A minha hamster estará doente? :(

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
kittyninha
Registado: sexta jan 27, 2006 10:56 am

quarta fev 15, 2006 2:50 pm

Olá a todos
Já há alguns dias que a minha hamster sai do ninho com o pêlo estranho, parece que está ligeiramente molhada.. Será que está só a crescer e a mudar de pêlo, ou está apenas transpirada de estar no meio do algodão, ou tem alguma doença?
Agradecia toda a informação que conseguissem partilhar :)
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quarta fev 15, 2006 3:05 pm

Olá Kittyninha:

Que idade tem a sua hamster? Ela continua a comer bem ou nem por isso? Já verificou se ela continua a fazer os cocós como habitualmente, ou faz diarreia?

Tem algum veterinário de exóticos a quem possa consultar?
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
kittyninha

quarta fev 15, 2006 3:12 pm

Última edição por kittyninha em quinta fev 16, 2006 12:17 pm, editado 1 vez no total.
kittyninha

quarta fev 15, 2006 3:12 pm

Última edição por kittyninha em quinta fev 16, 2006 12:19 pm, editado 1 vez no total.
kittyninha

quarta fev 15, 2006 3:13 pm

ela tem à volta de um mesinho..
continua normal, faz tudo como sempre.
só estranhei este facto de ela parecer transpirada quando sai do ninho, porque antes tinha o pêlo mais "felpudo", mas se calhar é só de estar a crescer, não sei.. quanto aos veterinários, não sei se o veterinário onde costumo levar a minha cadela trata hamsters. mas não queria alarmar-me tanto sem ter a certeza que ela está doente, até porque para além do pêlo assim, ela está normal..
desde já obrigada pela ajuda
Trucas
Membro Veterano
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quarta fev 15, 2006 3:35 pm

Ok, então é assim: Quando a compraste era novinha certo? Se ainda é novinha pode acontecer que faça as necessidades dentro da cama (os hamsters são limpinhos mas às vezes ficam confusos...). Verifica se o material da cama está sujo e se cheira a urina (tem um cheiro muito forte e não há engano possível).

Se não for o caso tenta apanhá-la e verifica se na zona anal está molhada ou suja...

Se verificares alterações de comportamento nela (comer menos que o habitual, estar mais paradita) não hesites e vai logo ao vet. pois num hamster um dia às vezes pode ser demais (são muito sensíveis e com muita facilidade descompensam).

Espero que tudo corra pelo melhor e se fôr preciso podes contactar-me por pm. Jinhos ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
kittyninha

quarta fev 15, 2006 4:33 pm

só agr reparei k o meu post ficou 3 vezs! agr nao sei como apagar..

mas adiante: sim, ela tinha semanas quando a comprei (há 3semanas) de facto ela faz as necessidades muitas vezes no ninho dela. também faz num cantinho da gaiola, por baixo da rodinha, mas aí é mais urina. O algodão do ninho está sempre cheio de fezes, eu limpo tudo regularmente e mudo o algodão como recomendado na embalagem, mas pensei que era normal ela fazer as necessidades lá.. então se calhar ela passar o dia no meio daquilo não lhe deve fazer muito bem ao pêlo! :)
vou limpar a cama dela mais vezes, mas habituá-la a fazer todas as necessidades no sítio certo não me parece tarefa fácil.. Mas então isto não lhe afecta a saúde, certo?
obrigada pela ajuda
Trucas
Membro Veterano

quarta fev 15, 2006 11:47 pm

Em primeiro lugar para apagar as mensagens repetidas, tens que editar cada mensagem (há um botão no canto superior direito que diz editar) e depois ou apagas a mensagem ou escreves repetida... Assim fica mais fácil de ler o t+opico...

Quanto à higiene da tua hamster... Pois é complicado ensiná-la a fazer as coisinhas dela no sítio certo, mas estou convencida que com o tempo ela vai lá. Podes experimentar a trocar a casinha onde dorme de sítio (por exemplo se está do lado direito põe-a do lado esquerdo) mas tem atenção e não alteres de modo a tapar o sítio onde ela faz xixi, pois essa zona já está marcada... Também podes tentar recolher alguns dos cocós da cama e colocares no sítio onde será a "casa de banho"... Às vezes resulta, mas nem sempre...

Agora alerto-te para o facto de no caso de notares diarreia (ficam com o rabito sempre mlolhado) vai rapidamente a um veterinário, pois como disse anteriormente nos hamsters um dia de doença pode ser tempo a mais...

Podes procurar mais informações em alguns sites... Deixo-te aqui dois que julgo estarem muito bons:

http://www.geocities.com/dadeia2/infohamsters.html
http://portaldohamster.vilabol.uol.com.br/index.html

Ter hamsters é uma paixão (eu comecei quando era novinha e ainda hoje os acho encantadores). Boa sorte pra vocês, e se precisares já sabes... Jinhos
kittyninha

quinta fev 16, 2006 12:23 pm

vou tentar treinar a minha Boo :)
brigada pelas dicas, trucas
esta é a primeira hamster que tenho, mas acho que não vou ficar por aqui.. :)
Trucas
Membro Veterano

quinta fev 16, 2006 12:49 pm

Fazes bem Kittyninha... Como vês pela minha assinatura eu já tive muitos (e estes são apenas os mais recentes...), mas eles são mesmo fofinhos... Pena que durem tão poucochinho tempo :(

Boa sorte pra ti e prá tua Boo :D
Responder

Voltar para “Exóticos”