Coelho pouco higiénico

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Annie24
Registado: terça fev 21, 2006 3:18 pm

sexta mar 03, 2006 3:42 pm

Olá a todos! :)

Cá estou eu de novo, agora com algumas dúvidas sobre como tratar coelhinhos. Tenho um coelhinho, ainda novinho, com cerca de mês e meio. Ele tem uma gaiola enorme, mas é muito pouco higiénico, pois faz as necessidades em toda a gaiola, seja na comida, na cama, onde calha. Mas eu comprei daquelas pedrinhas para colocar no WC dos gatos logo quando ele veio para casa, e coloquei no dele, mas mesmo assim continua a fazer em todo lado. :( Que faço?
E já agora, para além das mantinhas, que posso colocar na cama dele para dormir? Para desinfectar a gaiola só se pode usar alcool? Não existem outros tipos de detergentes bons para limpar a gaiola e os recipientes? Ajudem - me, por favor!! Obrigado.

Ana ;)
victorrr
Membro Veterano
Registado: terça mar 08, 2005 6:24 pm
Localização: 3 coelhos: HERMELIN LOP, LIONHEAD, AMERICAN FUZZY LOP

sexta mar 03, 2006 6:32 pm

:lol:
Raposinha
Membro Júnior
Registado: sábado nov 20, 2004 7:03 pm

sábado mar 04, 2006 10:18 am

O seu coelhinho ainda me parece bastante novinho e ainda devia estar com a mãe...? Bem, tenho dois coelhos que, quando chegaram, faziam a mesma coisa. Sempre que o faziam, eu limpava e punha-os dentro do caixote apropriado para coelhos, onde coloquei umas bolinhas deles para eles identificarem o cheiro. Depois comprei um desabituante para gatos e cães e passei, com um pano, nos sítios onde não queriam que fizessem. Andei assim ca de um mês e de repente, de um momento para o outro, eles aprendiam.
Dá um pouco de trabalho mas compensa.
Boa sorte!
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

domingo mar 05, 2006 12:33 am

Tal como nós os coelhos fazem disparates quando são pequeninos.

Com o tempo ele vai decidir em que canto da gaiola gosta de fazer o seu xixi (todos os meus decidiram pelo canto superior direito!).

Em relação ao cócó eles fazem por toda a gaiola, é normal. Por experiencia os meus machos são um pouco mais "organizados" que a fêmea.
Quando os meus coelhos passeiam pela casa têm um caixote com areia de gato e fazem sempre lá o xixi e as bolinhas, mas de vez em quando lá se escapa uma bolinha pelo chão.
Para os ensinar foi só colocar na areia limpa do caixote um pouco de areia impregnada com o xixi deles.

Disse que coloca mantas no coelhinho, não faça isso por favor!! Eles roem tudo e depois o tecido ou a lã da manta pode ficar no intestino e fazer uma obstrução.

Uma boa cama de feno é o suficiente. Areia por baixo (há quem prefira serradura) e muito feno por cima. Fica quentinho, confortável e seco.

Eu não gosto de cobrir a gaiola com nada. Ja fiz isso e de manha estava a toalha toda em pedaços dentro da gaiola e la tava eu dar dar malte ao coelho para prevenir obstruções do intestino.

De tempo ao seu coelhinho e consulte sites ( http://www.rabbit.org/ ).
A seu tempo e com paciencia tudo correrá bem.
Boa sorte!

Cumprimentos
Suri
Suri
Membro

domingo mar 05, 2006 12:36 am

Em relação ao detergente para lavar a gaiola pode lavar com o que quiser desde que não tenha um cheiro muito activo e desde que depois passe bem por água.

Lexivia e Sonasol são de evitar.

Eu lavo as minhas gaiolas com um pouquinho de Cif, esfrego bem com um esfregão de arame, passo muito bem com o chuveiro e quando ja não houver detergente nenhum deito uma cafeteira com água a escaldar para desinfectar bem a gaiola.

Pior do que a sujidade é ficarem residuos de detergente e cheiros que incomodem o coelho.

Boa sorte

Suri
maria30
Membro Júnior
Registado: quarta fev 22, 2006 5:02 pm

terça mar 07, 2006 6:00 pm

:roll: ola,queria q me ajudassem,a mina kika tem uma gaiola nao nao muito grande se nao entou em erro de 80 cm de comprimento mas ela esta sempre solta pq so la vai para fazer as necessidades e para comer,mas eu com medo q ele ficasse com frio cobria a casota e entao vou dar com ela em cima a dormir,sei q nao e aconselhavel a mantinha pq pode se lembrar de roer,entao se alguem me ajudar a dar-me uma ideia agradecia obrigado
Suri
Membro

terça mar 07, 2006 9:20 pm

A coelhinha salta para cima da gaiola e dorme em cima da manta?

Ou vai dormir para dentro da gaiola que esta tapada com a manta?

Desculpe, mas não percebi.

Cumprimentos
Suri
carlavaz
Membro
Registado: sexta jul 25, 2003 9:38 am

terça mar 07, 2006 10:35 pm

Olá!

Para a limpeza e desinfecção das gaiolas pode-se usar também água e vinagre em partes iguais.
O vinagre, para além de ser um excelente anti-bacteriano, não deixa qualquer residuo nem cheiro que possam fazer mal aos coelhinhos. Pode-se usar tb para limpar qualquer xixi "acidental" que eles possam fazer em qualquer lugar. :D
Beijo,

Carla
Responder

Voltar para “Exóticos”