles for submisso, não haverá problemas.

Espero que tenha ajudado,
ninjamotard
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 7:44 pm

Sinceramente ajudou, Elsa! Obrigado, é que já tinha esta "história" a matutar-me na cabeça á muito!
Beijinhos!
Responder

Voltar para “Exóticos”